quinta-feira, 27 de abril de 2023

A Minha Contribuição para o PAA do Agrupamento Teixeira de Pascoaes - Comemoração do Quase Cinquentenário do 25 de Abril

24 de Abril de 2023 - Rossio - Lisboa
Fotografias de José Sena Goulão - Agência Lusa

A Minha Contribuição para o PAA do Agrupamento Teixeira de Pascoaes - Comemoração do Quase Cinquentenário do 25 de Abril

Ir de Amarante a Lisboa no dia 24. Acampar uma noite na calçada lisboeta do Rossio com outros trabalhadores que fazem a Escola Pública todos os dias, entre os quais uma colega com dois filhos pequenos que jamais esquecerão estas comemorações. Acordar às 6 da manhã do dia 25 de Abril para os directos feitos do acampamento berrando, nesta alvorada, "Bom dia Liberdade!". Ir para o Largo do Carmo e fazer um mega-piquenique neste mesmo Largo muito excelentemente acompanhada. Olhar para uma frase batida, de Salgueiro Maia, e passo a citar "Às vezes é preciso desobedecer." e deixar esta frase a marinar dentro dos meus irrequietos neurónios. Ir para o Marquês e integrar uma mega manif em que a coluna do S.T.O.P. era a cauda gigante dela. Calcorrear, nesse dia, 12 km sob um sol escaldante a bater-me na pele. Perder o autocarro de volta para a terra natal. Acampar mais uma noite na calçada lisboeta do Largo do Carmo com outros trabalhadores que fazem a Escola Pública todos os dias, pensando no que se passou, em dia já distante de há 49 anos atrás, naquele Largo do Carmo. Acordar em outra alvorada para mais directos e indirectos gravados, fazer a trouxa e zarpar. Apanhar o metro, apanhar a camioneta, sair em Amarante e calcorrear as suas calçadas com o pessoal a dizer "Ainda agora a vi na televisão, em Lisboa, e já está aqui!" Sim, eu sou rápida e veloz!

Chegar a casa feliz por ter dado a maior contribuição possível para as actividades do PAA do meu Agrupamento. Chegar a casa e ficar grata por ter sido fotografada pelo José Sena Goulão, fotógrafo a fazer a cobertura da coisa para a Agência Lusa e que teve a gentileza de me mostrar as fotos e a amabilidade de mas enviar para eu as partilhar, aqui, nesta minha casa, para a posteridade. São evidências que não me faltarão para a elaboração do meu relatório para mudança, em Janeiro de 2024, para o oitavo escalão.

Muito grata, José Sena Goulão! O mundo também é feito de Pessoas Bonitas e Gentis, que contribuem, de forma indelével, para que nós não percamos a esperança no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário