segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Torre dos Clérigos - Olhar de Pássaro
Torre dos Clérigos - Olhar de Pássaro
A subida à Torre dos Clérigos, torre barroca imagem identitária do Porto, da autoria de Nicolau Nasoni, fazia parte do roteiro programa elaborado à pressa para o dia 2 de Dezembro, dia de Encontro de Amigos.
Vai daí, depois de um almoço demorado, porque entremeado de muita conversa entre pessoas que se querem bem, subimos à dita cuja para que o exercício ajudasse à digestão de um almoço todo feitinho de maravilhosa comida moçambicana, no único restaurante moçambicano da cidade, por mim apelidado carinhosamente de Casa de Moçambique.
São 197 degraus que se sobem muito facilmente porque o espaço onde estão talhados é generoso e os degraus têm uma altura constante e cómoda. Pelo caminho feito sempre de subida, vai-se espreitando o Porto por fendas abertas no granito aparelhado, prometendo vistas desafogadas e arrebatadoras sobre o casario da cidade, sobre o Douro e as suas pontes.
Chegados ao topo o que dizer mais para além de que a panorâmica avistada é deveras arrebatadora?
E por ali ficamos, ora à conversa sobre esta cidade que já foi de todos nós um dia, de outros continua a ser, ora em silêncios apreciadores da beleza de uma cidade única no mundo, que é somente a capital deste meu Norte que eu amo.
Nota - Este olhar de pássaro sobre o casario vai ter de se repetir, lá para a Primavera. O Porto do rio e das pontes, de beleza ímpar, deixou-se observar, mas, envolto na neblina de um dia frio de arrepiar, não se deixou fotografar de forma conveniente...
As imagens são bonitas. A vista é linda. Sempre será.
ResponderEliminarComida moçambicana???? Ehehehe
Comida moçambicana por 3 razões:
ResponderEliminar1ª - Há vários de entre nós nascidos e criados em Moçambique. Unm até chegou de lá há dias...
2º - O restaurante fica ali pertinho.
3ª - A comidinha é simplesmente deliciosa... huuuumm... huuummm....
De resto, se ainda não subiste, não morras sem o fazer...