quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A Importância da Fotografia para o Ensino da História

Arte Egípcia - Museu Britânico Londres
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Importância da Fotografia para o Ensino da História

Quando me tornei professora, algures nos anos oitenta, a fotografia estava longe de ter a importância que tem hoje nas minhas aulas. A fotografia era analógica, bastante cara, feita de rolos fotográficos que era necessário revelar para se ficar com as fotografias impressas em papel fotográfico, trabalho que, basicamente, só as casas de revelações executavam. Ou seja, fotografava-se com muita parcimónia e as fotografias estavam mais reservadas aos filhos, aos familiares, a nós próprios aqui e ali, nas férias, nos eventos xpto e não me passaria pela cabeça percorrer o interior de um museu de máquina fotográfica a disparar consecutivamente.
Usava, nessa época, os manuais adoptados, construía eu mesma os célebres acetatos, usava alguns filmes e os famosos slides que ia adquirindo no Porto, num organismo ligado ao Ministério da Educação. E, durante muitos anos, assim foi.
Até que, no ano lectivo de 2004/2005, iniciei o meu trabalho em PowerPoint, praticamente sem imagens da minha autoria... até porque eu não tirava fotografias. Pedi autorização aos autores do manual da ASA, que à época estava adoptado na ESA, para usar as imagens desse manual, autorização que me foi concedida, e atirei-me ao trabalho com imagens não minhas.
Entretanto, adquiri uma máquina digital, em 2007 abri este blogue... e o que seria de tudo isto sem as minhas fotografias?
E pronto, como costumo dizer, desatei a disparar sobre tudo o que se move e sobre tudo o que não se move também e já nem imagino as minhas aulas sem as minhas fotografias.
Estas, que hoje partilho, captadas a correr muito no fabuloso Museu Britânico em Londres, referem-se à civilização egípcia e são excelentes para abordar as actividades económicas e as características da pintura no Antigo Egipto.
Ora vamos lá, alunos meus! Vamos olhar... e ver... para depois compreender... e até amar, pois então!

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