Percursos da Rota do Românico
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Já não é a primeira vez que falo sobre esta magnífica rota aqui no blogue. A Rota do Românico viu a luz do dia em 1998 integrando os monumentos do Vale do Sousa e em 2010 enriqueceu-se somando o património românico do Vale do Tâmega e do Douro.
O concelho de Amarante é aquele em que habito e é onde se situa a escola onde permaneço colocada, até ver. Sendo que este ano leccionarei turmas de 7º ano, a reunião de hoje de manhã, com uma técnica superior desta Rota, que a divulgou e ao Guia Juvenil da Rota do Românico, caiu como uma luva que será por mim calçada de alma e coração. Tenho a certeza que também pela minha companheira de route, histórica e não só, Rosa Maria Fonseca, ou não trabalhássemos tantas e tantas vezes juntas, ela colocada no privado, eu no público, trocando estratégias, opiniões, pontos de vista e modos de atacar as aulas, principalmente as saídas de campo... eheheh... enquanto saboreamos uns quantos cafés olhando o "nosso" Largo de S. Gonçalo que nos serve de inspiração.
É como digo, santos da casa têm de fazer milagres e faz parte da responsabilidade de um Professor, de História especialmente mas não só!, esta aproximação/divulgação ao património local, aqui por Amarante tão rico.
Darei novas sobre esta parceria entre Rota do Românico e Projecto História em Movimento.
E peço desculpa pela qualidade, foleira, das fotografias... mas, confesso, estou sem pachorra para as repetir...
Entretanto, se quiser amigar-se à Rota do Românico, pelo facebook, pode fazê-lo clicando aqui.
Temos de fazer uma visita...
ResponderEliminarQueria muito...
Vamos pensar nisso seriamente este ano!
ResponderEliminarE já agora ao Castro do Monte Mozinho.
ResponderEliminarNão é um desvio muito grande :-))
Bom ano lectivo, dentro do possível.