segunda-feira, 19 de julho de 2021

A Personificação da Hipocrisia Política (Local)

Vistas panorâmicas da casa onde nasci
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães 

A Personificação da Hipocrisia Política (Local)

. (...)

. Os recantos, os quelhos, as traseiras, as ruínas... a arte a imperar em todos esses recantos... e foi preciso ir a Dax para não aprender coisa nenhuma achando que aprendeu muito... trabalhando toda a cidade e mesmo fora dela... abrindo até os interiores das habitações... que lindo! Até me fez lembrar a filosofia que impera por detrás da organização da Festa Amarantina, uma festa organizada entre vizinhos a custo zero e que já fez mais pela rua mais antiga de Amarante, a antiga Rua da Cadeia, do que toda a obra mandada executar em oito anos de mandato sewguidos e em que assistimos à arrogância do estuporamento completo do Largo de S. Pedro, situado bem no miolo do centro histórico de Amarante, transformando-o num radiador gigante que contribui para a elevação da temperatura aqui no burgo, em tempos de gravíssimas alterações climáticas. Também não lhe interessa. Ele não vive aqui, e, por aqui, refiro-me ao miolo amarantino.

. Foi preciso vir uma pessoa de fora para que o "nosso" edil descobrisse quelhos amarantinos que por aqui estão desde antes do seu nascimento, desde antes do nascimento do meu pai, José Ismael Queiroz, e, seguramente, muitos desde antes do nascimento do meu avô, Rodrigo Queiroz e mesmo do meu bisavô, Álvaro Queiroz. Obrigada Lino Silva, por conseguires o que eu não consegui através da palavra escrita, sempre escrita e sempre sempre assinada, desde 2007!

. Sim, o edil amarantino descobriu agora que há quelhos que necessitam de muita atenção na requalificação, no asseio... culpa das entidades públicas e privadas... diz ele, como se não tivesse nada a ver com o assunto ao ocupar o lugar mais alto na administração pública há dois mandatos consecutivos. Mas também, ao olhar para as obras megalomanas que nos arruinam uma paisagem, que durante décadas permaneceu imaculada e intocada, de "betão", só penso e peço... senhor presidente, esqueça os quelhos, os recantos, as traseiras, as ruínas, o rio, a alameda... esqueça a terra mais "bela do mundo", para usar as suas palavras, enquanto alegremente nos mata a galinha dos ovos de ouro com intervenções metidas à martelada por toda a cidade, estuporando-a, agora em ano de eleições, e, por isso, a todo o vapor.

. E, Amarantinos, a culpa de tudo isto também é nossa. 

. E deixo só um exemplo da estupidez humana. Fotografado, para memória futura, este é o mega parque de estacionamento da cidade situado na margem direita do rio Tâmega, situado em pleno leito de cheia. Na margem esquerda existe outro... às moscas.

Nota - E sempre que fotografo este desastre fico com os olhos rasos de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário