segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Palavra a José Sócrates

A Palavra a José Sócrates

"Governo fará tudo o que for necessário para alcançar défice de 4,6%"

José Sócrates

E como se não bastasse uma vez, José Sócrates repetiu uma e outra vez que fará tudo, mas mesmo tudo o que for necessário para que o défice fique nos 4,6%. Se Sócrates fosse um outro qualquer governante, esta frase até poderia ser tranquilizadora e apaziguadora de dúvidas e receios vários, mas não é, e, assim sendo, funciona exactamente em sentido contrário. Confesso que estou ainda mais preocupada com o futuro próximo que nos está reservado, a nós portugueses, ainda por cima, e vá lá saber-se porquê, não é que acho que desta vez ele não está a mentir?!
Preparem-se. Eles querem sugar-nos até ao tutano!

A Palavra a José Sócrates

A Palavra a José Sócrates

"A Europa já fez erros demais"

Palavra que José Sócrates afirmou isto. Se bem que acho que José Sócrates queria afirmar "Este governo já fez erros demais"... só que... pois... nós bem conhecemos a doença crónica do nosso querido líder...
Não é que eu ache que a Europa no seu conjunto, encabeçada pela Alemanha e França, não tenha já dado cabeçadas que cheguem... mas é que ficava bem, por uma vez, o primeiro olhar primeiro para o seu umbigo e só depois atirar o barro à parede. Era, como dizer?... mais decente?

Este Primeiro Não Existe

Este Primeiro Não Existe

«Para já, não há nenhum motivo de preocupação, tanto mais que a execução orçamental em Janeiro foi boa» disse José Sócrates na passada sexta-feira, com a cara de pau de sempre, como se a escalada do preço do petróleo fosse absolutamente igual ao litro para Portugal e para os portugueses. É certo que para ele, com gasolina paga por todos nós, tanto se lhe dá como se lhe deu e sabe lá ele quanto agora nos custa um depósito cheio de qualquer coisa derivada do petróleo que arde pelo mundo em revolta.

Entretanto o preço da gasolina subiu hoje para máximos históricos, mas que importa, é indiferente, não devemos ser pessimistas que o querido líder resolverá a questão...

E por falar em resolver a questão... o melhor é colocarem cola nos bolsos, sei lá até cosê-los... porque se adivinha/avizinha novo assalto...

Nos entretantos o regabofe despesista continua à toa... ora veja aqui e aqui só para exemplificar com o despesismo da Parque Escolar e é por estas e por outras que, um dia destes, a casa nos vem abaixo.
Porca miséria!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Palavra a Manuel António Pina

A Palavra a Manuel António Pina

A Grande Evasão

'Quem pode, foge. Muitos sujeitam-se a perder 40% do vencimento. Fogem para a liberdade. Deixam para trás a loucura e o inferno em que se transformaram as escolas. Em algumas escolas, os conselhos executivos ficaram reduzidos a uma pessoa. Há escolas em que se reformaram antecipadamente o PCE e o vice-presidente. Outras em que já não há docentes para leccionar nos CEFs. Nos grupos de recrutamento de Educação Tecnológica, a debandada tem sido geral, havendo já enormes dificuldades em conseguir substitutos nas cíclicas. O mesmo acontece com o grupo de recrutamento de Contabilidade e Economia. Há centenas de professores de Contabilidade e de Economia que optaram por reformas antecipadas, com penalizações de 40% porque preferem ir trabalhar como profissionais liberais ou em empresas de consultadoria. Só não sai quem não pode. Ou porque não consegue suportar os cortes no vencimento ou porque não tem a idade mínima exigida. Conheço pessoalmente dois professores do ensino secundário, com doutoramento, que optaram pela reforma antecipada com penalizações de 30% e 35%. Um deles, com 53 anos de idade e 33 anos de serviço, no 10º escalão, saiu com uma reforma de 1500 euros. O outro, com 58 anos de idade e 35 anos de serviço saiu com 1900 euros. E por que razão saíram? Não aguentam mais a humilhação de serem avaliados por colegas mais novos e com menos habilitações académicas. Não aguentam a quantidade de papelada, reuniões e burocracia. Não conseguem dispor de tempo para ensinar. Fogem porque não aceitam o novo paradigma de escola e professor e não aceitam ser prestadores de cuidados sociais e funcionários administrativos.'Se não ficasse na história da educação em Portugal como autora do lamentável 'pastiche' de Woody Allen 'Para acabar de vez com o ensino', a actual ministra teria lugar garantido aí e no Guinness por ter causado a maior debandada de que há memória de professores das escolas portuguesas. Segundo o JN de ontem, centenas de professores estão a pedir todos os meses a passagem à reforma, mesmo com enormes penalizações salariais, e esse número tem vindo a mais que duplicar de ano para ano.Os professores falam de 'desmotivação', de 'frustração', de 'saturação', de 'desconsideração cada vez maior relativamente à profissão', de 'se sentirem a mais' em escolas de cujo léxico desapareceram, como do próprio Estatuto da Carreira Docente, palavras como ensinar e aprender. Algo, convenhamos, um pouco diferente da 'escola de sucesso', do 'passa agora de ano e paga depois', dos milagres estatísticos e dos passarinhos a chilrear sobre que discorrem a ministra e os secretários de Estado sr. Feliz e sr. Contente. Que futuro é possível esperar de uma escola (e de um país) onde os professores se sentem a mais?'
Manuel António Pina

