domingo, 10 de março de 2013

História em Movimento - Aula "O Barroco"

História em Movimento - Aula "O Barroco"

História em Movimento - Aula "O Barroco"

Altar-Mor - Igreja de S. Domingos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

História em Movimento - Aula "O Barroco"

(...)
A concepção da aula de 8º ano relativa ao Barroco, a ser leccionada durante a próxima semana na Igreja de S. Domingos, pequena jóia barroca desconhecida de tantos e tantos amarantinos, está latente na minha cabeça desde que as obras de conservação e restauro deste espaço foram concluídas, o que aconteceu no ano de 2012, estava eu ocupada com os sétimos anos de escolaridade mas já a pensar em aulas diferentes e únicas a proporcionar aos meus alunos de 8º e, assim sendo, foi ainda durante o ano lectivo anterior que desafiei o meu antigo Delegado de História da ESA, Miguel Moreira, agora aposentado, a leccionar ele próprio, numa envolvente barroca, esta aula tão especial. Escusado será dizer que a concordância foi imediata. Agradecida, Miguel! Depois foi só sondar o João Curvelo Sardoeira para a possibilidade de abertura do espaço às horas que eu pretendia, exactamente os blocos de 90 minutos, ora de manhã, ora de tarde, segundo o horário que me foi atribuído no início do ano lectivo, estapafúrdio para um espaço que só abre no período da tarde. E a concordância foi igualmente imediata... logo veríamos a melhor maneira de dar cumprimento ao estipulado. Agradecida, João!
Durante as reuniões de avaliação do 1º período dei conta deste meu projecto de aula, que dá resposta plena aos objectivos do meu projecto História em Movimento, aos meus pares presentes nos conselhos de turma de 8º ano de que faço parte integrante e eis que a Margarida Assis se entusiasma e me propõe uma parceria entre a História e a Música. E se os miúdos ensaiassem uma peça barroca que fecharia com chave de ouro a aula a este estilo dedicada... na arquitetura, na pintura, na escultura... mas também na música? Agarrei a sugestão com unhas e dentes, a Margarida Assis contagiou o Paulo Santos Silva, que igualmente lecciona Educação Musical na EB 2/3 de Amarante... agradeço-vos muito, companheiros!... e eis que na próxima semana teremos três aulas sobre o Barroco, em três dias diferentes, orientadas pelo professor Miguel Moreira, que se iniciarão na Igreja de S. Domingos ou Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, continuarão no Museu de Arte Sacra anexo, de onde passaremos, via Torre de S. Gonçalo, para o coro alto desta mesma igreja de S. Gonçalo e de onde os miúdos executarão uma peça barroca em flauta, que andam a ensaiar, todos entusiasmados, faz tempo!, acompanhados pela professora Margarida Assis que, do fabuloso órgão de tubos completamente restaurado da magnífica Igreja de S. Gonçalo, fará soltar os sons belíssimos de um instrumento barroco por excelência.
Será, por certo, uma aula que ficará para sempre na memória de todos e que eu não posso deixar de agradecer, mais uma vez, a todos os intervenientes, e agora especialmente ao senhor Padre Manuel, pároco de S. Gonçalo e responsável máximo por todos estes espaços que percorreremos, respeitosamente, durante a próxima semana, e que, ao inteirar-se deste projecto, o acolheu com entusiasmo e sem hesitações.
Muito agradecida a todos. Assim vejo a Escola... uma Escola que se move, que dá as mãos em trabalhos feitos a múltiplas mãos que tocam, uma Escola que extravasa as quatro paredes físicas da sala de aula, que proporciona aulas diferentes, em espaços diferentes, leccionadas por pessoas diferentes em colaborações estimulantes para todos.

Darei novas em breve...
 
Nota - Este post foi quase integralmente importado do meu blogue "História em Movimento" que, apesar de um pouquito abandonado, apenas porque eu não chego para as encomendas, não está esquecido. De notar que usei a grafia habitualmente usada nesta minha casa e que é a de antes do Acordo... ou será desacordo? ortográfico?

Sem comentários:

Enviar um comentário