sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Novas do GAVE - Relatório Nacional do Projeto Testes Intermédios 2012 - Testes Intermédios de História - 9º Ano

 
Novas do GAVE - Relatório Nacional do Projeto Testes Intermédios 2012 - Testes Intermédios de História - 9º Ano

"A derradeira medida de um homem não é onde ele se coloca em momentos de conforto e conveniência, mas onde ele se posiciona em momentos de desafio e controvérsia."

MLK

Muito já eu escrevi sobre esta novela dos testes intermédios e sobre as novelas que podem constituir as correcções dos ditos cujos, realizadas pelos próprios, eles mesmos, professores que leccionam as disciplinas aos alunos que os cumprem algures no 9º ano de escolaridade. A disciplina que a mim me diz respeito e me interessa, enquanto docente, é, evidentemente, História de 3º Ciclo.
A novela dos testes intermédios e suas correcções, deprimente como o raio que a parta, pode ser lida aqui na sua totalidade.
De referir que a maioria das minhas postagens sobre este tema, dos Testes Intermédios e respectivas correcções, ficaram vazias de comentários.
Hoje, ao verificar que saíram as análises do GAVE aos resultados obtidos no Teste Intermédio de História de 9º Ano, referentes ao ano lectivo de 2011/2012, não posso deixar de chamar a atenção para a página 28 da referida análise onde o GAVE volta a escarrapachar com todas as letras que formam um português lúcido, claro, transparente e não dado a ses nem a mas, muito menos a curvas ou contra curvas, e onde se repete o que já estava dito nas instruções iniciais para a correcção dos ditos cujos Testes Intermédios de História de 9º ano e que eu passo a transcrever logo depois de voltar a postar duas perguntas formuladas em 2012:

Pode um professor/professora, ou mesmo um grupo inteirinho deles ou delas, decidir corrigir os testes intermédios segundo outros critérios que não os que constam nos normativos do GAVE?
Sim ou não? Vá lá, quem me responde?

E... quantas interpretações tem a frase abaixo transcrita?


"Todos os itens exigiam a análise dos documentos apresentados e a mobilização da
informação contida nas fontes/suportes para as respostas. O Grupo I teve por suporte
um documento escrito longo e os outros grupos apresentavam documentos de natureza diversa: textos, um mapa, imagens (fotografias e caricaturas) e dados organizados em gráfico."

E não resisto a transcrever uma outra passagem, agora da página 30... que é esta mas podia ser outra:

"O item 5. do Grupo IV era um item de resposta de construção restrita, que avaliava
conhecimentos relativos ao tema Do segundo pós-guerra aos anos 80 do século XX

 
Ponto 11.1. O mundo saído da guerra

reconstrução e política de blocos, e exigia, em articulação com a análise de um documento iconográfico (caricatura), a mobilização de conhecimentos sobre as consequências político-militares da rivalidade entre os EUA e a URSS. O suporte do item requeria capacidades de análise e conhecimentos específicos e o verbo de comando solicitava uma explicação. Os resultados mostram que um número considerável de alunos não interpretou o documento e não estabeleceu conexões com o contexto da Guerra Fria."
 
Nota - O sublinhado é meu. O tamanho da letra, alterado e ampliado para se ver/ler bem, também é da minha autoria.



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