Contestação ao Modelo de Analiação do Desempenho Doente

Contestação ao Modelo de Avaliação do Desempenho Doente

Pouca gente tem já dúvidas que o modelo, engendrado pela anterior equipa do Ministério da Educação, nasceu doente, muito doente. À época apontámos desacertos, aberrações, burrocracias excessivas, estrangulamentos artificialmente criados com as quotas, o desconforto de uma avaliação feita pelos pares todos parte interessada na verdadeira aberração chamada ADD.
Ora o modelo que está actualmente em vigor não corrigiu absolutamente nada ao anterior e, muito pelo contrário, até acentuou as aberrações.
A avaliação continua a ser feita entre pares, todos interessados na mesma coisa, mais graduados, menos graduados, do mesmo grupo, de grupos diferentes, amigos do peito a avaliarem amigos do peito, inimigos figadais a avaliarem inimigos figadais, gente decente a avaliar gente decente, gente indecente a avaliar gente decente e as variáveis continuam sem fim, que a coisa quer-se assim para o anárquico, provocando um mau-estar nas escolas que se tenta disfarçar, para sobreviver ao desconforto, mas que é incapaz de fazer apagar o nervosismo, que surge aqui e ali, de quem tem aulas assistidas, de quem vai assistir a aulas para avaliar colegas... por vezes tarefa bem mais espinhosa ainda, digo eu, que estou do outro lado da barricada e as tive já, às aulas assistidas.
Por outro lado a avaliação continua a ser extremamente burocrática, lá mais para o final do ano veremos a atrapalhação de tanta papelada para preencher que nos vai moer o juízo e nós já com ele tão sobrecarregado com os problemas de alunos infantis, que não se esforçam minimamente para conseguirem os melhores resultados possíveis, apesar de nós fazermos o pino por eles, estes sim, problemas reais de uma escola para onde toda a nossa energia deveria ser canalizada e, ao invés, se perde nas palhaçadas da ADD.
Por último os vários estrangulamentos engendrados pelo ME, agora ainda agravados relativamente ao modelito da avaliação do desempenho anterior, agora do 2º para o 3º escalão, do 4º para o 5º e algures no 7º também.
Não é de estranhar, pois, que as escolas vão tomando posições contra este modelo de avaliação. E são já muitas, perto da centena, espalhadas um pouco por todo o país, que fazem ouvir a sua voz e manifestaram o seu desacordo contra um modelo que só delapida energias ao sector e delapida verbas ao país. Sim, porque as brincadeiras deste e do anterior governo pagam-se caro e se dúvidas ainda houvesse bastaria estar minimamente atento à situação do país para o comprovar, nas várias áreas da (des)governação.

Veja aqui as 99 escolas que contestam o modelo de avaliação do ministério.
Com a certeza de que amanhã serão mais.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

10 blogues Sobre Educação em Portugal - Satisfação e Orgulho


"Anabela Magalhães Uma visão crítica e acutilante sobre a sociedade em geral e sobre o ensino em português em particular"

10 Blogues Sobre Educação em Portugal - Satisfação e Orgulho

Foi o que senti ao ler este mail, aterrado hoje na minha caixa de correio electrónico. Mas apenas por ver o meu blogue linkado em tão boa companhia docente...

Exma. Senhora,
Num artigo no nosso site, incluímos um link ao seu blogue. Pode verificar aqui: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/projectos/sebenta6/posts/523.
Aproveitamos a ocasião para convidá-la a visitar o nosso site.
Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. Estamos à vossa espera!
Até breve,
Manual Escolar 2.0
http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt

Agradeço-vos as generosas palavras, Manual Escolar.

Novas de Mon Ami Chávez

Novas de Mon Ami Chávez

Pois os amigos querem-se para as ocasiões e eis que Chávez falou... e apoia Cadhafi, pois então, como não haveria de apoiar?
De nada valem os fatos xpto que o querido líder veste quando se faz fotografar alegremente em companhias deste calíbre.
Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és...

Deprimente

Deprimente

Deprimente é assistir à prepotência do vara a entrar pelo posto médico adentro como se tudo aquilo fosse dele, das instalações aos doentes, dos enfermeiros aos médicos, como se tudo aquilo existisse para o servir.
Deprimente é também ler uma notícia deste calibre, passada com o ministro da Justiça de Portugal.
O meu país está um lugar doente.

A Palavra a Francisco Louçã

A Palavra a Francisco Louçã

"Sua majestade convocou o primeiro-ministro a despacho."

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Desemprego

Desemprego

É uma das maiores proezas de Sócrates. O desemprego continua imparável desde que este primeiro prometeu tirar da cartola 150 mil empregos.
Entretanto, o que acontece é o engolir constante de gente num movimento que parece não ter fim à vista. Porque o buraco é imenso e abarca tudo.

Demagogia

Demagogia

Se tiver pachorra, ouça. É certo que o indivíduo já descolou de toda e qualquer realidade... e o problema não é só de agora.

O vídeo foi surripiado daqui.

Alerta

Alerta

Por cá também existe a geração Ritalina.

Novas do ME

Novas do ME

As nuvens que se avistam no horizonte são negras. Aconselho a leitura atenta deste post publicado pelo Paulo Guinote.

Fevereiro 24, 2011
Ecos Da Reunião Ministerial De Hoje Com Directores Na Área Da DRELVT
Posted by Paulo Guinote under À Escuta!!!, À La Minute!, O Apocalipse Está Próximo, O Caos à Esquina
[120] Comments

Olá Paulo.

Como deves saber, decorreu hoje uma reunião (não sei se a primeira) com os Directores de Escolas do Distrito de Setúbal, Drel Norte e Vale do Tejo e a equipa daquela senhora que se diz Ministra da Educação. Presentes os dois secretários de estado e o senhor director regional.

Pontos da ordem de trabalhos:

1. Opções estratégicas
2. Programa educação 2015
3. Metas de Aprendizagem
4. Formação contínua
5. Avaliação docente
6. Reorganização da rede escolar
7. Processos de aquisição de bens e serviços
8. Organização do Ano Lectivo

No 1º ponto, mais um espectacular acto de propaganda sobre o pisa e um relembrar que da verba gasta na Educação apenas 10% são para despesas de funcionamento, sendo o restante alocado ao pagamento de vencimentos. Nas despesas de funcionamento é impossível cortar (estou para ver qual é o corte que vamos levar no nosso orçamento este ano) e que temos que olhar para os Recursos Humanos. O que está em causa é um efectivo aproveitamento das horas que se gastam na educação. A hora custa dinheiro, então temos que nos debruçar nas horas que os docentes passam sem dar aulas. O que está em causa é a componente não lectiva. (aqui houve-se o primeiro sururu na sala).

Ponto 2, mais uma espectacular propaganda ao programa 2015 que nem as direcções das escolas ainda perceberam, mas que cerca de 80% já estabeleceram as suas metas (a minha escola estabeleceu as mínimas). É um programa espectacular, mas que ninguém sabe o que se vai fazer para que funcione, apenas existem objectivos a atingir não existem metodologias nem ferramentas para que sejam atingidos. Mas até Espanha está entusiasmada com este programa.

