sábado, 20 de outubro de 2012
Portefólios
Separador Belíssimo de Portefólio - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Portefólios
Já os exijo há muitos anos na tentativa de incutir aos alunos práticas de trabalho constante e continuado, organização e método que reflictam um esforço que se quer pleno para ser recompensador.
Na minha escola, no 3º ciclo, o portefólio vale 10% das avaliações dos alunos e, como tal, sendo uma componente exclusivamente dependente dos alunos, que eles controlam... ou não! e que sabem poder fazer a diferença entre uma positiva ou negativa no final do período ou mesmo do ano, é natural que os alunos mais maduros e de atitude mais assertiva face à Escola invistam bastante na manutenção de um instrumento de trabalho que será avaliado, de fio a pavio, por mim, assinalando erros e faltas de acentos, corrigindo todas as falhas, todos os sumários, todos os exercícios.
Este ano, com as matérias a explorar em contexto de sala de aula bastante bem organizadas nos meus queridos PowerPoints, que eu sou a miss deles, não me esqueço nunca!, sendo só necessário escovar e dar-lhes um lustro, resolvi construir uma apresentação em PowerPoint que versasse sobre o que é e o que não é um portefólio, como o fazer e para que serve tal peça e explorá-la na primeira aula deste ano, que apresentada já eu estou desde o ano passado e eles sabem bem que eu não sou a professora de matemática deles.
Assim fiz. E explorei-a... e coloquei-a à distância de um clique... aqui.
Confesso que estava à espera de sentir algumas melhorias nos portefólios dos alunos... mas tantas, volto a confessar, não esperava! Corrigidos que já estão alguns, constato que por certo o meu PowerPoint, realizado em parceria com um aluno, que o ilustrou brilhantemente, operou milagres e agora é ver os ditos cujos ordenadinhos, organizados, limpos, cuidados e trabalhados como alguns nunca estiveram na vida!
Moral da história? Ora, se eu adivinhava tal, se eu adivinhava esta consequência de melhoria espectacular produzida no trabalho deles... pois já teria construído a minha apresentação em PowerPoint há muiiiiiito mais tempo... e sim... o nosso trabalho vai-se refectindo um pouquinho no trabalhos deles...
Sem comentários:
Enviar um comentário