domingo, 27 de maio de 2012

Rómulo de Carvalho e a História... Com Um Cheirinho a Geografia

 
Páginas Digitalizadas do Livro "As origens de Portugal"

Rómulo de Carvalho e a História... Com Um Cheirinho a Geografia

Tenho pena de não o ter conhecido pessoalmente. Tenho pena de não ter sido sua aluna pois por certo tal facto teria sido extraordinariamente enriquecedor da minha vida pessoal e profissional, que uma não existe sem a outra nem em perspectiva próxima.
Cheguei ao livro "As origens de Portugal - História contada a uma criança" pelas mãos da directora da minha escola que me entregou o livro para colher a minha opinião sobre ele, uma vez que eu sou de História e ela tinha ficado encantada com o conteúdo. Eu só lhe tenho a agradecer o gesto.
Rómulo de Carvalho, autor deste livro, escrito e ilustrado algures pelos anos quarenta, não com o intuito de ser publicado mas apenas e tão só para contar a história das nossas origens aos seus filhos, é uma obra deliciosa na simplicidade das explicações dos conceitos, muitas vezes ilustrados com belíssimos desenhos e até um castelo para montar, peça a peça depois de recortado.
A edição é da Fundação Calouste Gulbenkian, data de Março de 2006, a tiragem foi de 3 mil exemplares... ainda restará algum? e aconselho-o vivamente aos meus leitores, professores, pais, alunos, mais novos ou mais velhos... é que este livro pode ser ponto de partida para outros trabalhos, para outros voos... seja em que disciplina for... basta querer.

4 comentários:

  1. É um livro fabuloso.
    Eu tenho a 2.ª edição, publicada em 1999.
    Nas minhas aulas relativas ao tema de Formação de Portugal, levo para os alunos verem e lerem, alguns excertos.
    Anabela, parabéns pela nova página História em Movimento.
    Bom trabalho.
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Só lamento tê-lo conhecido tão tarde! Que beleza! Vai servir de inspiração ainda nem sei para quê... mas vai...
    A página nova, foi a última a ser parida, decorre de mim... sempre em movimento... tu sabes... eheheh...
    Bom trabalho! Beijinhos!

    ResponderEliminar