Ponto 3, toda a gente sabe que as metas vão ser testadas este ano, foram escolhido 6 agrupamentos onde se vai fazer a sua validação e após essa fase iram sofrer as reformulações que a equipa ache necessárias. (Aqui posso dizer-te que um dos seis agrupamentos escolhidos, participou numa reunião em finais de Novembro na DGIDC onde foi informado que a monitorização iria iniciar-se no principio de Janeiro, até hoje nem mais um contacto)

Ponto 4, Mais propaganda ao excelente trabalho desenvolvido pela DGRHE relativamente à formação de Directores e à formação que se vai iniciar para formar formadores de formadores de relatores

Ponto 5, Fomos informados que todos os Agrupamentos presentes estavam a desenvolver o processo de avaliação com normalidade (ninguém se pronunciou) e foram apresentados os seguintes números:

104106 professores do quadro
34361 professores contratados
Professores que pediram aulas assistidas – 40,8% (gostava de saber como este número foi apurado, uma vez que não foi pedido às escolas que fornecessem o número de professores que solicitaram aulas assistida)
Relatores – 19.2%
Nº médio de docentes a avaliar por cada relator – 5.2
Nº médio de aulas a assistir por cada relator – 4,2
Ponto 6, Vão continuar a ser fechadas as escolas com menos de 21 alunos. e vão continuar a ser criados novos megaagrupamentos. Em 2010 foram criados 84 não existe um número previsto para este ano.

Ponto 7, O Ministério das Finanças manda que as compras nas escolas sejam feitas através de central de compras e com a utilização de plataformas. Como as Direcções são burras, o mesmo ministério vai dar umas formações à malta. 8 e ninguém bufa)

Ponto 8, A senhora ministra diz a seguinte frase:

” É dificil as pessoas compreenderem que o tempo do 79 não seja considerado tempo efectivo de trabalho”

A confusão instalou-se, o verniz estala e a senhora lá reformula dizendo que dantes não era mas que agora sim era tempo efectivo de trabalho. Fomos informados que semanalmente são gastos 2 milhões de horas referentes ao 79 e à componente de trabalho de escolas, e que essas horas são pagas (estas conclusões são espectaculares) e custam muito dinheiro. Temos que encarar estas horas como um recurso (o verniz volta a estalar).

Dos créditos dados às escolas, apenas o crédito para o desporto escolar vai ser regulamentado por despacho, os restantes (incluindo o PTE) tem que vir do 79 e do trabalho de escola.

O crédito que vai ser atribuído às escolas vai ser reduzido em média a metade (contas minhas). É um desafio para todos os directores mas a senhora ministra lembrou que este é só mais um para os directores. Foi feita uma proposta, que se iniciava com a atribuição mínima de 8 horas de crédito, esta proposta não foi aceite e o ME abriu os cordões à bolsa e a tabela inicia-se agora com um mínimo de 10 horas e um máximo de 88 a ser atribuídas como crédito de escola. Esta alteração, vai custar 5 milhões de euros ao ME, se se gasta aqui tem que se cortar em algum lado (não nos foi dito onde).

Seguiu-se um animado momento de questões, alguns directores falaram dos colegas de EVT, ao qual foi respondido mais uma vez que o ME considera que um professor é suficiente para leccionar a disciplina (não foi dito o que vai acontecer aos que sobram, apenas que ficam na escola a desempenhar outras funções o senhor trocado ainda disse, com o microfone desligado, que podiam assegurar o PTE). O estudo acompanhado vai ser alocado à componente lectiva ou não lectiva, ao qual foi respondido que vai ser sempre alocado à componente lectiva e deve ser leccionado por professor de português ou matemática.

Uma directora manifestou-se dizendo que se as coisas continuam assim provavelmente não terá condições para continuar, ao que o senhor Trocado encolhe os ombros. Vários directores questionam porque é que o ensino nocturno desapareceu dos despachos dos adjuntos e da remuneração do directores e suas equipas (não se obteve qualquer resposta).

E por fim o crédito de escola, a ministra apenas responde da mesma maneira, o orçamento do ME é para cumprir e não pode haver derrapagens. Neste ponto do debate algumas vozes de alguns directores acusaram o ME de falta de coragem, se era para cortar havia que cortar no 79, acabava-se para toda agente e ponto final (devo dizer que quem se manifestou assim tinham todos ar de quem não entra dentro de uma sala de aula há 20 anos).

E assim foram perdidas mais 3 horas da minha vida.
Não foi um espectáculo bonito de se ver, mas não passou disso, um espectáculo.

Um abraço,

************

Portugal Indecente/Política Nojenta

Portugal Indecente/Política Nojenta

O vídeo da denúncia trouxe-o do Umbigo e nem vou comentar a coisa.

Apenas porque podia sair asneira.

Líbia

Líbia

Hoje volto ao infindável mar de areia líbio e dirijo-me ao Sul, fugindo da agitação e dos confrontos ferozes que se fazem sentir a Norte. Por Sabha e arredores a vida continua a escoar-se tão tranquila quanto é possível num país dividido em lutas intestinas. A areia aos molhos, as dunas gigantestas de formas improváveis continuam lá, impávidas e serenas, perante uma catástrofe que se adivinha e, no seu seio, lá estão os lados salgados e surreais aninhados nas encostas doces e sensuais das mais altas dunas de todo o deserto do Sahara.
Por ali ecoa a voz do Sahel, agora sem gargalhadas. Por ali permaneço presa a uma areia movediça...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Denúncia - Ramiro Marques

Denúncia - Ramiro Marques

É uma escola portuguesa com certeza, é uma escola portuguesa...

Ah, Eu Berrei! Ah, Berrei!

Ah, Eu Berrei! Ah, Berrei!

Ontem foi dia de pagamento de vencimento assaltado pelo desgoverno. Confesso que não gosto de ser assaltada, ainda por cima por gente que eu jamais colocaria em cargos de governação... e por isso berrei...

Ah, eu berrei! Ah, berrei...

Petição

Petição

"Quem financia Rui Pedro Soares e Emídio Rangel?"

A pergunta é interessante e também gostaria de a ver respondida. Por isso assinei esta Petição.
Leiam e, se concordarem, assinem.

Petição

Petição

Petição para substituição do actual modelo de avaliação dos professores

Foi colocada online uma petição, visando a suspensão do actual modelo de avaliação e a sua substituição – ainda a tempo de produzir efeitos no presente ciclo avaliativo – por um modelo alternativo, segundo as linhas gerais descritas no texto da petição.
Face ao exposto, solicitamos aos professores que se revêem nesta tomada de posição que se juntem a nós, assinando a petição, a enviar à Assembleia da República. Para a sua apreciação em plenário são suficientes 4 mil assinaturas.
A petição intitula-se “Substituição do actual modelo de Avaliação dos Professores por um modelo justo, credível e que não constitua um entrave para o trabalho com os alunos” e poderá ser subscrita no site Petição Pública (http://peticaopublica.com/).
Professores da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Henrique Medina, Esposende

Assine aqui.

Campanha "I Love Tunísia"



Campanha "I Love Tunísia"

É certo que a Tunísia não pode perder o filão turismo... sob pena de empobrecer ainda mais. Por isso divulgo este comunicado do Ministério de Comércio e Turismo da Tunísia, acabado de aterrar na minha caixa de correio electrónico.

Comunicado

O Ministério de Comércio e Turismo da Tunísia lançou uma grande campanha de imagem e sedução intitulada “I LOVE TUNISIA”
Esta campanha surgiu um mês após a revolução na Tunísia, tendo como principal objetivo incentivar os turistas a visitar uma Tunísia livre e democrata.
Tem também como ambição, apoiar o relançamento do turismo tunisino que ocupa um lugar destacado na paisagem económica e social do país.
A elaboração deste novo logotipo “I LOVE TUNISIA” ambiciona criar uma corrente massiva na Internet através da utilização das redes sociais, Facebook e Twiter.
Esta é uma ocasião privilegiada para todos os amigos da Tunísia, assim como para os tunisinos residentes no estrangeiro manifestarem a sua simpatia para com o povo da Tunísia
Por outro lado o Ministério de Comércio e Turismo anunciou que esta campanha vai ser acompanhada pela organização a Tunes de viagens de familiarização, com o intuito de reafirmar junto dos profissionais do turismo a nova realidade do país e assim contribuir para o crescimento das vendas para este destino turístico.
Líderes de opinião e várias personalidades do mundo empresarial, cultural e artístico, serão igualmente convidadas a visitar este novo destino democrático.

Informamos ainda que:
TURISMO DA TUNISIA VAI ESTAR NA BTL para celebrar o seu regresso a um grande amor.
DE 23 A 27 DE Fevereiro

BTL Stand N° 4D02

Para mais informação:

Contacto: Oficina Nacional de Turismo de Túnez
Leila Tekaia – Directora Portugal & Espanha
onttmadrid@turismodetunez.com

Challenges 2011


Challenges 2011

Estimados Colegas,

Tendo em conta o número elevado de pedidos de alargamento do prazo de submissão de artigos à Challenges 2011, por parte de autores, decidiu-se alargar o prazo de submissão de trabalhos até ao dia 7 de Março.
Para mais detalhes, por favor, consulte a nossa página ou siga-nos pelas redes sociais: Com os melhores cumprimentos,A Equipa de Coordenação da Challenges 2011

Dear Collegues,

After the high number of requests, by authors, to extend the deadline for submission papers to the Challenges 2011, it was decided to extend the deadline for submission papers until March, 7. For more details, please, check our website or follow us on social networks: Best regards,Challenges 2011 Organization Team

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Zeca Afonso - A Formiga no Carreiro

Zeca Afonso - A Formiga no Carreiro

Aqui deixo a minha homenagem singela a um artista de génio. Sem mais.

A formiga no carreiro
Vinha em sentido contrário
Caiu ao Tejo
Ao pé dum septuagenário
Larpou trepou às tábuas
Que flutuavam nas águas
E de cima duma delas
Virou-se prò formigueiro
Mudem de rumo
Já lá vem outro carreiro

A formiga no carreiro
Vinha em sentido diferente
Caiu à rua
No meio de toda a gente
Buliu buliu abriu as gâmbias
Para trepar às varandas
E de cima duma delas
Virou-se prò formigueiro
Mudem de rumo
Já lá vem outro carreiro
A formiga no carreiro
Andava a roda da vida
Caiu em cima
Duma espinhela caída
Furou furou à brava
Numa cova que ali estava
E de cima duma delas
Virou-se prò formigueiro
Mudem de rumo
Já lá vem outro carreiro

Revolução de Jasmim - Jordânia

Revolução de Jasmim - Jordânia

O próximo Dia da Ira acontecerá na sexta-feira, na Jordânia, com especial relevo para as manifestações que ocorrerão na capital, Amã. A ira permanece não aplacada.

Comemorações e Luís Amado

Comemorações e Luís Amado

A política é deveras nojenta, não há como dizer isto de outra maneira. Há dois anos as comemorações dos 40 anos da Revolução na Líbia comemoraram-se assim.
Será que Luís Amado, presente nas cerimónias, assistiu a isto e também aplaudiu?
Mas que bem relacionados andam os nossos políticos pêesses. E ainda falta aqui "o meu amigo Chávez"!
Recorro à sabedoria popular... diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és...

Sismo - Nova Zelândia

Sismo - Nova Zelândia

Entretanto, e como se não chegasse de desgraça espalhada pelo mundo, um sismo de magnitude 6,3 abalou a Nova Zelândia.
Aqui deixo as imagens, deveras impressionantes, vistas do ar.

O Silêncio de José Sócrates

O Silêncio de José Sócrates

José Sócrates pronunciou-se hoje sobre a crise na Líbia com um pesado e elucidativo silêncio.
O silêncio dele é o silêncio dos cobardes.

Revolução de Jasmim em Marcha - Líbia

Revolução de Jasmim em Marcha - Líbia

As notícias que chegam da Líbia são cada vez mais perturbadoras e preocupantes e fala-se já em catástrofe humanitária.
Tomara que a população, cheia até dizer chega de Kadhafi e companhia, consiga colocar uma pedra neste regime e passar à frente, rumo à Liberdade e Democracia.
Tomara. Porque os calhaus no caminho são mais do que enormes.
Por agora tiro o meu chapéu aos revoltosos, por saberem defender os ideais que perseguem, mesmo correndo o risco de pagarem tal afronta com a própria vida. As revoluções fazem-se com gente deste calibre e é esta gente que provoca rupturas. para o bem e para o mal.
Esperemos que neste, como noutros casos, seja para o bem de um povo "paciente e dócil", que aguentou estoicamente as maluqueiras do Chefe da Revolução, que já o foi e já não o é mais, não sento agora reconhecido nas ruas como tal, sendo agora visto "apenas" como o seu mais feroz opositor.

