quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Amadeo de Souza-Cardoso e os Tomates

DOMINGO, 17 DE ABRIL DE 2016

Amadeo e os Tomates

Imagem surripiada na Net

Amadeo de Souza-Cardoso e os Tomates

Os tomates são, para quem não sabe, o fruto do Solanum lycopersicum, planta originária da América Central e do Sul. As várias espécies daí nativas foram trazidas para a Europa, onde enraizaram, tendo-se adaptado bastante bem ao clima de algumas regiões.
Aqui, por Amarante, já se deram lindamente e atingiram o seu expoente máximo no tempo de um Amadeo de Souza-Cardoso que fugiu daqui a sete pés por causa das dificuldades respiratórias sentidas... e porque abafava...
Entretanto, passados cem anos sobre a sua morte, os tomates encontram-se em vias de extinção aqui pela localidade, penso até que pelo país, sobrando agora poucos exemplares em boas condições de conservação e de reprodução.
Ora esta extinção progressiva dos tomates liga-se directamente ao abafamento que por aqui se faz sentir, e não estamos no Verão!, tal como o sentiu Amadeo de Souza-Cardoso, que escreveu, em 1907:  "Aqui (Paris) respira-se, em Portugal abafa-se."

Lamento, Amadeo, passados mais de cem anos, e uns regimes políticos depois, continuamos a abafar por aqui. O que tem efeitos desatrosos na cultura dos tomates.

Nota - Adaptado de texto escrito em 2016 mas que se mantém de uma actualidade a toda a prova. Infelizmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário