segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Educação Filha da Puta

 
Educação Filha da Puta

Hoje dou a palavra a Barra da Costa. O texto foi partilhado pelo Carlos Gomes no Fórum - Plataforma pela Educação.

EDUCAÇÃO FILHA DA PUTA! "serei eu um filho da puta quando comparado com outros professores e mulheres de ministros ou um produto da filha da puta da vida «democrática»l?

No âmbito do concurso aberto para a nomeação de uma professora para o Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant'Iago- Setúbal, dezenas de candidatas foram convocadas, no âmbito do Decreto-Lei 132/2012, para uma entrevista a realizar no dia 20 de Setembro de 2013, pelas 14 horas, no auditório da escola sede do referido Agrupamento.
As candidatas apresentaram-se à hora marcada, acompanhadas do dito convite, para serem entrevistadas. Uma entrevista a ser efectuada por via escrita, o que parece significar que o ministério da Educação do ministro Crato já não dá primazia ao discurso oral. Provavelmente, por cobardia.
Quer isto dizer que, em vez das candidatas serem entrevistadas pelo presidente do Agrupamento para este ouvir das suas razões e, desse modo, aquilatar das suas competências, fluências e concordâncias verbais e outras coisas mais, o susodito presidente resolveu entrar na sala e substituir esse instrumento de «avaliação» por um conjunto de questões centradas no «seu» Agrupamento.
Nesse quadro foi entregue a cada candidata uma folha de papel A4, onde constavam perguntas que teriam de ser respondidas em 50 minutos. As candidatas olharam para as perguntas, e embora as tivessem considerado surreais pelas razões que se expõem de seguida, ainda assim, quase todas responderam.
O «surrealismo» passa pelo facto, por exemplo, de uma das candidatas nunca ter trabalhado naquele Agrupamento, logo, não ter ali tomado qualquer decisão, fosse em que projecto fosse.
Sabe-se hoje que o lugar em causa, no Agrupamento de Escolas de S´Antiago, Setúbal, já estava «aquecido» pela, passe a expressão, mediadora, de seu nome Sara Almeida, que já no ano transacto ali havia cumprido serviço.
Primeira conclusão: as questões especialmente dirigidas a esta candidata e, com certeza, a sua pontuação máxima foi totalmente merecida, atenta, aliás, o tipo de postura anterior.

Vamos ao que interessa, isto é, à natureza das questões apresentadas:

1ª Defina agrupamento TEIP e explique qual a razão deste agrupamento ser considerado TEIP?
2ª Por quantas escolas é composto o Agrupamento a que (a candidata) se propõe trabalhar?
3ª Que projectos, iniciativas ou actividades já aqui desenvolveu para contribuir para o sucesso do Agrupamento?
4ª Quais as necessidades reais do agrupamento?

Obviamente, a grande maioria dos candidatos não poderia responder às perguntas relativas ao Agrupamento propriamente dito porque nunca ali tinha trabalhado.
Além disso, nenhum docente que concorre, como é o caso de uma candidata em causa, a 100 agrupamentos, 50 concelhos e 10 distritos é humanamente capaz de estudar o «assunto» ao ponto de responder a este nível de perguntas tão convenientemente «minuciosas» acerca deste ou de qualquer outro agrupamento em questão.
Dito de outra maneira: apenas quem trabalhou no dito Agrupamento poderia responder: porque é o agrupamento conotado por Teip; quais os seus reais problemas; por quantas escolas é formado; e, ainda mais surreal, que actividades desenvolveram os candidatos que tivessem contribuído para o desenvolvimento da escola, tendo em conta as necessidades da mesma.
A candidata em causa solicitou ao senhor presidente do Agrupamento que lhe fosse possível trazer o questionário em apreço, pedido prontamente recusado, vá-se lá saber porquê. Ainda assim a candidata fez a sua apresentação e informou que era seu propósito imediato denunciar a situação superiormente, bem como a quem de direito.

Senhor ministro da Educação: entrevistas deste tipo, verdadeiras aberrações técnico-pedagógicas, dizem bem do tipo de sistema educativo que o senhor visa implementar em Portugal: nada de oralidade, nada de frente a frente, nada de avaliação curricular. Ao invés, comanda a «cunha» e o faz de conta, vias próprias de quem sabe que vale mais vender a alma ao diabo por um lugar ao sol do que discutir olhos nos olhos a vontade e a moral que faz a distinção entre uma Educação rasca e uma Educação competente.
Incorpora o senhor ministro uma bandidagem «democrática» por demais conhecida, legitimada pelo voto por uma boa mão cheia de imbecis.
Teima o senhor ministro em convencer-nos, na linha de outros seus colegas, que tem força suficiente para governar só porque pertence a uma elite organizada que tem dinheiro, logo, o poder. Não é verdade, porque mesmo sem dinheiro o povo também pode deter o poder. E quem tem o poder é quem tem o conhecimento, não quem pode pagar pela Educação.
Senhor ministro da Educação: como dizia o outro, o poder está na ponta das espingardas. Luísa Borges de Araújo, a sua mulher, foi há dias escolhida pela secretária de Estado de Ciência, Leonor Pereira, e nomeada pelo Ministério da Educação e Ciência para integrar o «Conselho Científico» das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), função que não será remunerada. Os «Conselhos Científicos» da FCT são formados por 54 pessoas. E a dita selecção é realizada com base nos currículos científicos dos candidatos que se propõem ao lugar, a partir de uma chamada aberta a toda a comunidade científica.
Então, porque é que o senhor ministro não manda olhar, escolher e nomear outras pessoas, muitas delas mulheres como a sua, com olhos de equidade? Como o senhor bem sabe, trata-se de gente que não se pode dar ao luxo de ir ocupar um lugar tipo «movimento nacional feminino», mas de gente que precisa de ganhar a vida, que precisa de dar comer aos filhos, meninos e meninas que o senhor colocou na valeta da vida a passar fome, como qualquer sociopata.
Ainda hoje, em termos da «bolsa de recrutamento» nº 2, para colocação de professores, no «grupo 220» (português / inglês 2º ciclo), em 7.000 candidatos foi colocado 1 (!!!) em Niza.
Enquanto isto, no «grupo 110», relativo ao 1º ciclo, em 10.00 candidatos foram colocados 10 (!!!).
E na quase totalidade dos outros grupos não foi colocado qualquer professor (!!!).
O que é isto, senhor ministro?!
Ouso sugerir-lhe que mande colocar uma quinta pergunta, mais consentânea com o estado actual do ensino em Portugal, no inquérito que é distribuído aos senhores professores candidatos: "serei eu um filho da puta quando comparado com outros professores e mulheres de ministros ou um produto da filha da puta da vida «democrática»l?
É verdade que alguns professores se suicidam, mas não é menos verdade que nem todos perderam ainda a vontade de ajustar contas consigo e com os quadrúpedes com pernas que lhe lambem as botas nos Agrupamentos Escolares por este país (!) fora. Ora, como o senhor ministro bem sabe, quem não quer ser lobo não lhe vista a pele!
 

Barra da Costa

Nota - Senhor ministro, a sério que não se sente profundamente envergonhado?

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