Desfasamentos

Desfasamentos

Sócrates vive num mundo desfasado da realidade. Só assim se justifica que se continue a pavonear pelo país de incrível sorriso de contentamento estampado na cara.
Entretanto a realidade é esta - Juros da dívida estão acima do nível de perigo há 14 sessões
Porca miséria!

Política Nojenta

Política Nojenta

O post que se segue foi retirado integralmente ao Guinote. Já li, sobre este caso de Famalicão, uma notícia curta saída talvez no Público um dia destes que procurarei entretanto com o intuito de aqui anexar a informação, complementando assim o post.
O caso parece ser paradigmático de uma certa forma de ocupação de cargos públicos que se faz à custa de cartões e compadrios que por sua vez implicam gente com cartões e à custa de compadrios. A esta gente, que também já vi gozar de favores aqui e ali, tudo se perdoa e quiçá avaliá-los com Xalente?!

"Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão): de uma Direcção moribunda ao abutre partidário

No Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril que regulamenta o “Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos Ensino básico e Secundário”, pode ler-se que o Director é o “rosto, um primeiro responsável” da Escola, dado que lhe é “confiada a (sua) gestão administrativa, financeira e pedagógica”.
O presente texto surge da imperiosa necessidade de denunciar o ambiente degradado e degradante – mercê da actual Direcção -, que se vive na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão. Gostaria que servisse como elemento para uma reflexão/debate sobre a importância estratégica deste órgão de Gestão.
É, portanto, em nome da clareza e da reposição da verdade que o redijo, cônscia de que o seu conteúdo tem a aquiescência de largas dezenas de colegas.
É do nosso conhecimento que o actual Director, está a ser alvo de um processo disciplinar por parte da Inspecção-Geral da Educação sob a acusação de gestão danosa decorrente de múltiplos pagamentos ilegais, quer dizer, sem a prévia autorização do conselho administrativo da escola. As dez infracções de que é alvo são gravíssimas e não se podem mascarar sob a classificação de “questiúnculas internas”.
Jamais utilizaria o argumento “ad hominem” porque não é o homem - este homem em particular – que me interessa, mas as suas práticas reprováveis, nesta ou em qualquer outra escola, por este ou por qualquer outro membro do órgão de Gestão. O que quero dizer, para que não haja equívocos, é o seguinte: se a actuação da actual Direcção fosse uma mais valia para a escola, seria a primeira a aplaudi-la. Infelizmente, para toda a comunidade escolar, tal não sucede(u).
Preocupa-me a falta de carácter individual. Creio que há sempre uma história pessoal – uma biografia moral, se quiserem – que ajuda a esclarecer o que se é, quem se é.
Por isso, considero relevante atentar ao “antes”, ao tempo (passado recente) em que o actual Director era professor. Colocarei, apenas, três questões:
1. Como é/foi possível que um professor – digno desse nome – fizesse, amiúde, testes aos alunos seus sem ter entregue e corrigido os testes precedentes? Como poderiam estes alunos perceber as suas fragilidades científicas e colmatá-las, quer dizer, rectificá-las atempadamente?;
2. Como é/foi possível que este funcionário público chegasse frequentemente atrasado às aulas?;
3. Como é/foi possível que este professor abandonasse a sala de aula, deixando os alunos, e regressasse posteriormente?
Há, de facto, algo de estranho quando se avaliam estas práticas com a menção de “Excelente”! Mostra, pelo menos, a perversão /distorção da ADD.
Tal como prevê o Decreto-Lei n.º 75/2008, foi ouvido pelo Conselho Geral, na qualidade de candidato ao cargo de Director, assumindo nessa reunião que já tinha a sua equipa constituída. E quem eram dois dos elementos da equipa?
Dois membros do Conselho Geral! Um dos quais o seu Presidente.
Ora bem, é da competência do Conselho Geral eleger o Director e, portanto, percebeu-se a posteriori, como o Presidente deste órgão foi “premiado” com o cargo de Adjunto da Direcção. Os favores profissionais têm sempre um preço…
A análise é simples: ou o Director não tinha ainda a sua equipa formada e violou o princípio da honestidade e o valor da verdade, ou já a tinha e o então Presidente do Conselho Geral votou em si próprio porque integrava a equipa, transgredindo o princípio da imparcialidade. Ambos os cenários são maus… e apontam para a infracção do artigo 5.º do decreto-lei precedentemente mencionado.
O que sentimos, nós professores, como espectadores deste processo é que ele não foi transparente e sério.
No momento presente – o agora – Joaquim Almeida afirma sem despudor: “Ser professor é ter a alegria de transmitir valores como a obediência, a disciplina, o trabalho e o sacrifício.”
A autoridade conquista-se através da seriedade profissional. E, com ela, o respeito e a admiração. Só o autoritarismo tem como ideal a obediência cega. Lição do Estado Novo.
De facto, quem conhece o Director ouve-o, amiúde, exigir aos professores mais trabalho, mais sacrifício. Onde estava o seu espírito sacrificial quando recebeu 4.000 euros de horas extraordinárias?
Incomoda-me saber que faz parte da rotina do Director regressar à escola, após o almoço, por volta das 16 horas, sem nunca deixar de prestar culto a Diónisos. Detesto a incongruência, o divórcio entre o pensamento e a prática.
Igualmente relevante é o facto da (primeira) Subdirectora ter alegado divergências com o Director e apresentado a sua demissão no final do ano lectivo transacto. Prova que o ambiente no seio desta Direcção, fruto de graves dissensões, não é propício ao trabalho de equipa.
Como se isto fosse insuficiente, há outra situação que agrava o mal-estar docente na escola e, portanto, a merecer registo: assiste-se aos maldizeres sussurrados do Adjunto, **********, sobre o Director que ajudou a eleger! Fica-lhe mal, muito mal, insultar a Direcção à qual ainda pertence. É sabido que os oportunistas têm “amigos” conforme as conveniências. Afinal, este é o momento do ataque ao moribundo, através de uma campanha de sedução/manipulação porque o amigo Director deixou de o ser… esquecendo que é um prolongamento de uma Direcção em putrefacção.
Provavelmente aspira à nomeação, pela DREN, para integrar a Comissão Administrativa Provisória. É claro, que a sua filiação partidária (P.S.) constituirá, para a DREN, o “mérito mor” deste adjunto.
Preocupa-me a falta de carácter colectivo. O certo é que o País conhece outros Zés oportunistas.
Estamos, com efeito, perante dois homens com um amor desmesurado pelo poder e um desamor e uma falta de dedicação pela Escola e pela Educação públicas.
O que a Escola Secundária Camilo Castelo Branco exige e merece é que se faça uma purga da actual Direcção. Nenhum membro conquistou o respeito. Nenhum merece permanecer à frente dos desígnios da Escola!
A autonomia instrumentalizada é auto-contraditória. Análoga a um País com governo mas desgovernado … Realidades possíveis quando as acções não se norteiam pelo bem comum. Quando a prática política, nomeadamente a educativa, se desvincula da ética. Quando os interesses individuais, egoístas, ganham primazia face aos interesses colectivos. Puro narcisismo antropofágico.
Autor(a) devidamente identificado(a), que solicitou o anonimato"

