segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Desaparecidos em Combate / The Silence of the Lambs

Igreja de S. Pedro - Largo de S. Pedro - Amarante
Fotografias gentilmente cedidas

Desaparecidos em Combate / The Silence of the Lambs

Hoje vou-vos contar uma história da carochinha própria para embalar meninos e meninas de coro. Preparados(as)?

Era uma vez uma igreja antiga, barroca, muito linda e rica em talha dourada, que ficava mesmo mesmo no centro histórico de Amarante. Muitos enchiam o peito com ela, património para aqui, património para acolá... ai que beleza de património o nosso!
Era tão mas tão interessante... que foi classificada como Imóvel de Interesse Público através do Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982.

A igreja para lá esteve anos e anos a fio, sossegadita e sem perturbar fosse quem fosse. Até que, num feio dia/noite de tempo negro como breu, alguém resolveu meter-se com ela forte e feio e surripiar-lhe os dois belíssimos anjos tocheiros que não ficaram para contar a história do que foi estarem ali esticados, sempre na mesma posição, quais estátuas humanas modernas!, a ladear, vigilantes, a entrada da capela-mor da dita cuja igreja de património tão mas tão interessante! Os anjos tocheiros, sobreviventes das estuporadas invasões francesas e das suas tropelias... isto para ser meiga... não sobreviveram às mãos de quem os devia cuidar e foi... e foi... e foi... pois... pois foi um ar que se lhes deu e lá se escafederam duas peças únicas, património do estado, património de todos nós... desaparecidas em combate sob "the silence of the lambs".

Sem comentários:

Enviar um comentário