Anta ou Dólmen, Menir e Alinhamento - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Vinculei na EB 2/3 de Amarante no ano lectivo de 2009/2010 e disse ao que ia, não o escondi de ninguém, apenas que ia atacar o trabalho com unhas e dentes. Se bem o disse, melhor o fiz e entre muitas outras actividades por mim promovidas nesta Escola fundei, logo no ano lectivo seguinte, o Clube História em Movimento que sempre teve sócios e que desde esse ano se mantém em funcionamento.
Apesar das dificuldades de funcionamento sentidas neste ano lectivo, nomeadamente em termos de conciliação de horários entre nós - professora e alunos que o querem frequentar - lá conseguimos ajustar a coisa sendo que eu tive de esfrangalhar uma tarde livre de trabalho lectivo para o pôr em funcionamento e os alunos tiveram de prescindir sair pelas 16:35 para saírem somente pelas 18:20.
Mesmo assim, tenho pena!, há alunos que o frequentaram durante o ano passado e que este ano, tendo tarde livre, apanham o transporte escolar à hora de almoço e estão completamente impossibilitados de se manterem associados a este Clube que é tão do agrado de quem o frequenta.
Já realizámos muito e diverso trabalho para enriquecimento do Centro de Recursos da Sala de História, que foi sendo publicado, no seu devido tempo, no blogue História em Movimento que podem espreitar clicando aqui ou na página do Projecto homónimo que também pode ser visitada aqui... muito embora se encontre desactualizada que o meu tempo não é elástico e eu não chego para tanta encomenda.
Este ano continuamos a realizar trabalho que acrescentaremos ao anterior já que, como dizia o outro, grão a grão, enche a galinha o papo! e nós estamos a vencer mais esta batalha travada contra uma inércia aflitiva para quem é apreciador do lema adoptado pelo Infante D. Henrique e que era "Talent de bien faire". E foi imbuídos deste espírito que resolvemos construir modelos e maquetas de tudo o que tiver interesse para as Aulas de História, para que os alunos possam visualizar de imediato o objecto, o monumento, enfim, o que for abordado em contexto de sala de aula, contribuindo, assim, para a receptividade, o conforto e a alegria dos alunos perante esta disciplina que, não raramente, eles consideram uma seca.
O trabalho agora publicado - Menir, Alinhamento e Anta de Corredor - foi realizado durante a sessão desta semana e ainda não está seco. Integra-se no fenómeno do megalitismo visível por todo o território nacional - por aqui temos a sorte de o ter em número excepcionalmente expressivo na Serra da Aboboreira - e foi o primeiro realizado neste preparado de barro que não exige cozedura em forno e que seca ao ar. Serviu-nos para meter a mão na massa e para com ela contactarmos pela primeira vez. Na próxima sessão realizaremos o cromeleque... que não o dos Almendres!... que é para esgotarmos as várias tipologias de monumentos megalíticos e para, posteriormente, atacarmos uma maqueta mais complexa, de um povoado neolítico.
Obrigada alunos meus, pela colaboração generosa, entusiasmada e entusiasmante!
Muitos parabéns aos artistas da história!
ResponderEliminarQue bom ver coisas destas, vontades destas. O máximo!
Muiiiiitoobrigada pelo teu incentivo ao nosso trabalho, Vera Matias!
ResponderEliminarTu que estás no mundo das artes até nos podes dar umas dicas de trabalho criativo... eheheheh... beijinhos!