Afinal foi só percorrer a caixa de comentários do Guinote e lá está a notícia saída no Público.

Inspecção da Educação acusa director de escola de Famalicão de várias irregularidadesPor José Augusto Moreira
Processo disciplinar ao responsável máximo da Escola Secundária Camilo Castelo Branco aponta para a cessação de funções
A Inspecção-Geral da Educação (IGE) abriu um processo disciplinar contra o director da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, acusando-o pela prática de um total de dez infracções, a maioria das quais pode implicar a cessação da comissão de serviço.
Além de não ter respeitado os pro- cedimentos legalmente previstos para a avaliação do pessoal não docente, o director, Joaquim Almeida, é sobretudo acusado de contratar serviços externos e de autorizar e validar pagamentos sem o prévio parecer e autorização do conselho administrativo da escola, conforme é legalmente exigido.
Entre as despesas efectuadas en- contram-se acertos de contas relacionados com a aposentação de uma funcionária e a celebração de contratos de prestação de serviços com uma empresa de contabilidade e com outra de psicologia. Entre as despesas irregularmente autorizadas por Joaquim Almeida, a acusação da IGE inclui também o pagamento de horas extraordinárias a ele próprio, referentes à época em que não era ainda o responsável pela gestão da escola. Em causa está sempre o facto de tais despesas não terem passado pelo crivo do conselho de administração, órgão que, refira-se, é constituído por três elementos, entre os quais o director e o vice-director, que é por ele escolhido.
No rol das dez infracções que constituem a acusação deduzida contra o director está também a aprovação do pagamento de facturas de vários restaurantes, relativas a almoços comemorativos ou com convidados e até um “com responsável da DREN”, para os quais a acusação frisa “não existir justificação, nem cobertura legal”. Também o facto de não ter promovido atempadamente a celebração de contrato de trabalho com uma funcionária, que terminava o período de contrato a prazo, faz parte do rol de infracções.
A inspecção foi desencadeada por uma denúncia oriunda de pessoal dos quadros da escola e corre ainda o prazo para o director apresentar a sua defesa. O PÚBLICO ouviu Joa- quim Almeida, que desvalorizou o caso atribuindo-o a “questiúnculas in- ternas” e disse não se querer pronunciar “enquanto o processo não estiver completo”.
http://jornal.publico.pt/noticia/16-02-2011/inspeccao-da-educacao-acusa-director-de-escola-de-famalicao-de-varias-irregularidades-21313519.htm

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ponto da Situação - Líbia

Ponto da Situação - Líbia

O coronel "amigo" perdeu as estribeiras e obviamente perderá o poder. As últimas aparições fizeram-se em cenários surreais de quem já perdeu o controlo da Nação, mas de quem não parece disposto a abdicar do poder detido ao longo de mais de 40 anos. Ou morre como um mártir, coisa que parece disposto a fazer, ou vai para o exílio para junto de quem lhe deitar a mão... ai diacho! aqui não...
Gostaria de ver concretizada uma "terceira via", não a dele, mas a minha, e, assim sendo, gostaria de o ver sentado no banco dos réus, ao lado do seu segundo filho, ambos acusados e julgados por genocídio.
Porque a defesa destes ataques indiscriminados sobre o seu povo são absolutamente inadmissíveis e intoleráveis.
Hoje sabemos isto, isto, isto, isto.
E sabemos que a Liga Árabe expulsou a Líbia do seu seio. O que é, no mínimo, sintomático da gravidade da situação.




Petição - Stop the Massacre

Petição - Stop the Massacre -Save the Libyans

Esta petição, intitulada Stop the Massacre - Save the Libyans , está endereçada a Ban Ki Moon, Secretário Geral das Nações Unidas.
Leia e, se concordar, assine. Eu sou a 5766.
Não se esqueça que a pressão se faz de muitas maneiras e que esta é uma delas. Não prescinda desse poder e divulgue a petição por todos os meios ao seu alcance.

12 de Março - Campo Pequeno





12 de Março - Campo Pequeno

Pode inteirar-se da acção, convocada pela Fenprof, clicando aqui.

Objectivo - 1 milhão de Pessoas

Objectivo - 1 Milhão de Pessoas

Aqui deixo o link onde se poderá inteirar desta iniciativa, prevista para 12 de Março, pelas 9:00, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
O objectivo é ambicioso e atendendo ao comodismo reinante parece mesmo inviável... mas, quem sabe um cheirinho de Revolução de Jasmim, pacífica, não dá um ar da sua graça por aqui?
Uma coisa é certa - os nossos políticos estão a precisar de um susto inflingido pela população.

Movimento de Independentes

Movimento de Independentes

Aqui deixo o link para o Facebook que vos dará acesso ao Movimento de Independentes - decididos a alterar o sistema político.
A mim também me parece que este sistema não se pode prolongar por muito mais tempo, sob pena da corda se partir.

O Trabalho Não Remunerado Liberta o Capital



O Trabalho Não Remunerado Liberta o Capital

E oprime o trabalhador.

Agradeço-te o cartoon, Idalino!

Geração à Rasca



Geração à Rasca

As manifestações foram convocadas para o próximo dia 12 de Março, pela Geração à Rasca, para a Praça de Batalha, no Porto e para a Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Estando ou não à rasca, participa e faz ouvir a tua voz.

