sábado, 20 de julho de 2013

Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto

 
Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto

Aviso desde já que o post que se segue foi inteiramente surripiado ao blogue dedicado a este artista amarantino, artista de primeira água que está para a fotografia como um Amadeo de Souza-Cardoso está para a pintura, ou um Teixeira de Pascoaes está para a poesia e mesmo para a literatura.
Passo a passo, vamos avançando na empreitada que, espero, nos levará a bom porto, algures lá mais à frente no tempo. Orgulho-me de caminhar desde os primórdios com a Família, com o Antero Pereira, com o Gabriel Vilas Boas, com a Elisabete. Espero que muitos mais se juntem a nós nesta caminhada que não será fácil nem rápida e, igualmente espero, que, todos, sem partidarites pelo meio nem politiquices sem nexo, possam dar o seu melhor contributo para levarmos o nome de Eduardo Teixeira Pinto por esse país e por esse mundo fora e se desemboque, um dia, na concretização de um museu digno que tenha o seu nome, que guarde o seu imenso espólio, onde todos nós, amarantinos, cabemos e que terá obrigatoriamente de estar à altura da obra de Eduardo.
A "nossa história! colectiva de amarantinos, que atravessou todo o século XX, está "lá", guardada em clichés de uma beleza rara, só captáveis por um poeta da imagem, como Eduardo Teixeira Pinto sempre soube ser.

Por isso, apareçam! E este apelo é dirigido a todos os amarantinos que desejem colaborar nesta associação, mais ou menos activamente, mas também é extensivo a todos os não amarantinos que se interessam por Amarante, que dela gostam e que para ela querem o melhor.

Nota - O sublinhado é meu.

ASSEMBLEIA GERAL DO GRUPO DE AMIGOS DO MUSEU EDUARDO TEIXEIRA PINTO
Conforme previsto, na sessão de apresentação do site www.eduardoteixeirapinto.com, vamos iniciar o processo de constituição do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto.
Para o efeito é necessário efetuar uma assembleia com o objetivo de aprovar o texto dos estatutos, que poderá ser melhorado com o contributo de todos aqueles que apresentem disponibilidade para colaborar com a Associação. Optamos por realizar esta Assembleia na Sede da Junta de Freguesia de S. Gonçalo por se tratar de um espaço adequado às necessidades e disponível na data pretendida.
 
Desta forma vimos, por este meio, convocar todos os interessados em aderir à Associação para a primeira Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu Eduardo Teixeira Pinto a realizar no próximo dia 25 de Julho, pelas 21h00, na Sede da Junta de Freguesia de São Gonçalo, com a seguinte ordem de trabalhos:
 
      ·    Aprovação do Projeto de Estatutos.
      ·    Eleição dos Elementos dos Órgãos da Associação.
 
1. Assembleia-Geral.
2. Direção.
3. Conselho Fiscal.
 
      · Outros assuntos do interesse dos Senhores Associados.

5 comentários:

  1. Olá, Anabela. Se tu me permites, eu gostaria de acrescentar que há alguém (que tu conheces muito bem) que foi o verdadeiro pioneiro no reconhecimento e valorização da obra fotográfica de Eduardo Teixeira Pinto. Chama-se Emanuel Queirós, é teu irmão e, embora eu reconheça o teu constrangimento para falar nele, não posso deixar de transmitir-lhe aqui uma palavra de reconhecimento pelo caminho desbravado na quase completa solidão.
    Quanto às politiquices, concordo com tudo o que dizes. Mas há que contar com os políticos, porque são eles que gerem o dinheiro dos nossos impostos e por isso têm um importante papel a desempenhar.
    Finalmente, não poderia terminar sem relevar também a tua coragem neste e noutros temas da actual tertúlia amarantina. E agradecer publicamente aos professores Gabriel Vilas Boas e Elisabete Costa pelos apoios prestados. Que se faça esse Museu, porque quero acreditar que será uma mais-valia para a vida culturar desta cidade.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Antero! O meu irmão foi pioneiro numa altura em que poucos viam a obra do senhor Eduardo com os olhos com que a olham hoje.
    De resto, concordo, temos de contar com os políticos mas sem que a Associação seja politizada com politiquices que só estragam, desvalorizam, menorizam e não interessam nem ao menino Jesus.
    Agradeço-te as tuas palavras para comigo... de facto, por vezes, seria mais confortável nem escrever... eheheh...
    Beijinhos e que se faça a Associação, agora! Para depois...

    ResponderEliminar
  3. Como filho, quero agradecer tudo o que têm feito pela divulgação da obra do meu pai, e estou plenamente de acordo em que não metam politica neste processo.

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  4. Nós é que agradecemos a obra do seu pai!
    Ah! Foi o Pedro que fotografou o baptizado da minha filha... quase há trinta anos atrás...

    ResponderEliminar
  5. Recordo quando ninguém valorizava o trabalho incansável que o “ falecido ZÉ dos Patos ” a dar vida aos animais que por sua vez davam vida ao nosso rio, e de vez enquanto lá vinha o Sr. Eduardo bater umas fotografias ao nosso rio aos patos e ao Sr. José que tratava deles como ninguém, a simplicidade do homem vesse nesses jeitos.
    O Sr. José dos patos para muitos passava despercebido, para o Sr. Eduardo era um homem de trabalho como ele próprio dizia.



    ResponderEliminar