sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008


Portfólio Digital
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Portfólio Digital

Como se não tivesse mais nada para fazer, resolvi meter-me numa nova empreitada ligada às novas tecnologias, e iniciei o meu portfólio digital. Às cegas, às escuras, pois nunca vi nenhum modelo, e a elaboração de portfólios não fez parte da minha formação, pedi ajuda ao Valente, meu valente formador no âmbito das TIC, que me enviou prontamente uns endereços com informação teórica sobre a coisa. Depois de ler obliquamente a informação, em inglês, em inglês, my god!, deitei mãos ao trabalho e iniciei o processo de realização do dito portfólio, num trabalho semelhante a uma trapezista de circo que faz o seu número sem rede. É como eu me sinto. Uma trapezista sem rede. Oriento-me pelo meu bom-senso e ponderação, e lá vou tacteando e pedindo a opinião ao Artur, ao Helder Barros, à Elsa Cerqueira, à minha sobrinha Bárbara, sobre a criança que tenho entre mãos há já quatro dias e que quero levar a bom porto. Por uma questão estética mantive a imagem que já é minha. Fundo preto, letras brancas e vermelhas, com um pouco de azul. Gostaria que o resultado final fosse sóbrio e elegante. Gostei bastante do que li sobre os portfólios. E depois agradou-me o conceito de coisa em constante transformação, nunca acabada, portanto. Lembrei-me dos meus muros e dos meus caminhos da Barca onde eu trabalho a cada ano que passa estando muito, muito longe do produto final. Mas eu sou perseverante e gosto de trabalhar. E, Senhora Ministra, relembro-a que sou hiperactiva, nada de me complicar mais o horário ou eu baixo os braços perante a manifesta falta de condições na escola para a realização de todo o trabalho em que estou envolvida.

Aqui deixo a hiperligação para o meu ainda embrião de portfólio digital.

http://anabelapmatias1.googlepages.com/home

4 comentários:

  1. Anabela:

    Estive a ver, de forma algo apressada (o que é sempre a maneira errada de se ler e analisar alguma coisa), o teu portfólio. É um recurso pedagógico muito interessante e esteticamente apelativo. Tens tido imenso trabalho, mas os alunos (sei do que falo) reconhecem-no. É inovador pela forma, simples e adequado, no domínio linguístico, ao nível de escolaridade/competências de cada discente.
    Entrei num dos "links" mais apelativos: "Fascismo italiano e fascismo português". E vi os conteúdos criteriosamente seleccionados, associados a imagens cuja importância e poder manipulador, farão sempre parte de uma página negra da história nacional e da memória (traumatizada)dos portugueses.
    Ao recorreres a periódicos, superaste o manual escolar. Por outro lado, gostei da redacção (não sei de quem) feita na primária, em Amarante. É a ligação da história nacional à local. E isto fez-me pensar (é provável que já o faças) que incluires alguns testemunhos dos alunos, como tens na introdução a propósito do recurso ao powerpoint nas aulas, seria uma mais-valia. Afinal, os alunos deverão pensar e reflectir sobre as temáticas leccionadas. Seria o recurso a uma pedagogia interestruturante, quer dizer, um trabalho dialógico e de co-responsabilidade (Prof./alunos). Tenho a certeza que sobre o fascismo português poderiam surgir textos interessantes.
    Parabéns!
    O desejável é que todos se envolvessem e, sobretudo tivessem gosto, pela/na docência, como tu tens.
    Bem, continuas uma revelação...

    Bj,
    Elsa

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  2. Muito obrigada pelo teu estimulante comentário, Elsa.
    Acabei por partilhar parte do meu trabalho como docente muito em consequência do trabalho desenvolvido neste blogue que me ajudou a partilhar sentimentos, emoções, opiniões, medos, inseguranças, trabalho feito e a fazer.
    Mas ainda tenho muito que trabalhar para conseguir fazer mais e melhor.
    Acima de tudo sou obsecada em não ser uma seca para os meus alunos e é isso que me faz correr. Procuro que as minhas aulas sejam prazenteiras e remeto, sempre que posso, para actualidade e para a História Local, daí a redacção daquela criança que, nem vais acreditar... era eu!

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  3. Tu és o nosso orgulho, pena não ter muito tempo, nestes conturbados "tempos" que vivemos, para te poder apoiar mais. Mas tu não és mulher de ficar a ver passar os comboios... Continua, a tua construção-desconstrução de mais este "muro da Barca", é um caminho sem fim. Bem Hajas! Sra. Ministra da educação, livre-se de dizer que esta minha colega não é super-empenhada e proficiente! Se duvidar, faça o favor, de passar horas com ela no PC até ficar com os olhos em bico (NOTA: para perceber esta é favor ler últimos poists da colega, que ainda tem tempo para postar!)

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  4. Meu querido Helder

    Como lamentas não me apoiar mais se me apoias sempre que te peço? Nunca me deixaste sem uma resposta ou com uma dúvida e eu abuso, abuso. Sou mesmo a melguita das novas tecnologias. Estou aqui a rir-me da cena do meu contador do blogue... mais à esquerda, mais à direita, alinhado não sei por onde... Arre que a rapariga é exigente!!! Melguita, a bem dizer.
    Obrigada pela tua paciência.
    De resto continuas igual a ti próprio, ou seja, um exagerado! :)

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