Efeito Dominó - Agora em Marrocos


Luz Azul - Chefchaouen - Montanhas do Rif - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Efeito Dominó - Agora em Marrocos

Marrocos tem várias almofadas que poderão atenuar este efeito dominó que parece querer varrer todo o mundo muçulmano, não sabendo eu até que ponto este efeito não contornará o Mediterrâneo e começará a varrer esta classe política europeia que se comporta como se tivesse o rei na barriga. Mas adiante, volto ao assunto Marrocos porque não me quero desviar dele, e, tal como dizia lá acima, Marrocos dispõe de várias almofadas que poderão atenuar este efeito dominó, a saber: o rei, Mohammed VI, é jovem e já implementou reformas importantes no país, desde que subiu ao poder, por morte do seu pai, Hassan II. Por outro lado é, simultaneamente, o líder político e religioso, o que lhe dá um prestígio enorme dentro do seu reino. Por último, goza do apoio de uma vasta camada da população que, genuinamente, o respeita e ama e que não está minimamente interessada em derrubar a monarquia.
Mas estas almofadas chegarão para atenuar o efeito dominó da Revolução de Jasmim, iniciada na Tunísia? Não esqueçamos que o poder se excerce aqui de forma, digamos que musculada...
Talvez sim, se o governo for célere nas reformas a implementar procurando ir ao encontro dos desejos e das reivindicações de reformas exigidos pela população, decididamente não, se o regime enveredar pela repressão e pela força provocando a resposta violenta dos manifestantes.
As últimas notícias de Marrocos, lidas aqui, não auguram nada de bom e deixam-me deveras preocupada com os meus amigos do Sul.
Por isso, decidi postar uma fotografia que captei numa manhã de luz feliz, no interior da medina de Chefchaouen, por onde costumo deambular ao acaso, penetrando aqui e ali em pátios sureais, pintados de cal, que reflectem a luz como só a cal o pode fazer, como só a cal o sabe fazer.
Hoje abro uma porta de luz para o mundo fascinante do Sul, desejando que as mudanças, que sinto inevitáveis e desejáveis, se processem sem mais derramamento de sangue.
Hoje abro um porta de luz pacífica, com desejos que ela inunde o meu Sul, que é, simultaneamente, o meu Norte.

Lá Como Cá

Lá Como Cá

Divide-nos um oceano, mas os problemas são semelhantes.



Thanks, Célia!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Greve às Horas Extraordinárias

Greve às Horas Extarordinárias

A Fenprof e mais alguns sindicatos de professores convocaram greve às horas extraordinárias.
Confesso a minha surpresa. É que, pelo que sei, as horas extraordinárias são absolutamente residuais e insignificantes entre nós.
Isto é fogo de artifício?

Entretanto Por Aí...

Entretanto Por Aí...

O preço do crude aumentou mais de 6% à custa dos últimos desenvolvimentos na Líbia, à custa das ameaças do filho do coronel de destruição das reservas petrolíferas da Líbia, apenas o maior produtor de crude do continente africano.
Ao que parece, hoje ocorreram bombardeamentos indiscriminados sobre Trípoli. O exército está dividido, há deserções entre próximos de Kadhafi, a população não desiste.
A Revolução de Jasmim está imparável e descontrolada.
E eu estou preocupada. O caldo que se cozinha não me cheira bem.

Entretanto por Cá...

Entretanto Por Cá...

Entretanto por cá o roubo soma e segue e hoje foi divulgada a notícia que me envergonha - O governo sacou-nos mais 370 milhões de euros em impostos e, não satisfeito com a proeza, roubou-nos mais 16 milhões em salários, até ao momento.
Mas a coisa não ficará por aqui e a vidinha piorará para a generalidade dos portugueses ao longo deste 2011 de péssima memória..

A Líbia a Ferro e Fogo

A Líbia a Ferro e Fogo

Inteire-se das últimas aqui.
A revolta agudizou-se na última noite e já estará fora de controlo. As ameaças do filho da Kadhafi, como seria de esperar numa situação destas, parecem apenas ter atiçado a raiva.







Entretanto pode ler mais aqui.

Kadhafi Abandona a Líbia?


Kadhaffi - Trípoli - Líbia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Kadhafi Abandona a Líbia?

Ao que parece já abandonou, a crer nesta notícia lida aqui. Ele e a sua família.
Será que o amigo Sócrates o acolhe por cá? Quiçá monta-lhe a tenda e dá-lhe um magalhanes?
Pois não, ao que parece está a caminho da Venezuela... onde ainda faltará juntar-se mais um/vários palhaço(s)...
Leia aqui mais notícias, contraditórias, por agora. E perturbadoras.


As notícias de ontem já davam conta de confrontos violentos em Trípoli, a capital da Líbia.
Pode ler mais aqui, aqui e aqui.

O Efeito Dominó - Líbia

O Efeito Dominó - Líbia

A Líbia está a ferro e fogo e, ao que parece, perto de uma guerra civil. Os vídeos que nos dão conta de confrontos violentos, com inúmeros feridos e mortos, estão já às resmas no YouTube.
Escolhi um vídeo que retrata o momento simbólico em que vários manifestantes pegam fogo a um dos inúmeros cartazes do chefe da revolução. Aqui Kadhafi arde simbolicamente. O que se seguirá?
É que o mundo muçulmano arde por todos os lados.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Postais Ilustrados

Postais Ilustrados

Um sítio importante para os amantes do postais, e não só...
Procure a sua terra... por certo estará aqui.
A minha Amarante lá está e lá estão os postais editados cá pela família da Je, a partir de fotografias do meu irmão, José Emanuel Queirós.
Desfrutem.

Lá Como Cá

Lá Como Cá

Por cá os bancos conseguiram a proeza de pagar menos impostos em 2009, se comparado com 2008, menos em 2010, se comparado com 2009 e por certo pagarão menos em 2011, se comparado com 2010. Um inocente poderia pensar Ok! Tiveram menos lucros! Mas qual quê?! Puro engano!
E lá por fora como é? Pois é! É simplesmente a mesma pouca vergonhice, o mesmo ataque sistemático ao mundo e às pessoas reais que vivem do rendimento do seu trabalho, o mesmo benefício asqueroso e imoral do mundo irreal das finanças, da especulação desmedida que nos lixa os dias que agora vivemos. O ataque é pois consertado, sistemático, planeado e persegue um objectivo comum - o empobrecimento da classe média, a criação de uma massa de trabalhadores que assegurem mão-de-obra qualificada e barata.
Ou não será?
Confirme aqui.

