terça-feira, 30 de setembro de 2008
Relatório de Terça-Feira
Acabadinha de chegar da escola, a esta hora tão catita, ataquei uma sopita que estava quase a desfalecer de fraqueza. Não tive tempo para lanchar, só um copo de leite frio, bebido à pressa.
E o meu dia constou disto: entrei às 8:30 da manhã e saí às 11:50 das aulas. Fui à reprografia fotocopiar mais umas papeladas, à saída encontrei um moço duma minha turma dos Cef`s, encostado numa esquina, junto ao bar, com ar de preocupado, que se preparava para não almoçar porque a ementa era peixe e ele, sem experimentar, dizia que não gostava. Com meiguice lá o convenci a ir, que se não gostasse do peixe pelo menos comia o acompanhamento, e a salada, e a sopa, e a sobremesa, que não podia ficar na escola tanto tempo sem comer. Levei-o à cantina e só saí quando o vi integrado na fila, já de tabuleiro na mão, prestes a ser servido. Saí ao meio-dia e quinze. Intervalo para almoço e estava de novo na escola às 14:15. Tive aulas até às 16:40. Durante o intervalo combinei uma estratégia de actuação com a TM a propósito dum caso problemático da minha direcção de Turma. Lá bebi o copito de leite e às 5 horas estava em mais uma reunião intercalar. A reunião acabou às 18:45.
Pelas minhas contas 8 horas e 15 minutos de trabalho efectivo na escola.
Entre ontem e hoje já vou com dezassete horas e cinquenta minutos. Acho que hoje já não tenho coragem de fazer mais nadinha. A ver vamos. Estou com a minha cabeça que parece um melão. E começo a irritar-me solenemente. Só ouço na sala de professores "Tens de melhorar os resultados dos teus alunos não sei quantos por cento" E eu já só abro a boca de espanto. "Eu?!!!!!!!!! Eu tenho de melhorar os resultados deles?!!!!!! Por acaso não serão eles que os têm de melhorar, com a minha ajuda e empenho?!!!!!!!!!!!
Estará tudo bêbado? Será que o problema é meu?!!!!!!!! Será que eu não funciono bem da cabeça e só agora, quase aos cinquenta anos, estou a descobrir?!
Funcionas muito bem e o problema não é teu. Os alunos têm que trabalhar e nós lá estamos atentos e empenhados.
ResponderEliminarAqui não se vive essa"agonia" de stress, a sério.Temos um Agrupamento Vertical, a mudar agora para a nova gestão. A pessoa que tem estado à frente, é uma mulher e muito humana! Ela é que nos transmite a calma de que precisamos.
Bjs
Olha, Eduarda, sortuda, é que nem te passa pela cabeça o ambiente que aqui se vive. E o trabalho de maluqueira a dar cabo de nós!
ResponderEliminarDeixa-te estar aí na tua escola. Por mim já pondero sair da minha. Está insuportável.
P.C.T.: Não, não é Professores Cozidos e Triturados. É plano curricular de turma.
ResponderEliminarT.S.: não, não é Taradice Sexual. É taxa de sucesso.
T.A.: não, não é título académico. É taxa de abandono.
A Falsa Dicotomia:
Hoje, por momentos, julguei estar numa qualquer reunião de 3º período. Enganei-me.
Uma ciência (matemática) ao serviço da futurologia.
Poderei prever, antes do processo de ensino-aprendizagem, os resultados escolares, finais, dos alunos?
Eu digo que não, mas o sistema diz que sim.
Enquanto o processo parece ser da minha responsabilidade, o produto(os resultados)- desfazado dos destinatários - não o é. Os alunos são sub-produtos do Produto. Deverão ser enformados na classificação pre-estabelecida.
A obsessão pelo sucesso, edifica o êxito em abstracto.
Esta lógica implementada conduziria ao seguinte: não preciso de conhecer o E.E. porque sei que o aluno tem Um (20 valores)!
Não preciso de pedir aos alunos que preencham os cabeçalhos dos testes, assinem os respectivos trabalhos: sei que eles têm Um nome (nota máxima!).
Para quê falar se sei, à partida, que os meus interlocutores têm Duas orelhas? Estão bem de saúde? Nota elevada.
Vão vestidinhos para a escola? Têm Uma postura bípede? Têm Uma pasta?
Superam a escala!
Sim. Afigura-se-me que a solução passará por uma mudança de critérios.
Também me parece. Daqui a uns anos, uns com uma meta mais próxima, caso de Moral e Ed. Física, outros com uma meta mais longínqua, todos chegaremos ao ponto de: o aluno matricula-se e automaticamente tem cinco!
ResponderEliminarNessa altura já eu não estou bípede há muito e o mais certo é ter-me transformado num qualquer quadrúpede.
deste-me a ideia de também contabilizar o meu tempo... posso até começar por hoje... cheguei agora... foi de rachar... beijos
ResponderEliminarContabiliza o teu tempo de trabalho, Tiza. Temos de exigir que nos paguem horas extraordinárias, ou alternativa não trabalhamos para além das horas de lei.
ResponderEliminarTenho ouvido falar de ambientes de sufoco em certas escolas. A minha irmã está em Moimenta da Beira e anda já estafada.Nós vamos ter intercalares lá mais para diante. Reuniões desse tipo, ao sábado, não há. Somos 120 profs., muitos deles aí de cima(Braga, Barcelos, Vila Real, Viseu...), alguns querem ficar por cá, outros vão concorrer neste final dos 3 anos.
ResponderEliminarVamos lutando pelo bom ambiente!
Eu penso que vai haver nova mobilização brevemente e as coisas vão alterar-se.
Bjs
Excelente estratégia essa a de contabilizar o tempo que não temos para o que devíamos: adequar aulas e estratégias, trocar ideias, concertar procedimentos, reflectir, informar-nos, ler por gosto, dar à família, ... e descansar, que um professor não é de ferro!
ResponderEliminarMau, mau, Maria, que a moda dos portefólios já cá chegou. Que hoje ouvi, claramente ouvido, falar às claras dos ditos na sala de profs!
Arquivos tenho há muito tempo, na escola, em casa, no portátil do grupo, na plataforma moodle. Só ainda não passei à rede.
Quanto às M. (metas), às T.S. e às T.A., pois... para além de guardadores, burros e funcionários querem que façamos cosmética aos resultados dos alunos, sob pena de ficarmos com a carreira esborratada!
Era o que faltava, ó Milú!
Tás a ver o meu 8º B, tudo miúdos giros mas um pouco graníticos e algo/muito preguiçosos, passarem de 63% para 80% de sucesso.
Mas qué isto, uma fábrica de chóriços? Ou eu sou a fadinha da escola?
"Tá escansada, qu inda tens os 5 alqueires bem medidos!
Beijocas e abracinhos consoladores
Nós somos cerca de 170 numa escola não agrupada com a chefia completamente alinhada pela ministra. Mas com esta pressa toda ainda nos colocam a em casa, completamente esborrachados, Eduarda.
ResponderEliminarE tens razão, Elsa, temos cara de fadas-madrinhas?! Estamos a ensacar chóriços
Quanto a este pesadêlo estou convencida que ele e vai propagar como uma peste pelas escolas do país. Acho que não vai haver uma imune. É apenas uma questão de tempo.
Pois, deixa-me aproveitar esta calma, por agora!
ResponderEliminarIsto vai começar a grassar.Eu é que devo ser ou optimista ou parva de todo!
Beijocas