quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Bi (s) Avó - Jóia de Luz Dois (Três)

J - 30/9/2021
Fotografia de J

Bi (s) Avó - Jóia de Luz Dois (Três)

Chegou serena e decidida para me enriquecer os dias. E eu encarregar-me-ei de lhe enriquecer os dela. 
Que tenhas uma vida leve, leve, minha nova Jóia de Luz! 
Sê muito bem vinda. 

domingo, 26 de setembro de 2021

Texturas Minhas


Texturas Minhas - Serra da Aboboreira

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Texturas Minhas

Em tons quentes de Terra-Mãe e de Solo Sagrado.

domingo, 19 de setembro de 2021

Respeito - Arquitecto Rolando Torgo

Calor - Serra da Aboboreira
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Respeito - Arquitecto Rolando Torgo

Lembro-me dele recorrentemente. Continua a fazer-me falta nesta rua que foi dele e que continua a ser minha. Continua a fazer-me falta à volta de uma qualquer mesa no café de todos os dias, fundado um dia pelo meu avô paterno em sociedade informal com mais dois tios-avós. E continuo a sentir muito a falta das longas conversas que com ele mantinha sobre arquitectura, sobre a cidade, sobre o mundo.

Pessoa reservada, fui, de facto, uma privilegiada por com ele ter privado bem de perto.

Sente o calor, Senhor Arquitecto?

Nota - Grata pela ajuda, cunhada!

sábado, 18 de setembro de 2021

Campanha da Coligação PSD/CDS - Anedota


Campanha da Coligação PSD/CDS - Anedota

A historinha, verídica, passou-se com pessoa íntima e é de rir até ir às lágrimas.

Para quem não sabe, a coligação PSD/CDS está no poder há dois mandatos consecutivos e concorre agora ao terceiro mandato.

Hoje, membro pelo menos muito simpatizante ao ponto de arruar por esta coligação, depois de cumprimentar a dita pessoa íntima, por certo muito entusiasmado com a campanha, atira-lhe um ou dois "Temos de mudar isto! "Temos de mudar isto!"

E pronto, por agora é só isto. Se os próprios pensam assim... quem sou eu para os contrariar?



sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Terapiando - Trabalho Livre e Criativo em Bastidores - Jóia de Luz

 


Terapiando - Trabalho Livre e Criativo em Bastidores - Jóia de Luz

Passagem de testemunho intergeracional, através do trabalho em bastidores, entre esta avó e este neto que em breve deixará de ser único e que fez questão de aprender este trabalho livre e criativo participando, assim, em trabalho que está a ser realizado para a Jóia de Luz Dois.

O trabalho resume-se a entrelaçar gerações desde a minha avó Luzia, a minha mãe Maria Helena, eu própria, a minha filha J e o J, pois claro! O trabalho faz-se de forma muito tranquila e sossegada, é, para mim, muito criativo e serve-me que nem uma luva como terapia.

Experimentem. O vídeo pode ajudar.

sábado, 11 de setembro de 2021

Da Terra/Da Família

 

Da Terra/Da Família
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães 

Da Terra/Da Família

Os frutos/figos e marmelos, devo-os ao meu pai. As cenouras, os pimentos e os tomates devo-os ao meu irmão que se lembrou de fazer uma horta, algures pelo ano passado, fazendo as delícias do meu pai que um dia me entrou em casa todo satisfeito dizendo: - O teu irmão lembrou-se de fazer uma horta junto ao tanque com um amigo...ele não percebe nada daquilo mas vai aprender...

O meu pai a cada passo lá ia, subia aos quintais e fiscalizava o andamento da coisa. Ainda viu a germinação de vários produtos hortícolas e chegava-me a casa todo satisfeito e orgulhoso da horta do seu filho que nunca na vida foi agricultor... nem sequer em sonhos!

A marmelada já feita é a primeira onde as mãos do meu pai não tocaram. Desde sempre era ele que apanhava os marmelos nos quintais e ajudava a fazer a marmelada, primeiro a par com a minha mãe, depois aqui em casa onde a marmelada tinha sempre a sua intervenção.

Hoje, no jardim da sua casa guiando um jasmim, olhei para a rua e, ao longe, "vi" o meu pai com o meu neto pela mão a aproximar-se... sim, podia ser ele...

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Campanha Eleitoral Independente Minha - Promessas

Perspectiva possível para o ano
As ervas loucas, já cortadas mas completamente espalhadas pelo chão, paredes, portas, janelas e afins
Os montes de ervas grosseiramente varridos pela vizinhança que já nem tem idade para isto
Quelha "limpa".
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Campanha Eleitoral Independente Minha - Promessas 

Prometo que as quelhas de Amarante nunca acumularão ervas loucas e que estas serão cortadas como quem corta as ervas nos meus campos da Barca e as trata como um relvado. Aliás, e pensando melhor, prometo que as ervas serão arrancadas pelo pé, como faço nos meus caminhos na Barca porque jamais usarei ervicidas e coisa que tal em chão meu.

