segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Relatório de Segunda-Feira
Depois de ter trabalhado quase todos as noites até à uma hora da manhã durante a semana passada, da reunião com os pais, convocada para as 9 horas da manhã de sábado e que só terminou às 11:30, depois de ter ficado toda a minha tarde de sábado a tratar dados da minha direcção de turma por forma a poder fornecer uma caracterização na reunião intercalar que agora terminou, eis que relato o meu dia de hoje.
Aula das 10:20 às 11:50 a que se seguiu o intervalo de almoço. Reentrada às 13:30 até às 16:40. Como tinha reunião intercalar resolvi nem vir a casa. Aproveitei para continuar a trabalhar no PCT. Fui à secretaria tratar de assuntos relativos à minha DT, tirei fotocópias para entregar durante a reunião, analisei mais dois processos de alunos, alguns com referências desde que nasceram. Às 18:30 a reunião estava a começar e prolongou-se até às 20:40.
Cheguei agorinha mesmo a casa. Pelas minhas contas hoje trabalhei na escola 8 horas e 40 minutos com parte deste tempo a escoar-se às voltas com papéis. Estou exausta. E com o meu plafon de horas para trabalho de casa absolutamente esgotado. Trabalho para os alunos? Professores com tempo e vontade para encontrarem as melhores estratégias para as suas aulas que deveriam ser entusiasmadas, enérgicas e felizes? Who cares!
Nota - Afinal ontem não resisti a trabalhar mais uma hora para a minha direcção de Turma o que fez a módica quantia de 9 horas e 40 minutos.
Quem me paga as horas extraordinárias?
Relatório do dia: receber GNR, receber judiciaria, receber investigadores...fazer faxs, fazer mail, fazer registos, dr informações aos superiores, tudo sobre o assalto. Enviar dados, mandar e arrumar tudo, ver o que falta... Dar aulas mal e porcamente sem paciencia para os putos, que excitados pela confusão se portam mal! Sem culpa de nada, são os mais prejudicados...
ResponderEliminar«aulas que deveriam ser entusiasmadas, enérgicas e felizes»
ResponderEliminarOutra afinidade! Sabes como anuncio aos alunos no início da aula o plano que levo no bolso - sempre passível de alteração, que as pessoas e as circunstâncias não se programam? Pois é assim: «programa das festas». Achei tão engraçada mais esta coincidência quando a li num andar aqui mais abaixo!
Eu penso mesmo que o professor deve transmitir energia, mostrar que a sua profissão o faz feliz, fazer da aula uma festa, de convivência, de conhecimento, de crescimento conjunto. É certo que a festa, às vezes, descamba... Mas a vida é mesmo assim, vai dos mares de tranquilidade às montanhas de problemas.
Ora tais aulas são, contrariamente ao que muitos pensam, de arrasar. Mas é um esgotamento bom porque vemos o nosso esforço recompensado na expressão das faces deles, na forma como nos olham e nos falam.
Agora a energia e o tempo gasto a (re)produzir papelada são desgastantes e inúteis. Depois de guardadores estão a fazer de nós burros, cráticos e de carga. Funcionários como diz a Carmo.
Belo texto sobre esta e outras questões aqui: http://terrear.blogspot.com/2008/09/manifesto-favor-da-solidariedade.html
Beijocas e "não te marafes"
Importámo-nos nós porque amamos a nossa profissão!
ResponderEliminarA Senhora Ministra está de passagem!
Luta, levanta-te Anabela!
A cada murro, ergue-te!
Like Paul Newman!
Isto há-de melhorar! Façamos a festa com os alunos! Eu até canto com eles! É uma alegria!E quando é para trabalhar, é para trabalhar mesmo. Eles já sabem.
ResponderEliminarNão se marafem! Comecem a pagar direitos de autor! Eh,Eh,Eh!
Anabela,
ResponderEliminarTenta relaxar! A vida é isto, mas não é só isto!
O cansaço já se está a apoderar de ti, compreendo...Tens muitas turmas e é preciso muito "savoir faire" para lidar com turmas de CEF, sem ofensa alguma para esses alunos.
Passei o ano passado por uma situação muito dramática, dolorosíssima - a morte do meu pai e a agonia até ao fim. Acredita que comecei a ver a vida de uma outra maneira, com mais serenidade.
Sem tirar, de maneira nenhuma, o valor a todos estes problemas por que estamos a passar, penso que melhores dias virão, amiga!
Estes problemas, sentidos ao extremo, consomem-nos e vão-nos desgastando...
Desculpa este quase solilóquio, mas mesmo sem te conhecer, simpatizo contigo.
Fica bem!
Não, o teu dia também foi de excelência, Tiza!
ResponderEliminarConcordo com tudo o que dizes, Elsa, bem o sabes. Mas nesta altura está complicado manter essa postura... as energias vão-se consumindo em tarefas estéreis e esse sentimento é mesmo insuportável. Não gosto de ser professora assim.
ResponderEliminarDizem-me pela escola "Tens de melhorar os teus resultados em não sei quantos por cento!!! Estará tudo tolo? Não serão os meus alunos que têm de melhorar esforçando-se mais?
Sou eu que administrativamente projecto uma melhoria para cumprir impreterivelmente ou caem-me em cima com a avaliação de desempenho?! Como é que eu posso quantificar objectivos para resultados de terceiros que não dependem a 100% de mim? Não parecemos já aquele dos Jogos Olímpicos que se comprometeu a vir de Pequim com 14 medalhas e veio com umas valentes medalhas de cortiça nos bolsos? Estará tudo maluco?
Eu ando erguida, Helder, como tu sabes. Exausta mas erguida. Continuo, por agora, a ser um ser bípede que caminha na vertical. Não sei é até quando aguentarei este ritmo!
ResponderEliminarIgualmente Maria Eduarda. Sabes o que te digo? Talvez concorra para a tua escola!
ResponderEliminarBeijinhos
AM:
ResponderEliminarO problema não é (nem nunca será) o dinheiro!
Acabo de ouvir uma noticia na radio em que o Belmiro de Azevedo se responsabiliza pelo pagamento de todas essas horas extra+ordinárias! e mais! também vai pagar despesas de deslocação e ajuda de custos, tais como :consumíveis,papel, tinteiros e canetas e asafas..!!!
Tamos safos!