terça-feira, 2 de maio de 2017

Provas de Aferição - "Diz que é uma espécie de exames"

Provas de Aferição - Expressões
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Provas de Aferição - "Diz que é uma espécie de exames"

As provas de aferição do 2.º ano iniciaram-se hoje com a realização das primeiras provas de Expressões que se prolongarão durante esta semana, no próximo dia 19 os miúdos realizarão a prova de aferição de Português e o processo só estará concluído no dia 21, com a realização da prova de Matemática. Relembro que estamos a falar de provas que respeitam somente ao 2.º ano de escolaridade e acrescento que estas provas estão a obrigar a uma logística fora do comum nas escolas portuguesas.
A este respeito dou a palavra à FENPROF, que subscrevo por inteiro, frisando que hoje foi dia de folga para muitos e muitos alunos deste país, que não tiveram aulas porque os seus professores foram deslocados para exercerem funções de... ai jasus...  não havia mais nada?! aplicadores, classificadores, interlocutores e supervisores!
E assim continuaremos nos tempos mais próximos, com as escolas sem conseguirem assegurar que os alunos que agora frequentam outros ciclos de ensino cumpram na sua totalidade o seu horário lectivo.
E assim estamos. E assim vamos. E a procissão ainda nem saiu do adro...

Como tem afirmado, a FENPROF reconhece a importância de aferir o sistema educativo e, por isso, congratulou-se com o fim dos exames e a realização de provas de aferição. Contudo, olhando agora para a forma como todo o processo está a ser preparado, a ideia que fica é que acabaram os exames do 4.º ano, mas foi criada uma espécie de exames para os alunos do 2.º ano. Se esta foi a opção dos responsáveis do Ministério da Educação ou resulta de velhos vícios dos dirigentes do IAVE é o que falta saber…
A FENPROF identifica um conjunto de aspetos que critica no processo que se inicia hoje:
  • O exagero de recursos humanos, facto bem patente no número de professores implicados – aplicadores, classificadores, interlocutores e supervisores – retirando a este processo toda a naturalidade que deveria ter;
  • utilização de materiais, equipamentos e espaços que não existem nas escolas para desenvolvimento do currículo, o que reforça o caráter artificial do processo, tendo o ME, inclusivamente, sido obrigado a apresentar alternativas com vista à realização das provas;
  • A necessidade de serem introduzidas alterações profundas no funcionamento das escolas, levando milhares de alunos não implicados nas provas a ficarem sem aulas durante 3 ou 4 dias ou, em muitos casos, a sobrelotarem as salas em que outros professores trabalham com as suas turmas;
  • Há alunos que têm de se deslocar para uma escola diferente da sua, a fim de realizarem as provas, sendo os pais obrigados a garantir a deslocação;
  • sobrecarga, ainda maior, dos horários de trabalho de docentes implicados neste processo que são obrigadas a acompanhar a realização das provas, mantendo-se intacta toda a restante atividade prevista para aqueles dias. Nestes casos, a FENPROF considera que, aos professores, deverá ser pago como serviço extraordinário todo o que acrescer à atividade já programada. Nesse sentido, os Sindicatos da FENPROF disponibilizarão minutas aos seus associados para que requeiram, na respetiva escola, esse pagamento.
A FENPROF lamenta que uma avaliação/aferição, cujos objetivos se pretendem orientados para a qualidade do processo educativo, devendo decorrer da forma mais natural possível, se revista de uma encenação que causa perturbação nas escolas, transformada que está numa espécie de exames.
Espera a FENPROF que, o que se passar este ano, sirva, essencialmente, para o Ministério da Educação identificar os erros que estão a ser cometidos e, assumindo as suas responsabilidades, desde logo, apetreche as escolas dos recursos que lhes são devidos ao longo de todo o ano e, simultaneamente, corrija os procedimentos que estão a ser adotados.

O Secretariado Nacional da FENPROF

Ver este texto aqui.

Provas de Aferição. "Diz que é uma espécie de exames", critica Fenprof

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