sábado, 30 de junho de 2018

Informação Importante para Quem Vai Realizar Conselhos de Turma dos Anos Abrangidos pelos Serviços Mínimos


Informação Importante para Quem Vai Realizar Conselhos de Turma dos Anos Abrangidos pelos Serviços Mínimos

Chegou-me por mail, via SPN. E é importante porque nos serve à luta. Grata a quem ainda não desistiu de lutar!
Aqui vai. E está correcto.

Escola Secundária de Vila Verde reuniu para concertar formas de luta. 

Partilho convosco o resumo (que enviei para todos os colegas através do mail institucional) da reunião sindical que dinamizei hoje na minha escola... aqui estão algumas formas de luta que vamos levar a cabo no sentido de "boicotar" o mais possível esta afronta dos serviços mínimos ilegais. A ideia foi de uma colega, que foi ganhando forma após muitos contactos com o spn!

VAMOS À LUTA!

Como prometido, segue o esclarecimento/resumo sobre as decisões tomadas por uma boa parte dos docentes da ESVV, que se reuniu hoje de tarde no sentido de concertar novas formas de luta. Assim, perante a afronta do ME, ao convocar serviços mínimos ilegais e ainda recusar-se a negociar com a Plataforma Sindical desde o dia 4 de junho, os colegas presentes na reunião concordaram que a nossa luta não pode parar agora, correndo o risco de nunca mais sermos ouvidos relativamente às nossas mais do que justas reivindicações (em cima da mesa está a recuperação do tempo de serviço, mas também a aposentação, a precariedade/contratados, os escalões "tampão").

Decidiu-se, então, proceder da seguinte forma, na próxima semana: 

1º Os CT dos 7º, 8º e 10º anos continuarão sem se realizar, utilizando o mesmo esquema de escalonamento/destacamento diário;

2º Os CT dos 9º, 11º e 12º anos, realizar-se-ão, mas nos seguintes moldes: os professores que receberem uma convocatória nominal com base nos serviços mínimos, terão de se apresentar na reunião, NÃO PODENDO FALTAR; os professores que não forem convocados nominalmente, não deverão comparecer na reunião, para dar força ao "braço de ferro" que os colegas em reunião terão de exercer contra a ilegalidade dos serviços mínimos.
Passo a explicar: os professores convocados irão reunir e, em todos os pontos da ata que exijam uma reflexão pedagógica e/ou tomada de posições/decisões, deixarão claro que não o farão, por não estarem reunidas as condições legais, devido à falta dos professores x, y, z, s, ... Ou seja, a reunião será realizada mas ninguém assumirá a responsabilidade das avaliações, sendo que osDiretores de Turma e secretários recusar-se-ão a assinar a pauta, uma vez que a sua ratificação seria ilegal, dada a ausência de muitos professores, sabendo nós que a lei não permite a validação da avaliação sem a presença de TODOS os professores do CT. Chegada esta situação de impasse e não finalização da reunião, será tempo de chamar o Diretor e expor a situação... este decidirá da melhor forma (assumindo a responsabilidade e assinando todas as pautas ou expondo a situação hierarquicamente, pressionando ainda mais as negociações em curso nesta altura, espera-se!!).

3º Para que os DT possam tomar esta decisão, necessitam então do apoio dos colegas do CT que, não estando convocados para serviços mínimos, se manterão em greve e entregarão antecipadamente (via mail ou em mãos) as avaliações com o texto que se anexa, deixando bem claro que entregam propostas e não avaliações finais (ver documento 2).

4º Por sua vez, os professores convocados apoiarão a decisão do DT e deixarão em ata o texto que se anexa (documento 1).
Qualquer esclarecimento de que necessitem ou dúvida que tenham, não hesitem em contactar-me.
ESTAMOS JUNTOS!
Entretanto, no fim de semana, receberão um questionário do sindicato (se forem associados) e/ou meu (se não estiverem sindicalizados), que vai servir para auscultar os professores sobre negociações e formas de luta.
Este é um procedimento que pretende alcançar todos os professores e todas as escolas.

A PRÓXIMA SEMANA VAI SER CRUCIAL PARA FAZER AVANÇAR AS NEGOCIAÇÕES: NÃO PODEMOS DESISTIR!

Abraço,
Sandra


DOCUMENTO 1



DECLARAÇÃO PARA ATA DE REUNIÃO REALIZADA POR IMPOSIÇÃO DE SERVIÇOS MÍNIMOS


Os professores presentes no conselho de turma em cumprimento de serviços mínimos, impostos por acórdão do colégio arbitral de 26.6.2018, consideram que essa decisão não respeita o estipulado no despacho normativo número 1 F/2016 e/ou na portaria número 243/2012, legislação específica que prevalece sobre a lei geral, de acordo com os princípios do direito.
  
A realização do conselho de turma sem a presença de todos os professores com entrega prévia dos elementos de avaliação, em situações de ausência de curta duração, como é o caso da greve, impede o conselho de turma de exercer plenamente as suas funções, particularmente importantes em reuniões de final de ano, não salvaguardando os interesses dos alunos e desvirtuando o carácter pedagógico da avaliação. Foi por esta razão que os professores presentes na reunião consideraram não existirem condições (legais) para a ratificação da pauta de avaliação.


DOCUMENTO 1



DECLARAÇÃO PARA ENTREGA AOS DIRETORES DE TURMA JUNTAMENTE COM AS PROPOSTAS DE AVALIAÇÃO
  
Junto envio, porque assim me foi exigido apesar de me encontrar em situação de greve, elementos de avaliação relativos à turma ……. do …… ano de escolaridade.
Devo, no entanto, referir que estes níveis não correspondem à avaliação final da disciplina que leciono, uma vez que existem elementos ainda em ponderação, e outros a discutir em Conselho de Turma, no sentido de, então sim, proceder à avaliação final, como aliás é habitual e pedagogicamente correto, como prevê a lei específica relativa à avaliação das aprendizagens dos alunos.

