quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Memórias da Grande Marcha de Professores - Paulo Guinote


Memórias da Grande Marcha de Professores - Paulo Guinote

Fui a esta. Pela primeira vez, integrei uma manifestação de rua e desci até à capital. Fomos 100 mil. E fui a quase todas após esta. Apenas porque, desde aí, quase tudo piorou em Educação.
Aguardo, com expectativa, o lançamento deste livro de Paulo Guinote.

Memórias da grande marcha dos professores


O que ficou de um dia que uniu toda uma classe.

No dia 8 de Março de 2008 realizou-se em Lisboa aquela que se pode considerar a maior manifestação de uma classe profissional em Portugal em tempos de Democracia. Em simultâneo, foi o primeiro grande momento de contestação social dos tempos digitais, em que se ultrapassaram os métodos tradicionais de mobilização e se recorreu a todo um novo conjunto de plataformas de comunicação à distância, desde SMS a redes sociais, da circulação de inúmeros emails a debates na blogosfera. Da rotunda do Marquês de Pombal à Praça do Comércio desfilou uma multidão calculada em 100 000 pessoas.
Este livro recupera e ilustra esse dia e tudo o que o envolveu, a partir do testemunho de dezenas de participantes e observadores dessa grande marcha, cruzando o olhar de manifestantes e jornalistas e lembrando muito do que se escreveu e disse na comunicação social, em confronto com o que era escrito e produzido em termos gráficos no que se convencionou designar como blogosfera docente.

Sem comentários:

Enviar um comentário