Pequenos/Grandes Actores da EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Hoje volto a postar sobre a "Semana do Teatro" apenas porque consegui ver duas das três peças que hoje foram representadas e não resisti a voltar de novo ao tema.
As comédias, a que tive o privilégio de assistir, foram "O Velório" e "O Exame" e provocaram autênticas barrigadas de riso entre uma plateia jovem que enchia por completo todos os lugares disponíveis do auditório do Centro Cultural de Amarante.
"O Velório" foi hilariante. Os actores, todos da turma do 7ºC, representaram os seus papéis com convicção e empenho e alguns deles, registei, achei-os especialmente talhados para a vida de actor, com uma expressividade, colocação de voz e postura em palco de deixar qualquer um de cara à banda.
Os actores do 7ºC foram a Ana Margarida, o Rui Miguel, a Bárbara, a Ana Isabel, o Hugo, a Filipa, a Liliana, a Mariana, o João, a Joana, a Isabel, o Carlos, o Ivo, a Catarina, o André e o Rui Filipe.
Aqui lhes deixo os meus parabéns.
Quanto ao 7ºB observei-os na peça "O Exame" e, confesso, conquistaram-me tanto quanto os anteriores. A Isadora, a Jacinta, a Ana Isabel, a Laura, o Ruben, o Luís, o Emanuel, o Carlos, a Vânia, o André, o Hugo, o Marcelo e o Martim portaram-se como autênticos actores profissionais e arrancaram gargalhadas genuínas pela plateia fora. Parabéns a todos os intervenientes!
Ao pé de mim assistiram às representações duas encarregadas de educação, mães de actores que estiveram em palco, que gargalharam a bom gargalhar e que estavam visivelmente orgulhosas e satisfeitas com as representações dos seus rebentos.
De novo te deixo os meus parabéns sentidos, Gabriel Vilas Boas. E boas foram as gargalhadas trocadas no auditório, boas as gargalhadas trocadas na sala de professores entre ti, a Mulher do Leão e eu própria... eheheh... num intervalinho do trabalho...
E hoje fiquei a pensar que a "Nossa Escola" tem talento, força e coesão suficientes para se abrir mais à comunidade amarantina e dar a conhecer o que de melhor se vai fazendo durante um ano lectivo. É que tanto trabalho depois... merecia uma partilha mais generosa, não achas, Gabriel?
Talvez no Largo de S. Gonçalo... e lembrei-me de uma certa Feira Medieval que ficou na memória de muita gente cá do burgo e deixou a turistada francesa, que por aqui andava à época, de boca aberta de espanto por acharem inacreditável que a organização da coisa fosse de uma "reles escola pública".
Passados todos estes anos, e muita sova depois, é bom constatar que não nos deixamos abater e que continuamos de pé, firmes, prontos para o trabalho, prontos para dar o litro mesmo se a Tutela quase nunca nos merece.
Anabela,nem sei como..acho que por virus...e o Bloger avisou-me já ontem
ResponderEliminarComo assim, Donatien?
ResponderEliminarMuito obrigado Anabela pelo destaque que tens dado à Semana do Teatro dos alunos do 7ºano da EB.2/3 de Amarante. Os alunos merecem-no inteiramente. Hoje foi um dia memorável para muitos deles. O 7ºC e o 7ºB são duas turmas muito unidas e onde o talento para o teatro existe. Foi um orgulho para mim tê-los feito chegar até aqui. Fico muito satisfeito porque eles conseguiram apresentar aos colegas o trabalho que desenvolveram durante o ano letivo. E como vês foi um trabalho com qualidade porque brotou do talento e,sobretudo, do trabalho, do esforço, da dedicação, da persistência de todos eles. Obrigado pela referência que fazes no teu blogue ao nosso trabalho, obrigado por, mais uma vez, estares presente sem que a escola to impusesse. Os alunos notam quando os professores querem ver o seu trabalho e marcam presença de moto próprio.
ResponderEliminarDe nada, Gabriel! É justíssimo! E inteiramente merecido! Bem sabes que destaco tudo o que é importante destacar... e que não me escapa... eheheh... e que me agrada especialmente.
ResponderEliminarFoi o caso. O vosso trabalho foi/é imenso. É justo que quem dá o litro não seja ignorado, não seja tratado como um moina daqueles que vivem à sombra do trabalho dos outros.
Os alunos estavam felizes, assistência e actores em palco e nos dias que correm isso não tem preço. Por isso eu é que te agradeço e agradeço-lhes a eles, aos actores, por umas boas gargalhadas. Bem sabes que adoro gargalhar...
De resto eu misturo trabalho e lazer com uma pinta do carago... eheheh... é natural em mim.
E é claro que os alunos são os primeiros a notar quando nós estamos felizes...
Beijocas e continuação de bom trabalho. Amanhã e depois estarei impossibilitada de marcar presença... a tarimbar na EB 2/3...
Aproveito este espaço "casa" da Anabela para dar os meus parabéns, saudosos, aos meus queridos ex-alunos do 7º ano, bem como ao Gabriel e aos que persistem em despertar e revelar talentos!
ResponderEliminarEspero que o Gabriel passe por aqui para te responder.
ResponderEliminarEntretanto ele não me respondeu ao desafio que lhe deixei na postagem...
Muito obrigado, em meu nome e dos alunos do 7ºano, Adelaide. Teria sido muito bom tivesses podido assistir. Mas digo-te, agora que a semana do teatro terminou, que foram momentos únicos, memoráveis, para mim e para eles.
ResponderEliminar