terça-feira, 18 de outubro de 2011

História em Movimento

Canhas para os Meninos de História e Leite para a Je - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

 
História em Movimento

Este projecto, História em Movimento, é um projecto complexo, constituído por múltiplas vertentes e que, todos os anos, se engrandecerá, melhorará, aprofundará, assim eu o continue a alimentar.
É o que está a acontecer neste preciso momento, com mais uma inovação na minha vida profissional, em forma de blogue, eu adooooro blogues, desta vez dirigido, em primeiro lugar, aos meus queridos alunos de sétimo ano, mas também aos seus encarregados de educação, aos colegas de História, a gente conhecida ou desconhecida que tenha, no mínimo, algum espírito de curiosidade e não seja, é claro, um infoexcluído, um fossilizado.
O feedback tem sido extraordinário da parte de muitos alunos que, mesmo antes de postar a minha aula semanal, o que normalmente ocorre entre quinta e sexta-feira, me contactam via Face perguntando impacientes "Professora, já vai colocar a aula?"
E o blogue lá vai fazendo o seu trajecto, comigo ao leme, que eu sou uma timoneira, ainda um bebé de blogue mas já com mais de duas mil visitas em cerca de um mês, muitos professores seguidores, nem todos de História, o que muito me honra, alguns alunos, muitos ainda às aranhas para se fazerem seguidores, destaque no ProfBlog, destaque no Ensino Básico.
De resto, aceitam-se críticas e aceitam-se sugestões de melhoramento. Este é um caminho novo que estou a trilhar, jamais experimentado por mim até este ano lectivo, mas bem sei que a decorrer e em consequência do trabalho e das aprendizagens que fiz, e continuo a fazer, neste Anabela Magalhães e no História em Movimento, sempre com a preocupação máxima de tentar inovar, melhorar, ultrapassar o dia de ontem, o ano anterior.
Uma das vertentes do Projecto História em Movimento é o Clube homónimo e do Clube fazem parte as Visitas de Estudo por mim planeadas e pensadas, sempre guiadas, que as visitas de estudo para mim não são passeios, o que não quer dizer que não possa passear com eles.
Nem sei como consegui hoje cumprir o que prometera a mim própria, sabedora da deslocação da responsável técnica pelas obras de conservação da Igreja de S. Domingos, ou de Nosso Senhor dos Aflitos, aqui mesmo no centro de Amarante. Tenho engolido os meus almoços e hoje não fugi à regra, para não falhar em lado nenhum, sempre tantos afazeres em simultâneo. Mas consegui.
A visita de estudo está marcada para os membros do Clube História... que algum benefício têm que ter relativamente aos que "apenas" frequentam as aulas desta disciplina amputada que, ao que parece, o MEC pretende amputar ainda mais e mais. Enfim... felizes são/serão os pobres de espírito porque deles será o reino dos céus...
A visita decorrerá de amanhã a oito dias e vai ser, certamente, do agrado de todos os meus alunos, até porque faremos outra, no final dos trabalhos de conservação, onde registaremos a evolução da coisa. Por isso, e também porque para a totalidade dos alunos estas visitas de contacto com um monumento durante a sua conservação, será uma estreia, esta actividade será do agrado de todos, tenho a certeza.  Inclusivamente dos dois que, já não sendo meus, continuam a frequentar o Clube de História agora mais do que em regime de voluntariado pois são alunos da ESA, aquela escola onde não há clubes, dizem-me eles.
Deixem para lá, meus queridos, a EB 2/3 de Amarante será sempre a Vossa Escola, tal como vos foi dito no final do ano lectivo pela vossa, e ainda minha, Directora do Agrupamento de Escolas de Amarante.

