Venho do tempo das RGA em que os alunos paravam os liceus para poderem reinvindicar. Participei em várias RGA, no Ano Quente de 75. Pertenço a uma geração reinvindicativa que, espero, não estará à beira da extinção.
Ao tempo daquela ministra que agora não nomeio, reeditamos a RG em forma de P, na ESA, que ficou marcada, à época, por um rotundo sucesso em participação de professores descontentes com as políticas educativas levadas a cabo pelos socialistas e que, convém não esquecer, escancararam portas a estas... farinha do mesmo saco, vira o disco e toca o mesmo.
A RGP que realizámos ontem na EB 2/3 de Amarante foi decidida em três tempos, ontem mesmo, após o almoço e se melhor a pensámos ainda melhor a passámos à prática.
Marcada para depois das 18:20, hora de saída da esmagadora maioria dos professores exauridos da minha escola, pelo menos todas as santas quintas-feiras!, foi realizada e constituiu um espaço de partilha de opiniões para todos os presentes. Foi gratificante sabermos que não, não estamos sós.
As decisões daí saídas foram muitas e variadas. A saber:
- Boicotaremos todos os conselhos de turma com o mínimo de prejuízo para todos.
- Será constituído um fundo de greve para minorar os prejuízos aos três magníficos que darão o corpo ao manifesto, na minha Escola a partir de 11.
- Cada um de nós saiu com uma missão importantíssima que é a de informar o máximo de professores que conseguir sobre as formas de luta a encetar proximamente, tentando animar e encorajar os mais desanimados. Todos somos necessários.
- Com tempo, estámos já a recolher as assinaturas dos bravíssimos que se deslocarão a Lisboa no próximo dia 15 de Junho, cumprindo mais uma jornada de luta. A manifestação, no meio do calendário de greves, terá de estar à altura da gravidade do ataque do MEC. E estará.
- Reuniremos mais vezes. Marcaremos as RGP que forem necessárias.
- A luta continua.
- Os professores ajudaram a construir a Escola Pública e saberão defendê-la.
Parabéns.
ResponderEliminarAlguém que faça alguma coisa, antes que o barco afunde.
Já que o povo parou no tempo e parece que aceitam tudo, há que andar para a frente e ter iniciativas como esta.
http://www.youtube.com/watch?v=PvRZP_W1hbw
ResponderEliminarNa minha estamos a fazer o mesmo, sem RGP. Em princípio, serão 4 os magníficos!
ResponderEliminar