Joana Vasconcelos - Palácio Nacional da Ajuda - Lisboa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Joana Vasconcelos, nascida em Paris, é uma artista portuguesa contemporânea que, sendo tudo menos consensual, parece não deixar ninguém indiferente. Uns admiram a sua figura irreverente, outros abominam a sua estampa. Uns amam a sua obra, outros detestam-na.
Confesso que sempre gostei da Joana Vasconcelos e da sua obra que conhecia apenas das reportagens televisivas e das fotografias que vou vendo aqui e ali sem jamais ter colocado os olhos, verdadeiramente, sobre qualquer obra dela, todas faladas até dizer chega pelo imprevisto do uso dos materiais pobres e de uso quotidiano utilizados, pela irreverência da escala das obras, pela arrogância das exposições... tampões numa Casa Real?! Talheres de plástico no Palácio Nacional da Ajuda... e já vindos do Palácio de Versalhes?! Tachos e respectivos testos como centro de todas as atenções, como centro de todos os olhares? Mas como é possível?
Pois assim é a obra de Joana Vasconcelos, de fonte popular, marcadamente assente numa cultura pop, exemplar máximo duma arte povera que se transfigura e que de mero objecto de uso quotidiano, quando olhado isoladamente, se transforma em peça luxuosa, barroca mesmo, que dialoga na perfeição com a ostentação das casas reais e se aguenta, oh, se se aguenta!, captando todos os olhares sem excepção.
Foi a primeira vez que vi as peças de Joana Vasconcelos ao vivo e a cores. Integrada numa viagem cultural organizada pelo Grupo de Amigos da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, desloquei-me ontem a Lisboa em viagem dura com dia prolongado desde as seis da manhã às duas do dia seguinte, rodeada de conterrâneos amarantinos que nos proporcionam sempre momentos de alegria e boa disposição para mais tarde recordar.
Aconselho vivamente esta exposição a todos os meus leitores. Aos que amam e aos que abominam.
Entretanto, partilho com os meus leitores a sua página na net que pode ser consultada clicando aqui.
Quanto à exposição, que decorre no Palácio Nacional da Ajuda até Agosto deste ano, pode ser observada aqui... mas, asseguro-vos, melhor mesmo é ir lá...
Nota - A exposição da Joana Vasconcelos estará patente ao público até ao próximo dia 25 de Agosto de 2013.
Estive lá há cerca de 8 dias e gostei imenso do...Palácio Nacional da Ajuda...onde voltarei sem me encontrar com a...Joana.
ResponderEliminarReconheço a originalidade...o trabalho que tudo aquilo deu, mas sómente reconheço a ideia da sra., porque tudo o mais não foi ela que fez as estruturas...não foi ela que fez as rendas...
Esta opinião é minha...muito suspeita, mas...
Acho que a exposição valorizou e de que maneira o recheio do palácio. Eheheh... penso eu de que... e na ideia é que reside o busilis da questão...
ResponderEliminarEheheheh...bem me pareceu que a minha opinião não podia ser...peregrina.
ResponderEliminar