Lixo Romano - Roma - Itália
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Roma foi, provavelmente, a cidade mais porca por mim visitada até hoje, cidades árabes, nesta matéria tão afamadas!, incluídas.
De facto, não é incomum os relatos acerca do mundo árabe incluírem histórias de lixo sem fim e à pergunta "E que tal Marrocos?", ou "E que tal o Egipto?" as pessoas disparem logo informações das mais variadas sobre os lixos observados aqui e ali.
Pois tenho-vos a dizer que, depois de calcorreadas cidades, vilas e aldeias por essa Europa fora, pela Ásia e pela África e ainda pelas Américas, cheguei de Roma convicta que esta foi a cidade mais porca por mim visitada em todos os dias da minha vida.
Azar? Pois não sei, o que sei é que fora dos circuitos mais turísticos, também não imaculados!, o lixo acumulado era mais do que muito e existia, por vezes literalmente, aos pontapés!
Confesso que o lixo no meu chão me incomoda. Na praça pública também.
E confesso que me espanta esta falta de civismo por parte de um animal que se diz racional e o mais inteligente de entre toda a catrefada de fauna planetária.
Nota - Partilho apenas dois pequenos exemplos da lixeira... longe de serem os piores observados.
É pena que a Cidade Eterna se apresente assim! Quando por lá andei, comparando-a com as cidades consideradas "civilizadas", do norte da Europa, deixa um pouco a desejar...somos Latinos!
ResponderEliminarNota-se!
ResponderEliminar