quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desilusão


Flores Coloridas Contra o Azul do Céu - Trujillo - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Desilusão

Ontem, pela terceira vez, o Ministro das Finanças falou ao país. E pela terceira vez pouco mais fez do que aumentar os impostos a quem já paga impostos. Eu até gosto de apreciar o seu ar calmo e ponderado, o seu ar um pouco desgraçado e até gosto, francamente, daquilo que muita gente detesta nele - a sua forma de falar muiiiito pausada, explicaaaando tudo, o que lhe convém, claro está!, tudo muito explicadinho.
Só que eu tenho uma estratégia de sobrevivência que, sem ser deliberada, me faz apagar nas horas que eu pressinto críticas e vai daí, ontem, não o ouvi nem cinco minutos e adormeci profundamente no sofá, para só acordar já ele se tinha calado. Já me tinha acontecido com o Teixeira... eis que me voltou a acontecer.
Entretanto vou sabendo da desgraça aos bocados e vou-me ambientando a ela, muito embora jamais a aceite. Até agora, e por três vezes, o Ministro falou e de cada vez que falou aumentou os impostos a quem já os paga. Que desilusão! Os tão afamados cortes nas gorduras mais do que gordurosas do Estado traduzem-se em despedimentos para os peões?! Devem estar a brincar comigo se pensam que assim resolverão a crise! E os tão afamados cortes vão sendo sucessivamente adiados, e o tempo a passar e a esgotar-se e nós a pagar para um Estado sorvedouro de recursos, para um Estado delapidador de recursos.
Quando é que isto se inverterá? Quando aliviarão o saque às classes trabalhadoras? Quando farão pagar o capital? E as grandes fortunas? Como é possível os Estados estarem reféns delas?

Deixa-me animar este post com uma fotografia bonita...

3 comentários:

  1. Anabela!!
    As coisas não estão fáceis mesmo. Recorrendo à sabedoria popular "De promessas está o inferno cheio"...Como é que podemos continuar a acreditar em políticos?
    De qualquer forma e tendo consciência que o momento é de tudo menos de rir soltei umas boas gargalhadas aqui com a descrição do que fizeste do ministro ...e concordo em género e número contigo.
    Abraços
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Fizeste bem, Maria! Será bom não perdermos a capacidade de rir...
    E refugiemo-nos no trabalho! É uma boa estratégia, não é?
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ah! Terei aulas de 90 minutos... terei de me disciplinar para manter a estratégia de ataque às aulas... eheheh...

    ResponderEliminar