segunda-feira, 30 de novembro de 2015

É Tempo de Voltar a Casa

Umbigo - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

É Tempo de Voltar a Casa

Eu nunca a abandonei, nem a abandono, por muito tempo.
Se podia ser diferente? Poder, podia... mas não era a mesma coisa...



Nota - Esta fotografia sobre o meu umbigo é irrepetível. Porque fotografei S. Gonçalo através de uma janela velha e esta janela está agora nova.

domingo, 29 de novembro de 2015

Dióspiros - Overdose

Dióspiros - S. gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dióspiros - Overdose

Como-os pecando ano após ano, uma e outra vez, com verdadeira e assumida gula, sentindo um prazer indescritível quando os sinto a desfazerem-se, frescos, incríveis!, no interior da minha boca.
Este é o fruto impossível. Começa logo na cor, cor de fogo quase florescente de tão luminosa, e, depois, retirada a fina pele, os seus interiores são ainda mais arrojadamente fogo. Depois de grosseiramente desfeitos, polvilho-os com abundante canela e faço aquela mistura explosiva do fogo com a terra quente, de textura indizível, que vai posteriormente desaparecendo do meu prato, devagar, em direcção a cada célula do meu corpo.
Os dióspiros são um meu amor tardio, é um facto. Mas são um dos meus amores amalucados.
Vai daí, continuo a insistir nos dióspiros e, enquanto os tenho disponíveis para sobremesa, não me ofereçam outra coisa porque eu não quero. Vai daí, continuo a perseguir a utópica overdose...

Outono Amarantino

Outono Amarantino - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Outono Amarantino

As fotografias que hoje partilho foram captadas no sábado, no mesmíssimo sítio. A primeira, a da árvore envolta em nevoeiro, foi registada pelas 10 horas da matina, à entrada do workshop de cozinha que haveria de me ocupar toda a restante manhã e ainda parte da tarde; a segunda, foi tirada pelas 15.00 horas, findo o dito cujo workshop e já com o produto do mesmo no meu papinho. No meu e nos papinhos de mais umas quantas companheiras e companheiro de aprendizagem... ah! Corajoso Manuel Gonçalves! É caso para dizer bendito o fruto entre as mulheres...

sábado, 28 de novembro de 2015

Workshop de Cozinha

Workshop de Cozinha - Eb 2/3 de Amarante
Fotografia de Ana Osório

Workshop de Cozinha

Por mais que me mandem bocas... e sim, já começaram! asseguro-vos que frequentei um workshop de cozinha durante toda a manhã.
E, para que não restem dúvidas, aqui deixo um comprovativo que atesta a minha dedicação à causa da cozinha.

E conto-vos, buáaaaaaaaaaaa... as bocas começaram logo a meio da manhã quando tocou o telelé e me perguntou uma amiga, querendo companhia para o café "Por onde andas?"... eheheh... pois "estou num workshop de cozinha"... rsssssssssss... e do outro lado escuto espanto e medo... "Tuuuuuuuuuuuu???!!!!!! Mas isso é grave!"

Nota - Ó pessoal... vocês viram-me na cozinha, pois viram? A atacar a coisa... certo?

Workshop de Cozinha

Workshop de Cozinha - EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Ana Osório e Anabela Matias de Magalhães

Workshop de Cozinha

O programa prometia, é certo, mas também é certo que quem me conhece sabe que a cozinha, os cozinhados e os aventais não são, nem de longe nem de perto!, a minha praia. Vai daí, até me ia esquecendo deste workshop orientado pelo nosso MasterChef Paulo Correia e, não fora a Zinha e a sua insistência, eu teria falhado esta segunda ou terceira sessão de culinária especial.
Do programa constavam delícias variadas - Codornizes ao Sabor, Prego de Atum, Bacalhau com Pimentos e, de sobremesa, Napoleão com Frutos Vermelhos.
A manhã correu prazenteira e a voar. O ambiente foi do melhor e consegui até divertir-me, a sério!, entre cebolas, pimentos, batatas, cogumelos, atum, codornizes, massa filo, tachos, panelas, espátulas, pinças, facas, aventais e afins.
Primeiro cozinhámos. Depois atacámos uma mesa farta e, entre amigos e amigas... entre as quais esta minha ex que continua com medo dos répteis... degustamos as maravilhosas iguarias.
Valeu, Paulo Correia! E o próximo workshop será então à volta do Senhor Chocolate!
Para mim, bem negro sff!