Prometo que, a par disto, as quelhas serão minuciosamente varridas como varro os caminhos empedrados da Barca e que eu faço com as minhas próprias mãos, monte acima, monte abaixo.

Prometo que nunca a erva será cortada para ficar toda espalhada pelo chão nem um dia, nem dois dias, nem os dias que calhar. E prometo que, depois de limpa, nunca uma quelha ficará no estado documentado nas últimas duas fotografias.

Ah! E pensando melhor, prometo que me vou deixar de ovelhas e vou passar às vacas que executarão a tarefa de corte e farão posteriores lambidelas de chão, aproveitando os restos, deixando as quelhas que nem uns brinquinhos.

E não me venham falar em poios quentes de vacas espalhados pelo chão que aqui no centro histórico já nos chegam os poios e mais poios dos cavalos que por aqui se passeiam com elegantes amazonas em cima. Obviamente, está tudo pensado ao pormenor e as vacas contratadas usarão as adequadas fraldas.

Palavra de política. Continuais a votar em mim?

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Campanha Eleitoral Independente Minha - Por uma Amarante que Seja de Novo Princesa

Quelha dos Eirados - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Campanha Eleitoral Independente Minha - Por uma Amarante que Seja de Novo Princesa

Este post serve para informar os meus leitores que concorro ao posto, não remunerado, de Zeladora Independente desta cidade que é minha. Aliás, atenta desde sempre aos problemas da cidade onde nasci, em casa voltada para o rio na Rua Cândido dos Reis, tenho exercido, volta e meia, neste blogue que é meu e do qual sou a única tratadora, esta humilde função que me deixa, amiúde, indignada.

Hoje pedi emprestada a um amigo uma ovelha. E como quem tem amigos tem tudo, foi meu dito, foi meu feito e aqui está ela a fazer a limpeza da minha quelha, a que o senhor presidente chama "quelho" e o anterior poder autárquico ps, por certo com a mania das grandezas, baptizou de rua não sei das quantas. Mais chique, portantos.

Ora, prometo, se votarem em mim para este cargo independente, picar-vos-ei os miolos para que todos façam a sua parte. Faríamos até um rebanho bem jeitoso entre todos e podemos até trazer novo turismo para Amarante promovendo viagens de cassapos conduzidos pelas ovelhas. 

Que vos parece?

Futuro

 

Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Futuro

E é isto. A vida decorre, persiste e renova-se, misturando sangues de uns e de outros.

domingo, 5 de setembro de 2021

Terapiando com Tecidos Familiares - Quem Tem Amigos Tem Tudo


Terapiando com Tecidos Familiares - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Terapiando com Tecidos Familiares - Quem Tem Amigos Tem Tudo

Esta terapia, feita com tiras de tecidos diversos trabalhadas em ponto baixo, era uma antiga técnica de reciclagem usada para o reaproveitamento de roupa usada até ao tutano. Nada se descartava numa época de poucos recursos e que é em tudo oposta ao usa e deita fora tão praticado nos nossos dias pelas pessoas que fazem os países ditos de "desenvolvidos".

Neste tapete de "trapos" cabem diversas gerações da minha família, desde a minha avó Luzia, o meu pai, a minha mãe, o meu cara metade, a minha filha, eu própria, sobrinhas... e o mais que for calhando e cabendo, nunca à sorte, neste tapete que construo por estes dias para a minha nova neta que está quase a chegar.

Pois um dia destes fui surprendida por uma amiga de sempre. Disse-me, entregando-me dois lenços:

- É para tu meteres no tapete. Faço questão de também estar no tapete da tua neta.

É claro que já lá consta. 

Muito grata por tudo, sim Amiga?

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Amostras de Património Mundial da Humanidade




Amostras de Património Mundial da Humanidade
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Amostras de Património Mundial da Humanidade

Nas minhas veias corre sangue deste Douro moldado pelo Homem, desta paisagem vinhática e socalcada que persiste desde tempos imemoriais e que tão justamente foi considerada Património Mundial da Humanidade. 

Muito grata por tudo, Mamã.

Amigas e Amizades

Amigas e Amizades - S. Gonçalo/Sabrosa

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Amigas e Amizades

Amizades entre mulheres que se respeitam nas suas especificidades, diferenças, opiniões.

Grata pelo dia, Amigas! Eu estava a precisar e o motivo deste encontro não podia ser mais nobre.


Nota - Ramo Gardénia. Belíssimo para belíssima Mulher!