Curso de Educação e Formação - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Estou empenhada em colocar no mercado de trabalho os meus alunos, agora ex, da direcção de turma que foi minha, padeiros/pasteleiros que não pretendem continuar a estudar, ou que pretendem conciliar trabalho com estudos e que são merecedores de todo o meu esforço porque são miúdos e miúdas trabalhadores, empenhados, sérios, responsáveis.
Por isso tenho falado aqui e ali, em casas comerciais ligadas à restauração, para que eles possam meter um pé lá dentro e depois logo se vê. O mercado de trabalho está difícil, é certo, e por isso mesmo tudo o que se possa fazer por gente merecedora e responsável deve ser feito. E este é o caso. Assim vejo o meu papel de Directora de Turma de um Curso de Educação e Formação, muito embora já de férias, mas não inactiva porque, enquanto não bater a porta para parte incerta e sem destino, por aqui permaneço a fazer o que tem/deve ser feito.
O ponto da situação é agora este - uma aluna permaneceu na pastelaria onde estagiou; uma outra meteu pés ao caminho e está a trabalhar num restaurante local; outra inscreveu-se no Centro de Emprego na sexta-feira passada e foi chamada hoje mesmo para trabalhar; dois outros, um rapaz e uma rapariga, começam amanhã, depois de apenas hoje de manhã terem sabido da possibilidade deste emprego e de terem passado na entrevista num café/bar/restaurante local.
Muito gostaria de aqui colocar os olhitos deles, abertos em sorrisos simpáticos, brilhantes, francos e genuínos...
Gosto de gente assim, que arregaça as mangas e se atira ao trabalho sorrindo de orelha a orelha.
E gosto de poder contribuir para os seus sorrisos. Aliás, gosto muiiiito.
Nem sabes quanto satisfeito fico com as notícias que trazes. Especialmente por eles. Muito deste espírito de luta, de procura duma vida melhor onde a formação que a escola lhes proporcionou possa ser útil veio e vem de ti.
ResponderEliminarAgora que já sabes quem são eles... imaginas o tamanho dos seus sorrisos?
ResponderEliminarQue bom poder ajudar, Gabriel! Que felicidade sinto por eles que agora começam uma nova etapa.
De resto esse espírito de luta, que me caracteriza, é certo, não é um exclusivo meu... não é não... há outros e outras lutadores e lutadoras lá no nosso ninho, na EB 2/3 de Amarante.
Beijnhos! E agradeço-te o apoio...