Prémio de Mérito

Prémio de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Prémio de Mérito

A noite de ontem foi de entrega do Prémio de Mérito aos Melhores Alunos do Agrupamento de Escolas de Amarante.
O tema é polémico. Mesmo entre nós, Professores, o tema está longe de ser consensual dividindo-se as opiniões entre aqueles que defendem a sua extinção, achando que quem se distingue já se distingue pelo nível alcançado, e aqueles que defendem a sua manutenção como reconhecimento/estímulo à prossecução de um esforço que tem de ser continuado.
Eu, confesso, partilho da segunda visão, esclarecendo que desde que a atribuição do Prémio de Mérito não tenha apenas em conta os resultados escolares puros e duros, isto para precaver e salvaguardar possíveis atropelos e baixarias, isto para ser meiga no português aplicado!, relativamente a outros que poderiam ser encarados apenas como rivais a derreter ou a abater.
A luta pelo alcance do melhor resultado possível deve ser apenas travada no interior de nós mesmos, é uma luta que deve ser nossa e que não nos deve afastar do respeito pelo outro e que não nos deve afastar da solidariedade, tão ausente, tantas e tantas vezes!, das nossas sociedades actuais.
Assim, desde que a atribuição de um Prémio de Excelência ou de Mérito tenha em conta, para além do nível cognitivo alcançado, as atitudes demonstradas ao longo de todo um ciclo de escolaridade, eu acho bem que se distingam estes alunos que não nos fazem perder tempo em contexto de sala de aula, que mantêm uma postura exemplar, que encaram o seu papel a sério, que querem aprender, que querem saber mais e mais, que trabalham forte e feio, muitas vezes indo além do solicitado pelos seus professores, que frequentam a Escola dando o seu melhor, que são cumpridores, que são disciplinados, criativos, solidários e que, enfim, procuram a excelência. E afirmo mais - felizmente, ainda os há na Escola Pública. Felizmente ainda temos excelentes alunos que continuam a escolher permanecer na Escola Pública.
Que a Escola Pública se una para os aplaudir uma vez ao fim de todo um ciclo de trabalho esforçado e continuado, não me parece nada descabido.
Eu aplaudo-os. Tenho-os, por vezes, dentro da minha sala de aula. Nesta noite de entrega de Prémios de Mérito, aplaudo-os com toda a força e vigor. E agradeço-lhes por existirem. Porque a minha vida seria infinitamente mais pobre sem eles. Ok, sem todos os outros também... mas hoje falamos destes, por uma noite falamos destes... e isto não me parece demasiado.

Nota - O bolo ontem degustado foi realizado pelos alunos do Vocacional sob orientação do Professor de Pastelaria. Obrigada pela delícia, meninas, meninos, Professor Paulo Correia!

Convite


Convite

O padre Mário de Oliveira estará hoje, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal de Amarante, a apresentar o seu último livro "Pratico, logo sou".
A organização do evento é da Associação Camerata das Artes.
Apareçam. Escutá-lo é um prazer, independentemente de se concordar, ou não, com as suas opiniões.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Prémios de Mérito

Prémios de Mérito 2015 - Agrupamentos de Escolas de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Prémios de Mérito

A entrega dos Prémios de Mérito, no Agrupamento de Escolas de Amarante, decorrerá hoje, a partir das 20:30. Está tudo a postos para receber 80 miúdos felizes e orgulhosos e muitos mais familiares igualmente felizes e orgulhosos nos/dos seus rebentos.
Nós, Seus Professores, assim estamos também.
Parabéns a todos! A excelência conseguida nos resultados escolares, no comportamento exemplar, no empenho e dedicação, na solidariedade... pode e deve ser realçada.
Assim será.

E, Já Agora, Boa Tarde!

Varanda Amarantina - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

E, Já Agora, Boa Tarde!

Uma e outra vez! Que seja boa. Porque a tarde está inundada de Sol e nós gostamos deste calor que nos entra pelos poros e alimenta a alma.

Boa Tarde!

Janelas Amarantinas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Boa Tarde!

E, por agora, já não é pouco!

Novas do Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante

Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Novas do Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante

O grupo já ensaia há muito para a actividade Amarante Cidade Presépio. Eu, confesso, só voltei a cantar há oito dias atrás... mas, quase disse o prof... eheheh... hoje estás a cantar como um canário... digo, canária...

Nota - As fotografias foram propositadamente tiradas com estes "efeitos especiais". Para congelar no tempo o irrequieto grupo.

Memórias da Duplo-M

Fotografia surripiada aqui.

Memórias da Duplo-M

A loja de design que existiu nesta minha rua, muito antes do advento do facebook.
No facebook, hoje! Memórias coloridas qb!

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CCA - Alunos Meus - Porto Canal

Bailarinas - Festa Amarantina - S. gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

CCA - Alunos Meus - Porto Canal

Orgulho nas minhas meninas! Orgulho no meu menino!

Benjamin Clementine - Do Metro de Paris para os Palcos do Mundo


Benjamin Clementine - Do Metro de Paris para os Palcos do Mundo

Um hino à perseverança, à resiliência, ao trabalho afincado, à capacidade criativa humana, ao génio chamado Benjamin Clementine.
Um hino à multiculturalidade, ao movimento livre das gentes no nosso espaço/casa comum chamado Terra. Um hino à nossa Humanidade.

Thank you, Benjamin Clementine!



Ainda o Benjamin Clementine: "Extraordinário Príncipe Descalço"

Benjamin Clementine - Casa da Música - Porto
Fotografia de Inês Queirós

Ainda o Benjamin Clementine: "Extraordinário Príncipe Descalço" 

O post que se segue foi inteiramente surripiado aqui. E sim, este Senhor é um Príncipe. Raro.

"Há uma voz que irrompe e rasga uma atmosfera expectante. Serpenteia pela sala, eriça os pêlos da nuca, comove e doma os silêncios, a seu bel-prazer. É elástica, tanto intumesce, como se pacifica. Perante uma sala Suggia repleta, Benjamin Clementine ataca o piano e as canções crescem. Descalço, claro. Percebe-se onde quer chegar quando diz que gosta "de sentir os pedais fisicamente, visceralmente", como se instrumento e homem fossem um só. Não o serão já? Quando pára, entre músicas, a sua voz, a tal voz, tacteia num sussurro e revela a real timidez de um prodígio que já não se vê nestes tempos. Lembra Nina Simone e Antony, Tom Waits e Piaf, mas a verdade é que a sua música não cabe em gavetas, prateleiras, caixas e os seus concertos-liturgia são disso prova. "Lindo", "Dá-lhe, Benjamin!", gritam-lhe. Pede tradução. "Beautiful", "Go for it!". "I live for it", parece segredar. "Thank you, obrigado." E volta ao piano, vozeirão a correr pelas teclas, de "Condolence" (primeira ovação) a "Adios". Às vezes, apenas uma mão toca, enquanto a outra apoia o discurso, como se fosse "spoken word". Por vezes, está endiabrado e, ladeado pelo igualmente travesso (e brilhante) baterista Alexis Bossard, dispara gritos de intervenção (como em "Beady Buses", já no "encore"); outras, é profundamente íntimo, interior, fazendo da sua audiência uma flagrante espiã do seu âmago. "Está frio lá fora", diz, a dada altura. Lá fora, "não neste edifício em particular", a Casa da Música, onde esteve esta quarta-feira, 25 de Novembro. E ausculta a previsão de tempo para o dia seguinte. Lá dentro não estava. Provavelmente, não estará por onde quer que passe. Depois de Braga, Aveiro e Porto, o mais recente Mercury Prize actua em Lisboa na sexta-feira, no Vodafone Mexefest, e no sábado em Faro, onde termina o seu périplo por território português. No Porto, à despedida, assina e ensina uma lição: "I dream, I smile, I walk, I cry/ You might not say that its a wonderful world / and it's a wonderful life / and it's a wonderful day/Just as yesterday / But I won't complain/ No I won't complain / Though my good days are far gone / They will surely come back one morn." AR

Orgulho - A Confeitaria da Ponte em Destaque

Confeitaria da Ponte - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Orgulho - A Confeitaria da Ponte em Destaque

Palavras para quê? É uma confeitaria amarantina de excepção.

Muitos parabéns, Ricardo Ribeiro! Muitos parabéns, equipa da Confeitaria da Ponte!

5 das oito melhores pastelarias do país estão... no Norte!

Benjamin Clementine

Benjamin Clementine - Casa da Música
Fotografia de Inês Queirós

Benjamin Clementine

Buáaaaaaaaaaaa...esteve ontem na Casa da Música, com casa cheia... e eu aqui, a uma hora destas a ter de aturar quem me vem azucrinar com uma entrada de leoa no chat do facebook... " Que voz que ele tem!" Pois tem... rssssssssss... e eu não sei?!

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cavacadas


Cavacadas

Já nada me espanta. Além do mais, o sapo está muito indigesto... ainda se fosse o meu amado bolo-rei... rsssss...

Cavaco provoca conflito com o Parlamento por causa de tomada de posse

A Jóia de Luz e o Natal

A Jóia de Luz e a Árvore de Natal - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Jóia de Luz e o Natal

Sim, Avó Morcega e Voadora, podes crer que já aprendi a enfeitar a Árvore de Natal! E também podes crer que adorei a experiência!

Memórias da Escafedida PAC


Memórias da Escafedida PACC

Engendrada no consulado de MLR, implementada à martelada no consulado de Nuno Crato, será para sempre recordada como uma das maiores pulhices feitas por um (des)governante à frente do ministério da educação, aqui propositadamente escrito com letra muito pequena, à totalidade dos professores portugueses. Custou-lhes engolir o sapo, foi uma das primeiras e das últimas medidas tomadas pelo governo mais rápido da nossa história democrática, mas a verdade é que foi ainda num governo chefiado por Pedro Passos Coelho que a PACC se finou, passou, escafedeu, eu sei lá... depois de ter sido implementada no governo anterior, chefiado pelo mesmo Pedro Passos Coelho. Confuso?
Pois acredito que sim. E acredito também que o país se afunda nestes desvarios, nestes conflitos inúteis e artificialmente provocados por gente que, por certo, tem como lema dividir para reinar.
Hoje continuo a orgulhar-me de ter sido expulsa de um Parlamento Português à conta de uma luta que opôs, activamente, muitos de nós à maioria dos deputados parlamentares de então.
E por uma razão muito simples. Eu estava certa e eles errados. Aliás, alguns/muitos de nós estávamos certos e eles errados. E ainda por outra razão, esta mais complicada. Muitos deles, entretanto, escafederam-se em consequência da última consulta popular, foram-se, finaram-se... caso de Nuno Crato, eu continuo por cá, de pedra e cal, aliás, muito de nós continuamos por cá, de pedra e cal, a fazer o que sempre fizemos, mas agora acrescido do apanhar dos destroços, acrescido da "obrigação" de colar os cacos deixados pelo último vendaval que passou pela 5 de Outubro.

Este fado triste, terá um fim?

Governo desmarca Prova de Avaliação de Professores

Nota - Grata à Anvpc - Associação Nacional dos Professores Contratados, à FENPROF e a todos os professores portugueses que se empenharam, de algum modo, nesta luta que foi tudo menos inglória, como se pode comprovar.
E vergonha, FNE, por ter sacrificado os professores contratados com menos de cinco anos de serviço, sujeitando-os a esta humilhação que foi a humilhação da totalidade dos professores portugueses.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Gonzalez Bravo - O Gesto e o Espaço


Fotografias surripiadas aqui.