Decisão da RGP do Agrupamento de Escolas de Amarante


Decisão da RGP do Agrupamento de Escolas de Amarante

Ontem foi dia de RGP (Reunião Geral de Professores). A "convocatória" seguiu no dia anterior por mail, sem carácter obrigatório que nem poderia ser de outra forma porque a reunião teve um carácter informal. Foram muitos os professores presentes na cantina da escola, outros avisaram previamente que não poderiam estar... mas não sem antes expressarem a sua vontade e decisão face à gravidade de tudo o que se está a passar e à possibilidade de continuarmos esta luta que nos une como nunca vi até aqui. Confesso, nem em 2013!
A decisão de continuar a greve para todos os anos em que tal for possível foi tomada por unanimidade. Assim como a manutenção do nosso fundo de greve. Foi concensual também que, se interrompessemos agora a luta, esta não teria servido para nada.
Assim sendo, continuaremos em greve. Se estamos cansados? Pois estamos! É que isto já começou no passado dia 6, exactamente com o conselho de turma da minha direcção de turma de 9º ano, e ainda não tivemos tréguas, com os conselhos de turma dos 9ºs anos a serem convocados dia sim dia sim. De tal forma que, aqui em casa, já me perguntam que raio de greve é esta que me faz passar dias inteirinhos na escola, desde as primeiras horas da manhã até ao finzinho do dia.
Se estamos cansados? Pois estamos! Mas não somos uns desistentes. E acreditamos que os políticos não devem poder limpar-nos dos nossos currículos quase dez anos do tempo das nossas carreiras efectivamente cumprido - 1/4, portanto! - e cumprido com muitos sacrifícios. Para muitos de nós com  muitos sacrifícios económicos e familiares.
E se os políticos legislassem o desaparecimento de dez anos das suas próprias carreiras?

Nota - Entretanto tenho encontrado esporadicamente pais de alunos aqui pela cidade, que me têm deixado palavras de alento para a luta pois vêem-na como justíssima, e a quem quero deixar aqui o meu reconhecido agradecimento.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Carta Aberta a Mário Nogueira - A Palavra ao Professor Luís Sottomaior Braga

Imagem retirada daqui.

Carta Aberta a Mário Nogueira - A Palavra ao Professor Luís Sottomaior Braga

Estimado Prof. Mário Nogueira, Ilustre Secretário-geral da FENPROF

Quem lhe escreve está sindicalizado no Sindicato dos professores do Norte, membro da Federação que dirige. Escrevo-lhe porque me foi comunicado que quereria ouvir a minha opinião e dos restantes professores sobre as negociações que tem esperança de voltar a fazer com o Governo.
Divido, por razões de economia de leitura esta carta em 2 partes. Esta (I) que contém algumas considerações gerais (se quiser, de enquadramento) da forma como vejo o problema e uma segunda (II), que será publicada já hoje, e em que respondo, concreta e objectivamente, às perguntas que coloca sobre o problema.

O homem e a sua circunstância: factor essencial para pensar as perguntas

Estou, desde 2005, no 2º escalão da carreira docente e devia estar pelo menos no 6º. E isto, porque devia até ter reduções no tempo de permanência, por ter tido avaliações (até com observação de aulas) que o permitiriam. Subirei ao 3º, só em Agosto de 2018, e parece que nem vou receber todo o montante a que aí teria direito. Por isso, continuo a ganhar em 2018 basicamente o que ganhava em 2005 (1200 euros líquidos aproximadamente). Considerando o custo de vida, nunca ganhei tão mal na vida (e já tive 2 outras profissões) e tudo porque, em 1995, mudei de profissão porque acreditei na lei da República que dizia que, optando pela docência teria uma certa carreira e não esta aldrabice juridicamente validada que muda e se reduz arbitrariamente. Professor, há 23 anos, de História no 2ºciclo (grupo 200) leciono actualmente num agrupamento cujo nome me envergonha profundamente (Sidónio Pais, o presidente proto-fascista).
Creio que concordará que não é nome que se dê a uma escola num país democrático. E chamo a atenção para isso porque esses pontos de contacto sobre aspectos básicos de visão democrática, que não duvido que partilhamos, são o que me leva a achar, contra a opinião de muitos que respeito, que, escrever-lhe, pode ter alguma utilidade, apesar da desilusão e, às vezes, em certos momentos, raiva, com a forma como os sindicatos, de que vem sendo rosto, têm gerido a actual crise de falta de respeito do Estado pelos Professores.

O questionário que os sindicatos lançaram

Li hoje no jornal (1ª página do Correio da Manhã, mas em vários outros, com menor destaque, e com algum em televisões) que o meu sindicato me irá questionar sobre o que penso àcerca do rumo do processo negocial (não) em curso com o Governo e que visa(ria) resolver o problema da dívida do Estado aos professores.
Antecipando-me à chegada do pedido (que já li, por ter sido divulgado), venho apresentar-lhe a minha resposta. E peço desculpa pela extensão. Mas, perguntas complexas, exigem respostas exaustivas.
Espero que esta iniciativa de consulta seja o reconhecimento tácito do erro que foi os sindicatos da FENPROF terem avançado propostas, incluindo calendários de faseamento, sem consulta precisa aos professores e signifique arrepiar caminho nessa estratégia auto-suficiente dos dirigentes (que, no passado, gerou entre outros o famoso episódio da "reunião das pizzas", que nos trouxe essas “benesses” na carreira, como são as vagas de acesso a escalões por determinação discricionária pelo Governo).
Espero que, depois do acordo negociado, repitam a consulta, para validação final, e só assinem o que quer que seja depois de a proposta final ser realmente referendada (e, ao contrário do que se diz, isto não é um referendo, mas uma mera consulta). Não me alongo sobre esse ponto, mas, neste blogue, já falamos dessa questão da validação da negociação por via de referendo a todos os professores.
O texto tentava ser ligeiro (aqui) e talvez seja mal compreendido por isso. Chamavamos a esse referendo um Redonago. Um Redonago, após a negociação, pode atrasar a solução uns dias ou semanas, mas essa legitimação do acordo concreto será essencial para que não voltemos a ter sabor amargo, por conta de fastfood negocial que não escolhemos. E, como cada caso será um caso, convém que cada um dos docentes se possa pronunciar individualmente sobre o acordo que os sindicatos conseguirem negociar, fazendo as suas próprias contas. Não só agora, mas depois de terminarem, antes de assinar.

