O post que se segue foi escrito originalmente para o blogue ComRegras.
A primeira notícia que hoje partilho com os leitores ComRegras foi divulgada hoje pela Agência Lusa, que nos dá conta do aumento de 30% de inscrições nas mini-olimpíadas de Matemática, que se realizarão na maioria das escolas na quarta-feira, só nos pode deixar a todos satisfeitos porque comprova que muito pode ser implementado no sentido da desmistificação de uma ideia de disciplina que perpassa ainda pela população estudantil, espero que cada vez menos!, de que a Matemática é uma disciplina que morde. É um facto, a Matemática não morde e é preciso fazer este esforço de aproximação entre as partes - disciplina/alunos, alunos/disciplina - e que seja continuado, resiliente e constante.
Estão de parabéns a Sociedade Portuguesa de Matemática, o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, o Ministério da Educação e, claro, alunos e professores que neste esforço estão implicados e sem os quais a operacionalização das mesmas não faria qualquer sentido e não, de todo!, seria possível.
No Público de hoje há ainda duas notícias que divulgam "um projecto de investigação-acção que cruza as artes com a educação, para que esta se reinvente", da Fundação Calouste Gulbenkian, chamado 10X10. Este projecto, que agora chega ao fim, será apresentado ao público no próximo sábado, a partir das 10 horas, nas instalações da Fundação, em Lisboa. O projecto 10X10, criado em 2012 pela equipa liderada por Maria de Assis Swinnerton, directora do programa educativo da Fundação Calouste Gulbenkian, procurou implementar métodos de ensino alternativos que fossem capazes aliciar os alunos para as matérias curriculares.
Pode ler as notícias na íntegra e saber um pouco mais deste projecto clicando nas hiperligações que se encontram no fim desta postagem. Entretanto, partilho alguns extractos das notícias saídas hoje no Público.
"Chama-se 10x10 e é um projecto da Gulbenkian que mudou a forma como se dão algumas disciplinas. E que junta professores, artistas e alunos. O PÚBLICO assistiu a uma destas aulas onde o ensino da História se junta à Educação Física."
"O projecto pedagógico 10X10 apresenta um modelo que recorre a métodos de ensino alternativos, no sentido de motivar os alunos e de os incluir no processo de aprendizagem. Essa participação é um dos aspectos que mais atrai os alunos."
"Juntos, professores, artistas e alunos, criaram uma série de "micropedagogias" - exercícios, rituais e técnicas pedagógicas e de comunicação na sala de aula - que apresentam no próximo sábado, a partir das 10h, na Fundação Calouste Gulbenkian."
Público
Há mais alunos inscritos nas mini-olimpíadas da Matemática
Público
Projecto pedagógico da Gulbenkian:"Dantes não éramos unidos. Agora somos uma turma"
Público
Durante cinco anos a arte foi a porta de entrada em 13 salas de aula
Sem comentários:
Enviar um comentário