sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Governar Com os Pés e ao Pontapé

 Governar Com os Pés e ao Pontapé

Primeiro adoptamos manuais, de História de 7º ano, de acordo com o respectivo programa. Depois este MEC vem com uma conversa de comadres e de esquina e afirma que há disciplinas estruturantes e fundamentais e blá blá blá, mais num sei o quê e blá blá blá, a conversa até é gira e para muitos soa a convincente e lógica e pumbas! acaba com as disciplinas que considera não fundamentais e não estruturantes. Estruturantes é História, por exemplo! Mas também Matemática, Português... ufa, ufa! Escapei ao hair cut! Que felizarda sou! Mas vamos continuar no exemplo da História. Primeiro adoptamos manuais de História de 7º ano, realizados de acordo com o respectivo programa. Depois vem o ministério e lembra-se de parir umas metas para o mesmo 7º ano que não correspondem completamente ao previamente estipulado e obrigam as editoras a rever os seus manuais... e os pais a abrirem os cordões à bolsa, de novo!, antes do prazo de validade dos manuais, legislado por este mesmo ministério! acabar.
Agora o MEC pariu uma espécie de autonomia curricular que, a ser aplicada, pode por exemplo criar na minha escola, se ela enveredar pela autonomia, uma disciplina de arqueologia experimental... que até parece giro... até parece interessante... só que essa disciplina será criada à custa da carga horária de História... e... ó meus deuses... o que fazemos com as metas que entrarão em vigor, obrigatoriamente, a partir do próximo ano lectivo?! E que ficarão completamente desajustadas no preciso momento em que entrarem em vigor?!
Porra! Estou farta disto! É que é cada cavadela, cada minhoca! E a isto eu chamo governar com os pés e ao pontapé.

Ministério quer contratação mais rápida nas escolas e mais autonomia curricular

1 comentário: