segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Obrigada, Nuno Crato!

Euzinha - Clube de História em Movimento
Fotografia de R. manipulada por mim

Obrigada, Nuno Crato! 

Sim, Nuno Crato, a Educação Musical é importante! Sim, Nuno Crato, a Educação Física é importante! Sim, Nuno Crato, a Educação Tecnológica é importante! Sim, Nuno Crato, a Educação Visual é importante! Sim, Nuno Crato, a História é importante... não podias ter escutado os Professores?
E não, Nuno Crato, os alunos não têm só de saber Matemática e Português. Aliás, quando insistes demasiado seja no que for, a coisa pode tornar-se enfadonha, enjoativa, um asco... não sabias isso?
Costumo alertar os meus alunos para este perigo. Há lá coisa melhor do que comer um pastel de nata polvilhado com canela? Pois não há. Mas... e se tiveres de comer mil?

Concluindo, por agora, ainda vai ser nos meus dias de Professora que os currículos vão de novo voltar a ser coisa mais equilibrada.

«Nas últimas décadas o ensino tem privilegiado o desenvolvimento das áreas cognitivas, esquecendo que "um currículo escolar que integra as artes e as humanidades é imprescindível à formação de bons cidadãos", disse ontem o cientista português António Damásio, durante a Conferência Mundial de Educação Artística, que a UNESCO promove em Lisboa até quinta-feira. 
Para este investigador na área das neurociências, que interveio na sessão de abertura depois do director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, e do Presidente da República, Jorge Sampaio, é necessário que a educação evolua de acordo com o princípio de que separar o processo cognitivo do emocional é "um erro".
"A divisão é completamente injustificada", defende Damásio. "A ciência e a matemática são muito importantes, mas a arte e as humanidades são imprescindíveis à imaginação e ao pensamento intuitivo que estão por trás do que é novo. As capacidades cognitivas não bastam."

(...)
"Temos tendência a separar as artes da ciência, quando na realidade são complementares. Os grandes cientistas são incrivelmente criativos e intuitivos. O processo científico valida, demonstra. É a imaginação que cria." Para Robinson, as artes devem ser vistas como motor de transformação do sistema de ensino: "Gastamos muito tempo e energia a tentar fazer com que o actual sistema de ensino assimile as artes, quando devíamos era pensar em formas de criar, através delas, um sistema novo."» Lucinda Canelas

Nota 1- A fotografia que acompanha este post foi tirada pelo R. numa sessão do Clube História em Movimento, aquele em que fazemos História todos os dias. Ora assim, ora assado
Para não enjoar.
Nota 2 - Para ler o artigo na sua totalidade, clique aqui.
Nota 3 - Escusado será dizer que o título é irónico.... sim? 

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