Mais do que tempo, estamos a negociar salário e somos credores

Reposição, levantamento da suspensão da progressão, retoma de contagem de tempo de serviço, até (estupidamente) pagamento de retroactivos, etc são vários os nomes que têm sido dados ao problema dos perdidos 9 anos, 4 meses e 2 dias (mais 4 dias, se considerarmos anos bissextos, isto é, 3411 dias). Perda que resultou em não pagamento de parte dos salários devidos nesse período. Como o Estado devia pagar salários, acrescidos de um certo montante, por conta dos nossos direitos de progressão de carreira, e não pagou, resulta daí directamente que nos deve esse montante (que cada pessoa pode calcular individualmente e que varia em cada caso; no meu caso, rondará os 40 mil euros).
Este governo prometeu pagar para o futuro (e nós aceitamos desde logo perdoar, nem falando disso, o que está para trás e, por isso, não há retroactivos e é calúnia alguém acusar-nos do contrário). Parecia que seria tal pagamento feito logo no início do seu mandato, em 2016 e 2017, mas, não só o Governo não pagou, como o Orçamento de Estado incluiu, nesses anos, normas que fizeram acrescer ao tempo de suspensão (e à dívida, e mais, essa também a perdoamos).
Se essas suspensões de contagem, de 2016 e 2017, não tivessem existido, hoje (na verdade, em janeiro de 2018, quando entrou em vigor o orçamento deste ano) não estaríamos a discutir 9 anos, mas apenas 7. Aliás, como em 2018 só se recomeçou a contagem para futuro (de que tanto se ufana o Senhor Ministro Centeno, esquecendo que não se resolveu o problema da contagem não feita no passado), na prática, acumulou-se mais um ano de dívida não paga aos professores.
Em 2018, eu já devia receber, há vários anos, pelo menos pelo 6º escalão. O Estado deve-me a diferença do 6º para o 2º durante 14 meses de 2018. Como sei que gosta de matemática, acho que devia evidenciar essas e outras contas na comunicação pública que vai fazendo. As pessoas entendem melhor dívidas expressas em dinheiro do que em tempo.... como António Costa mostrou demagogicamente contra nós.

Uma dívida de milhões….

Acho que os sindicatos (e, para um dos seus, pago cerca de 17 euros mensais) atuaram com razoável aselhice em todo este caso. Nunca abordaram com clareza o problema como ele é: dívida de dinheiro. A insistência no tempo de serviço perdido e o uso para efeitos de marketing público dos 9 anos, 4 meses e 2 dias foi muito útil para a opinião pública perceber a dimensão do problema e da injustiça. Mas, mais que o problema do tempo, a questão é de dinheiro, devido por tempo trabalhado e não pago e seus efeitos em dinheiro, passados (já esquecidos e perdoados, por nós) e que não podem persistir para futuro.
O Senhor Primeiro Ministro vem dizer que, repor a justiça e pagar a dívida que tem connosco, custaria, para futuro, 600 milhões. Quem o ouve falar até parece que somos nós os devedores!
Esse número, que atirou ao ar, sem rodriguinhos, tem de ser qualificado de mentira descarada e vergonhosa. Mas, se por economia de pensamento, se lhe desse alguma valia teria de se concluir que, se pagar a dívida custasse isso, para futuro, por contraponto, nos 9 anos em que o Estado não a pagou, e sem contar os juros da demora de anos (e os 3 em que já podia ter resolvido o problema, por si próprio, como governante) lhe teríamos perdoado 5400 milhões de euros (mais uns trocos dos 4 meses e 2 dias).
O raciocínio é torcido mas, mesmo se rachássemos ao meio a patranha, horrorosamente dita no parlamento, daria o belo perdão de 2700 milhões de euros (e trocos) nesses 9 anos (sendo que 2, já foram na gerência de António Costa). É muita dívida já perdoada. Bem mais que a que perdoaram outros credores, que têm recebido pontualmente e que são tratados com respeito. E se o Governo persiste em não nos tratar respeitosamente, como cidadãos e profissionais, pelo menos, que nos trate com respeito como credores.
Perdoar-lhe mais dívida será agravar o risco moral (e, pela nossa atitude tolerante face a esse risco moral, o Governo acha que pode safar-se deste assunto com volteios retóricos e habilidades de feira e, quem sabe, no futuro, alguém tentará repetir a graça).
Peço desculpa por estes pontos prévios já irem longos. Creio ser relevantes para entender o meu estado de espírito que tem muitos pontos de contacto com muitos outros professores. Na segunda parte (II), no seguimento desta carta (que para facilidade de leitura dividi em duas partes), irei responder com objectividade ao que pergunta.
Agradeço-lhe a paciência que tenha tido com a leitura até este ponto do que, no fundo, são prolegómenos de resposta e espero que reserve alguma atenção e benevolência para essa segunda parte.
Apresento ao estimado colega os meus mais cordiais cumprimentos e disponibilizo-me, pelos contactos que poderá pedir ao meu sindicato, para os esclarecimentos que entenda por convenientes,
Luís Sottomaior Braga

Férias na Luta?


Férias na Luta?

E era!

Descansem, sindicalistas unidos na Plataforma Sindical da nossa vergonha! Nós já percebemos que vocês querem acabar com isto no dia 13 de Julho... para permitirem que as reuniões se façam transformando-nos em joguetes da vossa luta, não é?
E têm a lata de, por escrito, chamar a questão das merecidíssimas férias dos professores à baila nesta altura do campeonato?! No meio de uma luta que nunca foi tão aguerrida apesar do vosso boicote?!
Acontece que a vossa luta não é a minha.

A Palavra a Mário Nogueira a partir do minuto 1. Professores que têm tampões nos ouvidos, tirem-nos!



E agora leiam. E somem dois com dois. Ou um com um que é quanto basta. E não se esqueçam que esta gente anda há décadas a virar frangos... que é o mesmo que dizer que isto não está aqui ao acaso.

"Aproxima-se, porém, o período de férias dos professores e os seus sindicatos consideram que esse período de merecido descanso dos docentes não deve ser violado, razão por que a greve que convocaram, em limite, chegará a 13 de julho. Mas a luta não acabará, sendo necessário decidir, desde já, como continuar logo que os colegas regressem de férias."

Como disse?!


quinta-feira, 28 de junho de 2018

Os Sindicatos a Reboque dos Acontecimentos e a Empastelar... mas Também Pode Ser a Engonhar... ou Ainda a Rasteirar, de Mansinho, os Professores


Os Sindicatos a Reboque dos Acontecimentos e a Empastelar... mas Também Pode Ser a Engonhar... ou Ainda a Rasteirar, de Mansinho, os Professores

Deixa-me rir... essa história não é tuua...

Atenção, professores, a pergunta deveria ser "Concorda com a exigência de recuperação total do tempo de serviço congelado (9 anos, 4 meses e 2 dias)?
Mas não. A pergunta é mais sofisticada. Leiam bem:

“Concorda com a posição dos sindicatos de exigência de recuperação total do tempo de serviço congelado [9 anos, 4 meses, 2 dias] porque o que está em negociação é apenas o prazo e o modo?”
Agora soletrem - "Con-cor-da...