Gonzalez Bravo - O Gesto e o Espaço

A exposição "O Gesto e o Espaço", de Gonzalez Bravo, será inaugurada no próximo dia 26 de Novembro, a partir das 19 horas, na Galeria S. Mamede, em Lisboa. Amaria ir, e, não fora estar assoberbada de trabalho nesta recta final do 1º período, iria. Porque amo o seu trabalho de há muitos anos a esta parte desde que o Justino Alves mo deu a conhecer, ao vivo e a cores.
Conheço este atelier. Conheço a pessoa que aqui trabalha afincadamente. Reconheço-lhe o cheiro a pintura fresca alimentadora da minha alma.
A pintura de Gonzalez Bravo, feita de matéria muito texturada, diferentemente texturada, tanto pode ser um violento grito vermelho, como um sopro azul suave, ou uma amostra de escaldante areia a perder de vista no deserto sem fim, ou ainda um mergulho no profundo azul, no ainda mais profundo preto. Seja como for, a pintura de Gonzalez Bravo tem uma força descomunal. Em termos de cor e de textura. A mim, emociona-me. E eu gosto disto.

Votos de excelente inauguração, Justo Gonzalez Bravo!

Habemus Ministro da Educação


Habemus Ministro da Educação

Habemus. E chama-se Tiago Brandão Rodrigues. Para mim é um ilustre desconhecido. Por isso, aguardo para me poder pronunciar.
Não seria mau que o novo ministro começasse a sua acção executando uma limpeza drástica na legislação labiríntica do monstro.
Nós, operacionais no terreno, agradecíamos!


Habemus Primeiro-Ministro


Habemus Primeiro-Ministro

Depois de consultados os vários quadrantes da sociedade portuguesa, mais o cão e mais o gato, Cavaco Silva, ainda presidente, indigitou António Costa como primeiro-ministro de Portugal.
O governo que daqui sair estará estribado numa solução/acordo/apoio original, que será tentada pela primeira vez em Portugal.
Veremos como esta história vai acabar. Se estou contente com a deposição do anterior rei? Estou. Se dou vivas ao novo rei? Não dou.
Se estou satisfeita pelo pê esse ter sido obrigado e negociar à esquerda? Estou. Se dou vivas a esta solução? Não dou.
Confuso? Talvez. Mas a situação política portuguesa é o que é... e é igualmente confusa e assim, pelo menos, estamos todos em sintonia. Na confusão.
capice?

Costa indigitado primeiro-ministro, Cavaco não quis governo de gestão

Pode Uma Professora Ser Feliz?

Dia Nacional do Pijama
Fotografia de Cidália Matilde Dias

Pode Uma Professora Ser Feliz?

Pode. E dou dois exemplos.
Primeiro Exemplo - Uma professora pode ser infinitamente feliz quando acaba de corrigir uma turma inteirinha de testes e tem a módica quantia de zero negativas.
Segundo Exemplo - Uma professora pode ser infinitamente feliz quando, em Dia Nacional do Pijama, e depois de surpreendida por alunos e alunas vestidinhos a rigor, tira uma fotografia rodeada por eles e por elas, de orelhinhas na cabeça, a dar umas valentes gargalhadas logo pela manhã...

Nota - A vossa sorte, meus caros e minhas caras, é que eu tenho um excelente acordar... olha a figureta logo pelas 8:30...

3ª Sessão do Clube História em Movimento

3ª Sessão do Clube História em Movimento
Fotografias de Rui Jorge Monteiro

3ª Sessão do Clube História em Movimento

Esta sessão decorreu no passado dia 20 de Novembro e estivemos todos tão ocupados que nem houve tempo para fazer um pequeno post sobre as atividades que nos entusiasmaram a todos.
O Agrupamento de Escolas de Amarante, com a recriação de um "Mercado Nazareno", irá colaborar na dinamização do projecto "Amarante Cidade Presépio" que decorrerá de 19 a 24 de dezembro e nós, no Clube História em Movimento, não estamos parados e estamos já a preparar materiais que disponibilizaremos em bancas que ficarão no Claustro da Igreja de S. Gonçalo.
Quando todos querem ajudar... o trabalho rende rende... e sim, meninos e meninas, bem que podíamos ter filmado um tutorial para o Youtube à conta destas coroas natalícias que ficarão na História deste Clube de História.
E assim, deste modo, os sócios deste clube dão o seu contributo para uma atividade que também movimentará especialmente os alunos do 9º ano de escolaridade e os sócios do Clube da Horta e da Floresta da EB 2/3 de Amarante.

Anabela Magalhães

Nota - Este post foi originalmente postado no blogue História em Movimento, um outro blogue que dinamizo em conjunto com os sócios do clube "História em Movimento".