Nota final - Sim, este post é provocatório e é feito em contraciclo, num dia em que muitas pessoas bradam alto e bom som que trabalharão de acordo com o que recebem. Pois eu, mais uma vez, não farei nada disso e continuarei como até aqui, haja saúde, a trabalhar o mais que posso e sei e a incomodar uns quantos. Dedico este post aos songas mongas e aos moinas que por este país andam acoitados nas várias profissões, incluindo na minha.
E sim, é tão complicado seguir-me... ai meus deuses que a minha velocidade é tão estonteante... e os saltos?
E eu que tenho vertigens... que fará se não tivesse!!!

10 comentários:

  1. Estive a espreitar e vou "roubar" alguns ppt para a filhota que está no 7.ºano. Obrigada e parabéns. Já agora, sou prof de física e química e também fiz uma página para os meus pequenos: http://sites.google.com/site/fqpaiao/.
    Bom trabalho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Olá Cláudia! Obrigada pelas suas palavras porque se os recomenda para a sua filha é porque gostou deles. E vou espreitar o seu site, apesar dessa não ser a minha área... mas é que eu sou um espírito muito curioso.
    Votos de excelente trabalho!
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. O que lamento mesmo é não poder seguir o teu trabalho mais de perto porque, não me canso de o repetir, tu és uma inspiração.

    Falhei o tempo de comentar um poste, lá mais abaixo, sobre o que te faz feliz. Ora fica sabendo que podes acrescentar à lista as aprendizagens que, pela tua mão, os teus leitores vão fazendo, eu incluída.

    Nunca fui, fisicamente, a Lascaux ou a Altamira. Mas tu e os comentários dos "piquenos" levaram-me lá.
    Só posso agradecer-vos o ensejo.

    Bem-hajas, Anabela.

    ResponderEliminar
  4. Espreitei, Cláudia. Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Vou dar a dica lá na escolinha aos da área... eheheh...
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelas tuas palavras, nem imaginas como cairam saborosamente no meu início de dia.
    Quanto a Lascaux e Altamira reconheço-as como Capelas Sistinas da arte paleolítica, vai daí, por certo, o meu entusiasmo passar...também por aqui... daqui até à tua Covilhã!
    Agradeço-te a palavra inspiração... mantenho-me apenas criativa, trabalhadora, activa... enfim, viva, porque há quem estando vivo esteja já morto e eu não quero isso para mim.
    Beijinhos. Tem um excelente dia de trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Também estou como a Anabela!
    Trabalho mais, como ganho menos, tenho menos dinheiro para gastar, logo saio menos de casa!
    Aproveito esse tempo não para lamuriar, mas para me dedicar aos meus projetos e à família, que bem merece!
    Quanto ao seu projeto "História em Movimento", o que mais me apraz dizer-lhe, é que normalmente História não "bate" com TIC ;) Parabéns!
    Para os seus meninos do sétimo se achar interessante, pode falar-lhes do meu blogue de TIC(http://oblogdoprofessordetic.blogspot.com/) onde escrevo para eles!

    ResponderEliminar
  7. Permita-me que lhe dedique este vídeo:
    http://theblogteacher.blogspot.com/2011/10/think-differrent.html

    ResponderEliminar
  8. É certo que normalmente História não bate com TIC, mas não tem que ser assim, nem deve ser assim. Nós, professores de História, até mais do que outros, deveríamos ter a noção que a recusa do progresso e da tecnologia, em última instância, levaria toda a Humanidade para antes da pedra lascada... o que era uma grande chatice.
    Agradeço-lhe as suas palavras de apoio. Neste momento preciso delas para esquecer o que vai neste país, nas escolas, nas ruas...
    Vou espreitar o seu blogue, aliás acho até que já espreitei... eheheh... e agradeço-lhe o vídeo que também vou ver.
    Beijinhos e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Olá Anabela!
    Deixe-me só dizer-lhe que o blogue que lhe sugeri para os seus alunos, não é o The Blog Teacher, esse é para nós;)
    É o blogue do professor de TIC (http://oblogdoprofessordetic.blogspot.com), um projeto que estava parado e que agora neste início do ano letivo eu retomei e onde "escrevo" para os meus alunos.

    ResponderEliminar