quinta-feira, 19 de junho de 2008


Home - Barca - Amarante - Portugal
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Problema(s)

Com um agradecimento muito especial à Carmo, transcrevo uma pequeníssima parte do pensamento de Karl Popper.

"Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte vos separe - a não ser que encontrem outro problema ainda mais fascinante, ou, evidentemente a não ser que obtenham uma solução. Mas, mesmo que obtenham uma solução, poderão então descobrir, para vosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem-estar poderão trabalhar, com um sentido, até ao fim vossos dias".

Karl Popper

8 comentários:

  1. hoje tive a visita de um anjo....!! será q tem bigodaça??hummmm!!

    ResponderEliminar
  2. Mas que bela descrição do amor... Um problema hehe...

    Gostei...

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa posso garantir, infelizmente: é que não é com a escola a metro que nos querem impingir que vamos ter alguém que se apaixone por um problema. Começa porque ninguém tem tempo de ensinar a ver (vide texto do terrear, lindíssimo) nessa escola de robots sem alma. Apaixonar-se por um problema? Que loucura! E não será que o Mundo avança precisamente porque há Loucos que acreditam e fazem? Tirem-me tudo, mas deixem-me a vontade de sonhar e de construir futuros.
    Um xi da Avó Pirueta.

    ResponderEliminar
  4. Não tem. Asseguro-te que não tem. Mas, como se diz por aqui... tem muito pêlo nas bentas!
    Que se lixe!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. É, Professorinha, o amor também é um problema.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Partilho, já sabes Carmo, da tua opinião.
    A Escola é uma entidade que se quer com Alma e isto será sempre impossível de regular por decreto e será sempre independente de remunerações. A Alma conquista-se com muito empenho, dedicação, partilha, esforço, colaboração, trabalho, esmero, estímulos positivos, uma palavra de apoio, de parabéns, de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, de um pedido de desculpas até...
    Já li o post do Matias Alves tão próximo também do meu pensamento.
    Olhar e ver duas coisas absolutamente distintas que serão fruto de reflexão conjunta entre mim e os meus alunos, na minha aula de apresentação aos meus novos discípulos em Setembro próximo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como é que este epistemólogo consegue ser tão poético?
    É que ou a ciência e a filosofia surgem das entranhas do ser e da vida, reflectindo os seus problemas, ou não passarão de simulacros desses domínios.
    Gostei...muito.

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo Elsa, as tuas, como sempre, sábias palavras.

    ResponderEliminar