Se responderem sim, não se queixem, pois ficarão vinculados a uma resposta que poderá ser usada contra vós.

Atenção que na lotada não está incluído o S.TO.P.

Os professores concordam com a exigência de recuperar os 9 anos congelados? Essa é a pergunta que os sindicatos vão fazer

A Palavra à FENPROF


A Palavra à FENPROF

Os vermelhos são meus, os sublinhados também.

26 jun 2018 / 20:27

FENPROF não aceita decisão do colégio arbitral e vai requerer aclaração do acórdão

Nos primeiros dias desta semana, a adesão à greve às avaliações ultrapassou os 97% em todo o país: no dia 25 de junho, os dados recolhidos pela FENPROF indicam que mais de 97,6% das reuniões de avaliação não se realizaram e os dados provisórios do dia 26 de junho apontam para 98,65% de reuniões não realizadas. 

Esta tarde, foi conhecida a decisão do colégio arbitral relativamente à declaração de serviços mínimos na greve às avaliações a partir do dia 2 de julho. Cumpre esclarecer que esta decisão apenas tem implicações nos pré-avisos de greve emitidos para os dias 2 a 13 de julho, e somente nas reuniões de avaliação dos 9º, 11º e 12º anos de escolaridade.  

Importa esclarecer, ainda, que os árbitros que constituem o colégio arbitral são sorteados entre três grupos de juristas: um grupo de árbitros presidentes, um grupo de árbitros representantes dos empregadores públicos e um grupo de árbitros representantes dos trabalhadores, designado pelas Confederações Sindicais. Neste último grupo, inclui-se uma jurista que trabalha com a FENPROF e que, precisamente por a FENPROF ser uma das partes interessadas neste processo, apresentou declaração de impedimento e não foi sequer incluída no grupo dos árbitros a sortear. 

A FENPROF irá, ainda hoje, requerer a aclaração do acórdão do colégio arbitral, no sentido de esclarecer se, efetivamente, o mesmo aponta para a prática de atos ilegais, como indicia uma primeira análise do documento. 

Assim, a FENPROF apela a todos os professores para que, nos últimos dias desta semana, se mantenham firmes e empenhados nesta luta e continuem a confirmar os elevados níveis de adesão à greve convocada pela FENPROF.  

O Secretariado Nacional reúne na próxima quinta-feira, dia 28 de junho, e informará os professores das suas decisões.   

O Secretariado Nacional

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Comunicado da Comissão Representativa da ILC


Comunicado da Comissão Representativa da ILC

Comunicado da Comissão Representativa da Iniciativa Legislativa de Cidadãos  para Consideração Integral do tempo de serviço docente                         

As iniciativas de participação e da sociedade civil valem tanto como a “bola”?  
Mais de 20 mil cidadãos que tentam fazer uma lei merecem menos atenção no espaço público que 14 mil que destituem um dirigente da bola?     

A Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC), para fazer votar um projeto de lei para a consideração  Integral, já em 2019, do serviço dos docentes, vai ser entregue no Parlamento a 10 de julho!   
Tendo reunido as 20 000 assinaturas há cerca de 10 dias, mantemos a ILC acessível até à data de entrega para os que pretendem ainda assinar. Os serviços do parlamento iniciaram o processo de verificação e de validação das assinaturas. Cremos que, superada esta fase, a ILC será alvo de discussão no parlamento em meados de outubro, altura em que o seu efeito político será, ao que julgamos, mais eficaz, pela proximidade à discussão do Orçamento para 2019. 
 
Para grande maioria dos órgãos de comunicação social (OCS) um debate clubista sobre bola tem merecido centenas de horas de programas especiais, enquanto um projeto de lei, como a ILC, mereceu apenas pequenas referências. Atendendo a este contexto, deixamos o nosso sincero lamento na esperança de que esta discriminação mediática seja suprida. Nem será preciso fazer um desenho para explicar a ILC pois somos cidadãos e professores e temos por hábito falar claro! Fazemo-lo todos os dias! Ironicamente, a ILC foi alvo de notícia, não pela sua importância para os OCS, mas porque alguns partidos políticos entenderam esclarecer os seus pontos de vista sobre a ILC. Cabe-nos aqui dizer que nunca nos foi pedido, enquanto Comissão Representativa da ILC para comentar essas posições (quer pelos partidos, quer pela Comunicação Social). 
 
Inicia-se, com a submissão na AR, um processo legislativo que permitirá aos deputados dos partidos,  perante a clara inépcia governativa e negocial, apresentar as suas próprias propostas, que ponham cobro ao impasse vivido hoje na nossa educação. Foi o parlamento que aprovou as normas do OE, bem como as resoluções que são matéria dessa negociação e os partidos têm, por isso, posição, não podendo continuar a refugiar-se no arrastar da negociação, para não se assumirem.
  
A todos os que têm apoiado esta iniciativa de cariz popular, para a qual muito nos honra contribuir, o nosso profundo agradecimento. Contamos com todos para a construção de uma democracia mais justa e mais participativa! Obrigado pelo vosso empenho, quer na divulgação quer na recolha de assinaturas, que deverão continuar até 10 de julho. O nosso trabalho ainda não está concluído! Continuamos a contar com TODOS para recolocar a discussão de um aspeto do OE de 2018 – que tem caducidade a 31 de dezembro - que ficou decidida mas que ainda não foi cumprida e tarda em ser – a contagem integral do tempo de serviço do professores e educadores portugueses. E, se possível, de uma forma célere!

A Comissão 

27 de junho de 2018

E em 2013 Foi Assim


E em 2013 Foi Assim

Mas, claro, na governação estava uma coligação composta por PSD e CDS. Não é o caso, agora. Agora é preciso segurar a geringonça antes que ela caia com estardalhaço.
Pelo caminho fritam-se professores em lume brando. São os chamados efeitos colaterais da coisa.

 "Ministério da Educação não tem saída", diz juiz Guilherme da Fonseca


A Palavra a Santana Castilho


A Palavra a Santana Castilho

Sim, Professor Santana Castilho, náusea é uma boa palavra para caracterizar a ignomínia!
Aqui vos deixo o texto que eu subscrevo por inteiro.

Pecar pelo silêncio, quando se deve protestar, transforma homens em cobardes.

