ESA - 8ºF - Ano Lectivo 2006/07
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Fotografia tratada por Michal Lewtak
5 de Outubro
Hoje comemora-se a Implantação da República, ocorrida no dia 5 de Outubro de 1910.
Sim, a Monarquia estava já moribunda e esgotada em si mesma. Sim, estava já agonizante. E o regime morreu mesmo nesse longínquo dia do século passado, em consequência de uma revolução que deu a estocada final nesse sistema de governação e implantou um novo sistema, a República que, durante longos anos, não deu melhores frutos, pelo contrário, e que desembocou no Salazarismo que nos tolheu durante décadas.
Pobre país este que parece não acertar, que parece continuar a passar ao lado de oportunidades que se vão consecutivamente esboroando e perdendo.
E esta última ideia leva-me à segunda comemoração deste dia.
É que hoje comemora-se o Dia Mundial do Professor e lembrei-me da célebre frase proferida faz algum tempo, pela nossa Ministra da Educação "Perdi o apoio dos professores, mas ganhei o dos portugueses."
Errado. Estando a excluir do somatório dos portugueses os professores, a nossa Ministra da Educação está já a excluir muita gente e logo uma das franjas da população com mais responsabilidades nesta tarefa enormesca e complexa, que não tem fim, e que é educar.
E voltei a pensar se não era uma atitude muito mais inteligente ganhar-nos a todos - alunos, pais, professores, auxiliares de acção educativa, patrões e empregados diversos, comunicação social, políticos... para esta luta que deve ser de todo um país e que deve ser travada sem tréguas: a da instrução/educação de um povo que continua quase analfabeto e a achar que sabe tudo, a da instrução/educação de um povo que olha para o trabalho como um fardo e não como um bem, a da instrução/educação de todo um povo que sonha derreter dinheiro em centros comerciais e consumir, consumir, consumir. Claro que estou a generalizar. Claro que nem toda a gente pensa assim e se comporta assim e, claro, muita coisa já mudou e está a mudar na mentalidade dos portugueses. E temos que conseguir ultrapassar juntos este handicap que carregamos connosco e que é o de uma educação/instrução/cultura deficientes.
E voltei a pensar se não era uma atitude muito mais inteligente ganhar-nos a todos - alunos, pais, professores, auxiliares de acção educativa, patrões e empregados diversos, comunicação social, políticos... para esta luta que deve ser de todo um país e que deve ser travada sem tréguas: a da instrução/educação de um povo que continua quase analfabeto e a achar que sabe tudo, a da instrução/educação de um povo que olha para o trabalho como um fardo e não como um bem, a da instrução/educação de todo um povo que sonha derreter dinheiro em centros comerciais e consumir, consumir, consumir. Claro que estou a generalizar. Claro que nem toda a gente pensa assim e se comporta assim e, claro, muita coisa já mudou e está a mudar na mentalidade dos portugueses. E temos que conseguir ultrapassar juntos este handicap que carregamos connosco e que é o de uma educação/instrução/cultura deficientes.
Mas não vamos lá excluindo precisamente os professores desta luta. Assim não vamos lá e será mais uma oportunidade perdida.
E sinto que não temos um minuto a perder... porque já perdemos séculos!
Confesso que me causa perplexidade, quando lecciono no 9º ano a sociedade de consumo e alerto os meus alunos para o consumo consciente e responsável, o teste, completamente informal, que faço dentro da sala de aula. Quem tem uma televisão em casa? Já cheguei a estar isolada dentro da sala de aula sem ninguém para me acompanhar nesta minha atitude espartana. Quem tem duas televisões em casa? Contam-se pelos dedos de uma mão. Quem tem três televisões em casa? Contam-se pelos dedos de duas mãos. Quem tem quatro? Quem tem cinco?!!! A loucura já chega às sete! Sete televisões para uma casa só?! Eu que não sou grande consumidora de televisão e que tenho assistido a uma crescente degradação da qualidade da programação dos vários canais televisivos, excepção feita para o canal 2, que mantém uma informação sóbria e séria e as melhores séries que por aí andam, fico perplexa. Mas é que fico mesmo perplexa. E fico perplexa quando vejo os meus alunos com dois telemóveis! Dois telemóveis?! Para quê? É que não é só o dispêndio de os comprar... e alimentá-los? Confesso que fico perplexa. Mas fico ainda mais perplexa quando vejo o meu país, de tanga, a construir dez estádios de futebol que não são necessários e a perspectivar a construção do TGV que é inexistente nos países mais desenvolvidos da Europa e que nos poupará uns ridículos minutos na viagem Porto-Lisboa!
E sinto que não temos um minuto a perder... porque já perdemos séculos!
