segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ainda o Trabalho


Curso de Educação e Formação - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ainda o Trabalho

Estou empenhada em colocar no mercado de trabalho os meus alunos, agora ex, da direcção de turma que foi minha, padeiros/pasteleiros que não pretendem continuar a estudar, ou que pretendem conciliar trabalho com estudos e que são merecedores de todo o meu esforço porque são miúdos e miúdas trabalhadores, empenhados, sérios, responsáveis.
Por isso tenho falado aqui e ali, em casas comerciais ligadas à restauração, para que eles possam meter um pé lá dentro e depois logo se vê. O mercado de trabalho está difícil, é certo, e por isso mesmo tudo o que se possa fazer por gente merecedora e responsável deve ser feito. E este é o caso. Assim vejo o meu papel de Directora de Turma de um Curso de Educação e Formação, muito embora já de férias, mas não inactiva porque, enquanto não bater a porta para parte incerta e sem destino, por aqui permaneço a fazer o que tem/deve ser feito.
O ponto da situação é agora este - uma aluna permaneceu na pastelaria onde estagiou; uma outra meteu pés ao caminho e está a trabalhar num restaurante local; outra inscreveu-se no Centro de Emprego na sexta-feira passada e foi chamada hoje mesmo para trabalhar; dois outros, um rapaz e uma rapariga, começam amanhã, depois de apenas hoje de manhã terem sabido da possibilidade deste emprego e de terem passado na entrevista num café/bar/restaurante local.
Muito gostaria de aqui colocar os olhitos deles, abertos em sorrisos simpáticos, brilhantes, francos e genuínos...
Gosto de gente assim, que arregaça as mangas e se atira ao trabalho sorrindo de orelha a orelha.
E gosto de poder contribuir para os seus sorrisos. Aliás, gosto muiiiito.

2 comentários:

  1. Nem sabes quanto satisfeito fico com as notícias que trazes. Especialmente por eles. Muito deste espírito de luta, de procura duma vida melhor onde a formação que a escola lhes proporcionou possa ser útil veio e vem de ti.

    ResponderEliminar
  2. Agora que já sabes quem são eles... imaginas o tamanho dos seus sorrisos?
    Que bom poder ajudar, Gabriel! Que felicidade sinto por eles que agora começam uma nova etapa.
    De resto esse espírito de luta, que me caracteriza, é certo, não é um exclusivo meu... não é não... há outros e outras lutadores e lutadoras lá no nosso ninho, na EB 2/3 de Amarante.
    Beijnhos! E agradeço-te o apoio...

    ResponderEliminar