domingo, 12 de julho de 2020

A Minha Opinião Quanto à Semestralidade das Disciplinas em Contexto de Pandemia

Imagem retirada daqui.

A Minha Opinião Quanto à Semestralidade das Disciplinas em Contexto de Pandemia

A semestralidade das disciplinas entrou, no meu agrupamento, no 3.º Ciclo, há dois anos, com as disciplinas de História e de Geografia. Estendeu-se, durante o ano lectivo que ainda decorre, às disciplinas de Físico-Química e de Ciências. Toda a gente, que leu este meu post escrito durante o primeiro semestre deste ano lectivo, sabe que eu gostei da experiência que me foi proporcionada pela tomada desta opção no meu agrupamento e que decorreu da elaboração e implementação de um Projecto de Inovação Pedagógica que a tutela aprovou para o meu agrupamento.
No entanto, e face à conjuntura actual de pandemia, que previsivelmente se vai agravar com a chegada dos próximos Outono e Inverno penso que seria de interromper a experiência face ao superior interesse dos alunos.
Vá que a miudagem, que este ano ficou quase sem aulas presenciais às disciplinas de História e de Físico-Química, ou às de Geografia e Ciências, ou ficou quase sem aulas presenciais a disciplinas decorrentes de uma qualquer outra combinação e, azar dos azares, tem de confinar, por período que nós agora não adivinhamos, exactamente num tempo em que estão a decorrer as aulas das disciplinas que agora, estes alunos, pouquíssimo conheceram em período presencial?
Pois... não correremos o risco de estarmos a prejudicar o percurso destes alunos limitando as suas escolhas em futuro não muito distante? Não correremos o risco de poder, hipoteticamente, penalizar os mesmos e às mesmas disciplinas, aprofundando, assim, a disrupção a estas disciplinas decorrente desta não resolvida pandemia? Não poderemos estar a condicionar, de forma insuportável, as escolhas futuras dos miúdos?
É que, por muito que saltem e corram, o ensino à distância nunca terá a qualidade de um ensino presencial e será sempre um remendo, um remedeio, que sim, é bem melhor do que nada, mas que não chega aos calcanhares da magia dos olhos nos olhos que acontece numa Sala de Aula.

3 comentários:

  1. A pandemia e o ensino a distância só pos nu o quão errado é só optar pela semestralidade da disciplina na de história. Não concebo que qualquer professor de história o defenda.

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  2. Todos nós somos diferentes e todos temos o direito às nossas opiniões. Por exemplo, eu sou professora de História e reconheço, na semestralidade algumas vantagens - um exemplo - ganhei um tempo semanal que tanta falta me fazia para consolidar aprendizagens.
    Agora, ainda bem que o Unknown, e eu já agora!!, vive numa democracia...
    E ainda, ok, não concebe, mas por que razões?

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  3. Um conselho muito simples, terminar com a burocracia e devolver aos professores o espaço necessário para voltarem a serem professores. Terminar de vez com os créditos e as formações inutéis e valorizar o conhecimento de grau e com provas públicas. Democratizar a gestão Escolar, com a instalação do velho conselho pedagógico, com os grupos e acabar com os departamentos, essa coisa tão inutil que nada trouxe de transversalidade e de interdisciplinariedade. Instalar nas Escolas um órgão tipo conselho académico por grau académico e dar por terminado o tão inoperante Conselho e Assembleia Escolar. Abraço amigo do F. Matos Rodrigues

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