Abraham Lincoln

As greves às reuniões de avaliação marcadas para Julho ficaram submetidas a serviços mínimos.
Li as 11 páginas do acórdão do Colégio Arbitral (um presidente, um representante do ministério e um representante dos sindicatos), que assim decidiu. Das posições fundamentadas de todas as organizações sindicais (pontos 9 a 19, páginas 3 a 6), resulta o óbvio: a não aceitação de serviços mínimos na situação sub judice.
Não me espanta a decisão do Colégio Arbitral, habituado que estou a que prolixas interpretações jurídicas tornem pastoso e turvo, laudas e laudas depois, o que duas linhas de ética mínima apresentou, antes, como fluido e cristalino.
Mas invadiu-me uma náusea imensa quando vi que a decisão final foi tomada por unanimidade, isto é, com a concordância do representante dos sindicatos.
Segue-se um tempo para reflectir e tornar claro com quem podemos contar. Ao fim e ao cabo, “a hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude”.
Abraço solidariamente todos, tantos, a quem foi dado este beijo de Judas. Humildemente, escolho o vosso lado.

Santana Castilho

Texto retirado daqui.

A Cereja no Topo do Bolo - O Gozo


A Cereja no Topo do Bolo - O Gozo 

Insuportável!

«"Não sei se os professores estão furiosos. Furiosos? Não me parece tanto assim. Agora, é preciso explicar e é preciso que todos entendamos", afirmou o governante, depois de questionado sobre uma eventual fúria por parte dos professores.»

E talvez lhe pareça, já nas próximas eleições, que os professores estão mesmo mesmo furiosos. Diria até mesmo mesmo furibundos!

"Professores furiosos? Não me parece tanto assim", diz Centeno

SPN - FENPROF - Basta!

SPN - FENPROF - Basta!

Chega! Basta!
Basta de simulacros de luta!
Chega de sermos vendidos bem baratinhos aos governos! E sim, já é a segunda vez que somos vendidos a um governo pê esse!
Basta de hipocrisia!
Basta de jogadas mais ou menos camufladas com o PCP, escancaradas no caso da ILC, escancaradas no caso do S.TO.P!

Por isso, amanhã mesmo irei romper uma relação de 30 anos e vou, em pessoa, entregar o meu cartão de associada de um sindicato que perdeu hoje toda a hipótese de redenção ou de perdão.
Chega! Basta!
Não contem comigo para mais coisa alguma.

Agora, o sindicalismo democrático continua a ser imprescindível numa sociedade verdadeiramente democrática. Não tenho dúvidas que hoje estamos a viver um ataque à Democracia, em directo e a cores.
Felizmente, para quem ainda não desistiu de lutar, surgiu um vigésimo terceiro sindicato que fez/faz toda diferença e que se chama Sindicato de Todos os Professores.
Vamos dar-lhe força?

A Nota da Vergonha

Foto de Manuela Laranjeira.

A Nota da Vergonha

Aqui fica ela. Sem qualquer comentário. A não ser... uma pergunta - Mas como é possível realizarem-se conselhos de turma com um, dois, quatro, seis professores a fazerem greve quando a lei exigea presença de todos e só prevê que estes se realizem por falta prolongada de um ou mais professores?!

Nota - Com os meus agradecimentos à Manuela Laranjeira pela partilha da nota informativa.

Greve dos Professores e Serviços Mínimos Decretados

Greve dos Professores e Serviços Mínimos Decretados

E vamos de impedimento em impedimento até ao impedimento final ou um direito inscrito na constituição portuguesa a ser torneado e a tornar-se, não tarda nada, letra morta. Direito à greve... cadê?!
E mais... a decisão foi tomada por unanimidade?! Mas um deles não é um representante dos sindicatos?! Ah! Pois é! É preciso neutralizar a greve "do S.TO.P", a greve dos "traidores", certo?

"Vão existir serviços mínimos nas greves às reuniões de avaliação dos alunos que estão marcadas para Julho. A decisão foi tomada nesta terça-feira pelo colégio arbitral, que por unanimidade apoiou a proposta apresentada pelo Ministério da Educação (ME) no sentido de se decretar aqueles serviços às reuniões de conselhos de turma dos anos de exame (9.º, 11.º e 12.º), anunciou o ME numa nota enviada à comunicação social."

Continue a ler aqui.

E pode continuar...

Colégio arbitral decreta serviços mínimos para greve dos professores às avaliações

Guinote Responde a MST


Guinote Responde a MST

E fá-lo com muita ironia e elegância. Parabéns pela escrita inspirada, Paulo Guinote!

"No passado sábado tornei-me um professor afortunado pelo destino e por certo invejado por milhares de colegas, pois tive o mérito duvidoso de ser o único professor em exercício a ser nomeado de forma directa por Miguel Sousa Tavares (MST) numa das longas crónicas em que expõe o seu azedume em relação aos professores.
Eu sei que MST também costuma nomear Mário Nogueira, mas ele é principalmente sindicalista, pelo que acho injusto o paralelismo que é feito, designando-nos como “sacerdotes” da causa dos professores. E nada como resolver já a questão recorrendo a uma fonte insuspeita, o site noticioso Abril/Abril ligado ao PCP que me caracterizou da seguinte forma: “Paulo Guinote (...) tentou desmobilizar os professores da manifestação nacional, em entrevista ao Diário de Notícias.” Acho profundamente injusto para o líder da Fenprof que me coloquem ao seu nível. A ser sacerdote, sou-o da desmobilização, a fazer fé nos camaradas de Mário Nogueira. 
Mas o que causou a irritação de MST para com este simples professor? Pelo que escreveu, foi uma passagem de um artigo no PÚBLICO de dia 18 de Junho, no qual comentava um estudo da OCDE sobre a crescente incapacidade da Educação funcionar como factor determinante para a mobilidade social. A passagem que eu escrevi “com todo o desplante do mundo” é a seguinte: “não é o aumento da escolarização dos indivíduos que, por si só, cria empregos com melhores condições em termos de remuneração e carreira. A relação entre Educação e Economia não é, desde o início da sociedade industrial, de sentido único.” 
A partir de algo que é razoavelmente consensual entre quem conhece estes temas, MST continua interrogando os seus leitores se “Leram bem? Está aqui tudo: um manual de instruções, dito por quem sabe e é escutado por milhares de professores, a preconizar a inutilidade da Educação. Devíamos ouvi-lo também com atenção e meditar no que ele diz. Talvez seja altura de rever tudo”. 
A par de um conselho interessante que muito agradeço – as pessoas deveriam ouvir-me sobre estes temas e meditar no que digo –, MST baralha-se um pouco e confunde diversas coisas. MST não leu o estudo da OCDE nem se informou sobre o tema, como é habitual sempre que escreve sobre Educação. Se o tivesse lido, constataria os seguintes factos:


  • O estudo não é sobre Portugal, muito menos “prova que a aposta na Educação em Portugal falhou”, pois essa é uma inferência feita por analistas que extrapolaram conclusões do estudo.
  • O estudo é sobre a forma como a pobreza condiciona a mobilidade social e impede a ascensão dos mais desfavorecidos, apesar da sua maior aposta na Educação. Escreve-se (p. 13) que “num certo número de países, há uma crescente percepção de que a mobilidade social através das gerações tem declinado e que, crescentemente, a fortuna e vantagens dos pais jogam um grande papel na vida de cada um. Há um crescente pessimismo acerca das possibilidades de melhorar a própria situação financeira ao longo do decurso da vida e essa tendência iniciou-se antes da crise financeira”. 
  • A análise da OCDE não integra Portugal na generalidade das comparações, incluindo as do capítulo 5 sobre o efeito dos antecedentes parentais no desempenho das crianças. Uma análise na qual se afirma que “pais mais educados e mais ricos são mais capazes de ajudar os seus filhos a ter sucesso, independentemente das suas competências e capacidades” (p. 253), algo que seria facilmente compreensível por MST se tivesse tido a trabalheira de sequer aceder ao estudo. 
O que escrevi é a explicação de algo conhecido, que a Educação deixou de ser uma garantia de mobilidade social ao ponto de Henry Levin e Carolyn Kelley já em 1994 questionarem se “A Educação pode fazê-lo sozinha?” e Alison Wolf em 2002 se “A Educação Interessa?”. Em Portugal, muitos jovens qualificados foram obrigados a emigrar porque a Economia não consegue absorver mão-de-obra altamente qualificada. Como em outros países de desenvolvimento falhado, há um fenómeno de “sobre-qualificação” académica que trava o papel tradicional da Educação como “elevador social”. Não enunciei a descoberta da pólvora seca nem da alheira vegetariana. 
Poderia incluir aqui mais referências de estudos e autores que trabalharam este tema (com destaque para Raymond Boudon, L’Inegalité des chances), mas seria inútil, pois MST parece ter orgulho na falta de fundamentação das suas posições em algumas matérias e revela uma preguiça enorme em querer informar-se de forma actualizada. Poderia, contudo, seguir o seu próprio conselho: ler-me (e não só) e meditar. Com esforço, talvez aprendesse alguma coisa." 

Professor do 2.º ciclo do Ensino Básico

A Palavra a Mário Nogueira


A Palavra a Mário Nogueira

"A luta dos professores não se esgota na recuperação do tempo de serviço. Os professores lutam pelo necessário reconhecimento, para carreira, de nove anos, quatro meses e dois dias que cumpriram, trabalhando com os alunos, nas escolas, para o futuro do país, mas também lutam: por uma aposentação adequada e que permita rejuvenescer uma profissão que atingiu um nível de envelhecimento preocupante; por horários de trabalho que respeitem a lei, quanto à organização e à duração; por estabilidade de emprego e profissional, fator decisivo para a estabilidade emocional e pessoal, com óbvias implicações na qualidade do desempenho e na organização das escolas; lutam por concursos justos e transparentes; por uma gestão escolar que os envolva na decisão e não os trate como meros subalternos, “desprofissionalizados”, que aplicam decisões superiores, tantas vezes ditadas por interesses alheios ao direito dos jovens a um ensino de qualidade. Lutam, ainda, contra o caminho da municipalização que, pela calada, anda a ser desenhado."

Pode continuar a ler aqui.

domingo, 24 de junho de 2018

S.TO.P - Greve


S.TO.P - Greve

Amanhã entraremos na quarta semana de greve convocada pelo sindicato S.TO.P com a mesma convicção que tínhamos no primeiro dia em que a efectivamos, o que, na minha escola, acontecerá na próxima quarta-feira.
Força, Professores! A razão está do nosso lado!
E não está do lado dos políticos, como se pode ver em três miseráveis exemplos retirados ao acaso da imprensa nacional.

Finanças sobem salários dos novos membros do Banco de Portugal em 50%

Apoios e subsídios quase duplicam o salário de deputados

Banca já custou 17 mil milhões a contribuintes

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante


Grupo Coral Sem Nome do Agrupamento de Escolas de Amarante

Continuamos a ensaiar sempre que possível, sendo certo que não é fácil conciliar horários nestas nossas vidas profissionais agitadas.
Sim, é verdade, em breve subiremos ao palco.

Antero de Alda e Gérard Fourel


Antero de Alda e Gérard Fourel

A exposição "História de uma bela humanidade: regresso ao Barroso", da autoria de Antero de Alda e Gérard Fourel, será inaugurada no próximo sábado, dia 23 de Junho, pelas 16 horas, na Casa da Granja.
Escutei inúmeras vezes o Antero a falar, com paixão, destes seus projetos. Este em particular, lamentavelmente, já não será realizado com a sua presença física porque o Antero já não se encontra entre nós, mas a família mais próxima - mulher e filhos que eu daqui abraço - e a Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto encarregaram-se de encontrar a força necessária para não defraudar a memória deste Homem/Professor tão sabedor e tão complexo que um dia enriqueceu Amarante, que um dia enriqueceu a Escola onde todos os dias se movia.
Não tenho dúvida que a minha Escola, que também era a dele, comparecerá em peso nas pessoas que continuam a habitá-la e que lhe prestarão a merecida homenagem.
Até já, Antero! Por certo a exposição será imperdível!
E sim, precisamos de relembrar/celebrar esta nossa Humanidade.

A ILC Avança - Novas da Assembleia da República


A ILC Avança - Novas da Assembleia da República

Atenção, ainda está a tempo de assinar a ILC!

