Fotografia de Eduardo Teixeira Pinto
A fotografia que hoje partilho foi captada durante a primeira manifestação amarantina de apoio à Revolução dos Cravos, manifestação organizada localmente não sei bem em que circunstâncias, e que decorreu na noite de 27 de Abril de 1974 com o entusiasmo popular ao rubro e ainda não sequestrado por partidos políticos condicionadores, manipuladores e castradores das vontades populares.
O regime democrático dava, então, os primeiros passos numa direcção que nos trouxe aqui, ao local onde nos encontramos hoje, a exigir nova refundação do estado democrático.
Em primeiro plano, à direita, inundado pela luz do flash do fotógrafo, Eduardo Teixeira Pinto, vai calmo o meu avô Rodrigo Queiroz, sempre pendurado no seu cigarro sem filtro que ele saboreava bem devagar.
De notar a completa ausência do sector feminino, provavelmente ainda a adaptar-se, no recato do lar, aos ventos revolucionários que se abateriam sobre estas sociedades tão fechadas e provincianas e que mudariam para sempre usos e costumes arcaicos e sexistas.
Beneficiei enormemente destes ventos de Liberdade, confesso, e estou-lhes agradecida.
Nota - Agradeço a partilha da fotografia ao Zeca Pereira.
Boa noite Anabela, esta fotografia foi tirada pelo meu pai Eduardo.
ResponderEliminarFaz parte de uma selecção de fotografias, sobre o 25 de Abril,
disponibilizadas à Câmara, na semana passada, para uma exposição a realizar sobre o tema.
Beijinhos,
Cristina Pinto
Muito obrigada pelo esclarecimento, Cristina Pinto! Bem que eu calculei que fosse... ;)
ResponderEliminarBeijinhos!