Confesso que me causa perplexidade, quando lecciono no 9º ano a sociedade de consumo e alerto os meus alunos para o consumo consciente e responsável, o teste, completamente informal, que faço dentro da sala de aula. Quem tem uma televisão em casa? Já cheguei a estar isolada dentro da sala de aula sem ninguém para me acompanhar nesta minha atitude espartana. Quem tem duas televisões em casa? Contam-se pelos dedos de uma mão. Quem tem três televisões em casa? Contam-se pelos dedos de duas mãos. Quem tem quatro? Quem tem cinco?!!! A loucura já chega às sete! Sete televisões para uma casa só?! Eu que não sou grande consumidora de televisão e que tenho assistido a uma crescente degradação da qualidade da programação dos vários canais televisivos, excepção feita para o canal 2, que mantém uma informação sóbria e séria e as melhores séries que por aí andam, fico perplexa. Mas é que fico mesmo perplexa. E fico perplexa quando vejo os meus alunos com dois telemóveis! Dois telemóveis?! Para quê? É que não é só o dispêndio de os comprar... e alimentá-los? Confesso que fico perplexa. Mas fico ainda mais perplexa quando vejo o meu país, de tanga, a construir dez estádios de futebol que não são necessários e a perspectivar a construção do TGV que é inexistente nos países mais desenvolvidos da Europa e que nos poupará uns ridículos minutos na viagem Porto-Lisboa!
É por isso que penso que Portugal não tem só um problema por resolver com o povo, tem também um problema por resolver com as elites que nos têm governado sucessivamente numa lógica do "Quem vem a seguir que feche a porta! que até dói.
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Professor. A nossa actividade é fundamental. Todos nós, professores, sentimos isso. Seja aqui, seja na Finlândia, em Moçambique, na China, na Bolívia...
Seria bom que os nossos governantes nos quisessem unidos do lado da barricada dos que lutam pela alfabetização, dos que lutam pela instrução, pela educação, pela cultura. Seria bom. Mas temo que com exemplos destes, vindos de cima, não ganhemos nenhuma batalha e muito menos a guerra!
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Professor.
Haverá motivos para comemorar? O futuro apresenta-se prazenteiro? Será dia de festa e de alegria?
Sim, claro. Na segunda-feira teremos de novo os miúdos a povoar a escola num processo que se perpetua geração após geração, com todas as dificuldades inerentes a este trabalho de partilha, essencialmente de partilha.
Nota - Obrigada, Michal, pelo teu trabalho. São alunos como tu que nos fazem ter orgulho na nossa profissão e que nos dão coragem para fazer mais e melhor.
Seria bom que os nossos governantes nos quisessem unidos do lado da barricada dos que lutam pela alfabetização, dos que lutam pela instrução, pela educação, pela cultura. Seria bom. Mas temo que com exemplos destes, vindos de cima, não ganhemos nenhuma batalha e muito menos a guerra!
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Professor.
Haverá motivos para comemorar? O futuro apresenta-se prazenteiro? Será dia de festa e de alegria?
Sim, claro. Na segunda-feira teremos de novo os miúdos a povoar a escola num processo que se perpetua geração após geração, com todas as dificuldades inerentes a este trabalho de partilha, essencialmente de partilha.
Nota - Obrigada, Michal, pelo teu trabalho. São alunos como tu que nos fazem ter orgulho na nossa profissão e que nos dão coragem para fazer mais e melhor.
Blue Scorpion is a great animal politcs! When she speaks, the world is like a vulcan!
ResponderEliminarMais uma vez o fez um post do 8ºF...
ResponderEliminare nós o 9ºH não temos direito a nada???
A professora quando quer é mesmo má!!!
:(
Mais uma vez o fez um post do 8ºF...
ResponderEliminare nós o 9ºH não temos direito a nada???
A professora quando quer é mesmo má!!!
:(
Dianita, Dianita, lê o post e vê se é sobre o 9º F....
ResponderEliminarE vais ver que não é. Só usei uma foto deles, mais nada!
Que coisa. Um dia destes vou-te surpreender!
A montagem ficou muito gira!
ResponderEliminar=)
Provocamos-lhe assim tanto orgulho na sua profissao? xD
Pensava que lhe faziamos a cabeça explodir...:D
A professora diz que eu já não lhe comentava o blog há muito...Pronto. Comentei. Mas lá por comentar não quer dizer que não leia! =)
Beijos.
Ponto 1 - A montagem ficou mais que muito gira.
ResponderEliminarPonto 2 - Sim, provocais-me muito orgulho na minha profissão.
Ponto 3 - Sim, às vezes saio da escola com a cabeça prestes a explodir... mas passa-me rápido! :)
Ponto 4 - Tens toda a razão. E eu até sei que a maior parte da gente que passa por aqui não deixa qualquer comentário.
Ponto 5 - Mas lá que gosto de te sentir por aqui, lá isso gosto! :)
Ponto 6 - Amanhã lá estamos, desta vez para uma aulinha prática!!! lol