Ex.mos Senhores e Senhoras,

 Elementos da Comissão Representativa da Iniciativa Legislativa de Cidadãos -

“Consideração integral do tempo de serviço docente prestado durante as suspensões de contagem anteriores a 2018, para efeitos de progressão e valorização remuneratória”

No seguimento da subscrição da Iniciativa Legislativa de Cidadãos, acima referenciada, cumpre informar que, tendo sido atingido o número mínimo de 20.000 assinaturas previsto no n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 17/2003, de 4 de junho (Lei da Iniciativa Legislativa de Cidadãos), os serviços da Assembleia da República irão desencadear os procedimentos de verificação por amostragem da autenticidade da identificação dos subscritores da iniciativa legislativa, nos termos do no nº 5 do artigo 6.º da referida lei.
O início dos procedimentos de verificação por estes serviços não constitui todavia impedimento à continuidade do processo de recolha de assinaturas, pelo que continua a ser possível a assinatura da iniciativa por todos os interessados na sua subscrição até ao fim do prazo indicado para o efeito.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Paula Bernardo
Chefe da Divisão de Apoio ao Plenário

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Divisão de Apoio ao Plenário |Direção de Apoio Parlamentar
Palácio de S. Bento | 1249-068 Lisboa, Portugal Tel.: +351 21 391 9660 

Ana-Paula.Bernardo@ar.parlamento.pt

A Palavra a Mário Nogueira


A Palavra a Mário Nogueira

Os "moderados" defendem greves até em meados de Julho pois convém lutar... mas não muito muito. Os "radicais" estendem-nas até ao final desse mesmo mês.
Os "moderados" metem os pés pelas mãos na questão dos serviços mínimos e em querer separar as greves dos "moderados" da greve dos "radicais" porque umas só põem em causa conselhos de turma de segunda e as outras já põem em causa conselhos de turma de primeira.
No meio disto tudo nós, os professores, a afirmar que aqui não há propriedades de greves porque, a haver, será sempre Nossa.
No meio disto tudo um ME desorientado e de cabeça perdida.
Pois se as reuniões de avaliação, para se concretizarem, exigem serviços máximos! Pois se estas reuniões, em muitos casos nem sequer são reuniões finais!

terça-feira, 19 de junho de 2018

ILC ou a Reacção da Demagogia e da Alienação a Imperar


ILC ou a Reacção da Demagogia e da Alienação a Imperar

O medo é muito que a ILC, sei lá, passe na Assembleia da República colocando os partidos de esquerda, excepção para o BE, completamente em cheque?
Isto é fruto do desespero? Estão de cabeça perdida para continuarem a alinhar por esta cartilha?
Os professores que promoveram e assinaram a ILC não são manipuláveis? Os tentáculos não nos apanham e silenciam?

Vou transcrever:
"O projecto prevê que seja contado todo o tempo de serviço dos professores em que as progressões nas carreiras estiveram congeladas (entre 2005 e 2007, e entre 2011 e 2017) a partir do próximo ano. No entanto, este reabre uma discussão legislativa que foi concluída no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) e definitivamente fechada com a aprovação de uma recomendação nesse sentido pela Assembleia da República.  A iniciativa legislativa pretende ainda atirar para o próximo ano a concretização do descongelamento, ignorando que, com o OE2018, este já está em vigor, faltando apenas que o Executivo se disponha a negociar o modo e o calendário – o que não aconteceu porque a tutela apenas aceita discutir a quantidade de tempo que não será contabilizada. Para além disto, ao eliminar a possibilidade de negociação, retira também a possibilidade de serem encontradas soluções que possam ser mais benéficas para os professores, por exemplo em matéria de aposentação.
Também não existe qualquer resposta aos trabalhadores das carreiras que estão na mesma circunstância dos professores – cujas progressões dependem essencialmente do tempo de serviço.  Em comunicado, o PCP alertou que a proposta poderia dar «pretextos acrescidos» ao Governo para que não cumpra aquilo que já está na lei, como tem insisitido até agora."

Desculpem lá, mas este texto é para enganar meninos e meninas de coro?

Iniciativa legislativa põe direitos dos professores em xeque

Nota - A partir de agora deixo de colocar logos de partidos políticos neste blogue, mesmo que de pernas para o ar. Porque este Luto tem dupla leitura e eu identifico-me com uma e com outra.

O PS Perdeu, e Pela Segunda Vez, os Professores


O PS Já Perdeu, e Pela Segunda Vez, os Professores

É propositado? Ou é burrice?

O PS perdeu os professores. Perdeu-os num governo em que o primeiro-ministro Costa teve especiais responsabilidades ao lado de um indivíduo que já esteve preso e que está, neste momento em que escrevo, às voltas com problemas gravíssimos com a Justiça e voltou a perdê-los agora, com uma condução do mais inábil que se possa imaginar em todo o dossier referente aos professores.
É até bem provável, sem que eu tenha quaisquer poderes de adivinhação, que o PS tenha já perdido, para além dos professores, qualquer hipótese de aspiração à governação num futuro governo da Nação. A revolta é muito grande dentro das escolas portuguesas. Arrisco até a dizer que a revolta nunca foi tão grande dentro das escolas portuguesas.

Serviços mínimos: Governo arrisca-se a perder de vez os professores, alerta director

segunda-feira, 18 de junho de 2018

ILC - Expresso/Público/Sol


ILC - Expresso/Público/Sol 

E eis que, nisto da ILC e a dar crédito ao que o Público noticia, o PCP vem dar a mão ao seu braço de eleição no terreno, Mário Nogueira mais a sua estimada FENPROF, que, ultimamente, o mais que tem sabido é dar tiros nos próprios pés.
Continuai com a estratégia, continuai! Ides longe. Porque o que interessa não é a justiça da contagem do trabalho efectivamente realizado, são os vossos joguinhos de bastidores. Ides longe! Não se esqueçam que milhares de olhos, dos professores e das suas famílias, estão, por estes dias, a observar e a registar tudo.

PCP dificulta sucesso de iniciativa de professores no Parlamento

E já estou fartinha de dizer que não, uma ILC não é, nunca foi e nunca será uma petição!

Petição de professores em risco de não ser votada antes das férias

“Está na altura de passarem das palavras aos atos e serem coerentes com o que votaram”

Nem mais, Alexandre!

Tempo de serviço dos professores volta ao Parlamento. “Está na altura de passarem das palavras aos atos e serem coerentes com o que votaram”

domingo, 17 de junho de 2018

Última Hora - ILC


Última Hora - ILC

Como já todos sabem a ILC atingiu ontem o número mágico de 20 mil assinaturas e, um dia destes, a ILC será apresentada à Assembleia da República, após interrupção na recolha de assinaturas.
Por isso, se ainda querem entrar neste barco, que uniu tantos de nós a remar a bom remar, não se atrasem e assinem já! Amanhã já pode ser tarde.

Nota - Estamos, neste preciso momento em que escrevo, com 20264 assinaturas. Junte-se a nós, assinando esta, única, ILC.

https://participacao.parlamento.pt/register

A Luta Continua


A Luta Continua

"Ontem, chegou ao Ministério da Educação um novo pré-aviso de greve da plataforma dos dez sindicatos, incluindo a FNE e a Fenprof, para estender até dia 13 de julho o protesto às avaliações e para incluir a paralisação às reuniões de preparação do próximo ano letivo (reuniões de distribuição de serviço e horários aos professores e reuniões de matrículas). No horizonte dos sindicatos estão ainda greves para o primeiro dia de aulas do próximo ano letivo e para quatro dias na semana de 5 de outubro, quando se assinala o Dia Mundial do Professor."

in Sol - Greve une professores ‘como nunca’

sábado, 16 de junho de 2018

ILC - Projecto de Lei


ILC - Projecto de Lei

Com muitas peripécias pelo meio... hoje mesmo a caca da plataforma da assembleia crashou às 19999!!!... chegamos e ultrapassamos já as 20 mil assinaturas exigidas para que uma iniciativa legislativa de cidadãos possa continuar a fazer o seu trajecto e seja discutida e votada na casa que tem de voltar a representar o Povo.
Hoje, confesso-me orgulhosa pelo trajecto já percorrido na companhia de um grupo restrito de professores maravilhosos, representativo de uma classe que ainda não desistiu de pensar. E na companhia de uma mãe maravilhosa, Ana Paula Doutel, mãe de um filho igualmente maravilhoso que eu tive a sorte de ter um dia dentro da minha sala de aula!
A todos, gente próxima de mim, gente desconhecida, professores nómadas que percorrem de lés a lés este rectângulo à beira mar plantado... aqui deixo o meu comovido obrigada. Nunca duvidei que este dia ia chegar.
Entretanto, continuem a assinar. Temos de entrar na nossa casa com uma folga confortável. Chegaremos às 100 mil?

E não, pela milésima vez, isto não é uma petição!!!

Público
Petição força deputados a votar contagem integral da carreira


ILC - 20 Mil Assinaturas


ILC - 20 Mil Assinaturas

Hoje, por certo, será o dia em que atingiremos as 20 mil assinaturas necessárias para que a Iniciativa Legislativa de Cidadãos seja admitida na Assembleia da República e seja obrigatoriamente discutida e votada pelos senhores deputados da Nação. A um mês do fim do prazo, vamos cumprir a empreitada em que nos empenhamos desde o início. E no início era um e depois eram dois e eram oito, dez, cem, mil... e foi um gozo do caraças ver este número crescer e criar-se um verdadeiro barco comum que tem estado a remar como pode, sem nunca fraquejar, sem nunca esmorecer.
E não foram só professores. E perdoem-me todos estes por não os nomear, são tantos os remadores/professores de primeira água que foram incentivando todos os outros com números sempre actualizados desde o nascer ao pôr-do-sol, com desenhos e cartazes criativos, em grupos no facebook, nas escolas, na sociedade civil, mas hoje quero agradecer a uma mãe e encarregada de educação muito especial que, não sendo professora, remou ao nosso lado desde a primeira hora, reconhecendo a justeza da nossa luta e empenhando-se nela - Ana Paula Doutel.
De resto, é para mim um orgulho estar no grupo dos oito promotores deste exercício de cidadania tão invulgar entre nós, deste exercício de independência política e de liberdade de expressão que resulta de um ponto que para nós é sagrado - o tempo de serviço que efectivamente prestamos é para ter todos os efeitos previstos e correspondentes e não para ser apagado por um qualquer governo, muito menos por um governo dito "socialista" e, ainda para mais, que governa espaldado por dois partidos de esquerda.
Precisam de dinheiro? Vão buscá-lo onde ele está e onde o continuam a depositar, a saber, nas PPP, nos bancos, nas rendas excessivas... na duplicação dos vossos ordenados de deputados que engordam com esquemas videirinhos.
Por último, deixo um pedido aos meus leitores - Quando atingirmos as 20 mil assinaturas, continuem a assinar. Quantos mais formos, mais confortáveis estaremos todos. Sim?

Se ainda não assinou a ILC, pode fazê-lo aqui. Aqui lhe deixo o tutorial... que é bem capaz de chegar às 10 mil visualizações.





Professora, Vamos Fazer uma Revolução?

Revolução - Sala de História 
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Professora, Vamos Fazer uma Revolução?

Confesso que gosto de jogar limpinho com os meus alunos. Honestidade precisa-se e esta deve começar em casa e ter um prolongamento na Escola nos gestos diários que fazemos, que por eles são escrutinados, gestos estes que devem reflectir o que dizemos sob pena de sermos simulacros... talvez de muitos exemplares de políticos que parecem reproduzir-se das ervas daninhas e que vivem emaranhados em esquemas manhosos, às vezes muito mais do que manhosos.
Antes da greve começar, greve que ainda decorre às reuniões de avaliação, falei francamente com os alunos de todas as minhas turmas sobre o profundo descontentamento dos professores portugueses relativamente ao poder político e a quem nos tutela. E expliquei-lhes os 9 anos, 4 meses e 2 dias de que nós não abrimos mão. Vejamos, se a minha carreira contributiva for de 40 anos... como explicar a justiça de me fazerem desaparecer, para efeitos de progressão, 1/4 dela?!
Confesso que também gosto de os espicaçar, de os deixar atordoados com aquilo que por vezes digo, fazendo trocadilhos que eles não estão habituados a ouvir e que, de repente, lançados assim de supetão sobre uma sala de aulas cheia de adolescentes, os fazem arrebitar as orelhas, as dúvidas sobre se entenderam o que lhes disse espalhadas pelas caras... e... Professora, não se importa de repetir o que disse? E eu lá repito, devagarinho...
A última foi - Tomem nota para o resto da vossa vida - se vocês forem bem mandados, sejam bem mandados... mas se vocês forem mal mandados, sejam mal mandados!
Bom, penso que todos eles entenderam o sentido das minhas palavras, sabem que nós fazemos uma equipa na sala de aulas, precisamos uns dos outros para progredir e ficaram absolutamente solidários com a nossa luta apesar dos constrangimentos que esta greve traz para todos - para eles, mas também para nós.
Os alunos de uma das turmas em particular reagiram de forma entusiasmada a esta centelha de fogo que atravessou aquele espaço contido entre quatro paredes - eu sou, frequentemente, uma professora entusiasmada na sala de aula - centelha de fogo que hoje está presente e lavra forte na sala de professores - e atirou-me entusiasmado e com os olhos a brilhar - Professora, vamos fazer uma Revolução?

Bom, o melhor mesmo é fazermos duas - Uma a começar no interior de nós próprios, a outra... pode ser todos os lados...
E começamos pela Sala de História. Estamos a sair das catacumbas. Eu e eles. Descalços.