Opção de Carreira


Cartoon recebido por e-mail

Opção de Carreira

Porque carreiras há muitas e é só escolher.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Avaliação do Desempenho Doente

Avaliação do Desempenho Doente

Aliás, mais do que doente. Este país está de loucos.

O Efeito Dominé - Marrocos - 20 de Fevereiro

O Efeito Dominó - Marrocos - 20 de Fevereiro

A manifestação está convocada para amanhã e mais uma vez a tecnologia alia-se a quem luta pela Liberdade e pela Democracia . Por melhores condições de vida também.
Democracia e liberdade, Já!
Inteire-se aqui.

E... oh diacho! A página de um blogger lutador por reformas pacíficas em Marrocos, Reda el Ourouba, está indisponível.
Confirme aqui.

Entretanto pode visitar o seu blogue aqui e inteirar-se das novidades que por lá forem surgindo.

Ops! À hora em que escrevo, neste Domingo dia 20 de Fevereiro, este blogue encontra-se indisponível.

Líbia e Internet


Deserto do Sahara - Líbia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Líbia e Internet

Quando o governo de um país corta a Internet isso não augura nada de bom.
A Líbia cortou as ligações com o mundo por esta via. Palpita-me que pela via telefónica também.
Vejo muitas pedras por este deserto adentro...

O Castrador


Cartoon surripiado ao Luís Costa.

O Castrador

O texto está aqui e apenas chama os nomes aos bois.
Obrigada, Luís, pela lucidez.

Eduardo Teixeira Pinto e Antero de Alda

Eduardo Teixeira Pinto e Antero de Alda

Ambos fotógrafos. Ambos já amplamente referenciados neste blogue. O primeiro antecedeu o segundo, muito embora as suas vidas se tenham cruzado num mesmo tempo, num mesmo lugar.
Amarante foi berço de nascimento para um. Para o outro, Amarante foi e é berço de acolhimento.
O segundo criou o sítio que leva o nome do primeiro. O sítio partilho-o aqui, em primeira mão.
Sim, eu sei Antero... o sítio ainda está em construção... mas não é que é já um sítio acolhedor e belo, com uma estética tão tua/dele, cheia de sobriedade e elegância?
Por isso o partilho com os meus leitores. Bem sabes como fiquei feliz ao saber, por ti, que irias criar e tratar da casa virtual de Eduardo Teixeira Pinto, o meu vizinho poeta fotográfico.
De facto, mereceis-vos um ao outro.
Obrigada.

Aniversário do Blogue


Bolo de Aniversário do Blogue - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Aniversário do Blogue

No passado dia 16 de Fevereiro, este blogue fez 4 anos. Embrenhada em trabalho, muito e variado, deixei passar por completo esta importante data. Parece-me quase impossível... mas a verdade é que foram já quatro anos de postagens quase ininterruptas, às vezes mais do que muitas ao dia, umas vezes mais felizes, outras mais profundas, sarcásticas, críticas, irónicas, preocupadas, tristes, desoladas, optimistas, engraçadas, hilariantes... que as há para todos os gostos e feitios ao longo deste blogue.
Ainda não cansei... muito embora ande cansada...
Aqui deixo os meus agradecimentos a todos quantos ainda não se cansaram de me ler, alguns que me acompanham os passos desde o início e ainda hoje se mantêm fiéis... é só o Helder Barros... eheheh... e a todos os outros que foram chegando ao longo deste tempo que parece ter passado a voar.
O bolo está aí... uma dose para cada um... vá lá, nada de serem gulosos...
Bridemos. Como diz a Em@, à minha, à tua, à nossa! Muita saúde!
Continuemos, pois!
Ao trabalho!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vergonha

Vergonha

A notícia, mais do que triste, está publicada aqui, no Correio da Manhã e passou-se em Cascais, Portugal.

Resume-se em poucas palavras: ao que parece as más notas escolares motivaram o castigo da criatura de 13 anos que ficou sem Internet e sem playstation. Vais daí a criatura esfaqueou a mãe na primeira oportunidade...

Mas que mundo é este onde não me reconheço?

Luta - Geração à Rasca



Luta - Geração à Rasca

É bom que façam ouvir a sua voz.

Pérola Literária


Lápides para Cemitérios - Medina de Fez - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Pérola Literária

Perdeu-se um génio literário mas, em contrapartida, "ganhou-se" um Director com veia...
Ora clique aqui e desfrute devagar... devagarinho...
Eu já rebolei a rir... kakakakaka... ai se o ridículo matasse...

Relógio de Nus Humanos

Relógio de Nus Humanos

Clique aqui e terá acesso a um relógio normal, se considerar normal um relógio analógico, feito de nus humanos. Clique sobre ele e transforme-o num relógio digital, igualmente feito de nus humanos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Efeito Dominó - Agora Por Cá

Efeito Dominó - Agora Por Cá

Por cá, o efeito dominó é outro e chega via ME que é o mesmo que dizer via Ministério das Finanças.
Por cá, o efeito dominó traduz-se no desmantelamento/supressão de postos de trabalho no sector da Educação por razões do vil metal que continua a ser esbanjado por este país fora.
Aqui encontram novas os professores de EVT. Que farão quilómetros no próximo ano lectivo, colmatando necessidades sentidas nas escolas básicas 1 dos agrupamentos.
Seguem-se os professores de... who cares?... para o próximo ano lectivo logo se vê!

Efeito Dominó _ Agora no Bahrein

Efeito Dominó - Agora no Bahrein

E damos um salto à península arábica de onde são originários os árabes.



Efeito Dominó - Agora na Líbia

Efeito Dominó - Agora na Líbia

As imagens são de hoje e as manifestações foram convocadas através do Twitter e do Facebook, à semelhança de tantas outras que ocorreram e ocorrem em pleno coração do mundo muçulmano, dito árabe, em pleno Norte de África atravessado de lés a lés por problemas semelhantes.
E digo "dito árabe" porque convém não esquecer as populações autóctones, que habitavam o Norte de África antes das invasões árabes - não esqueçamos os berberes e os tuaregues, ou Homens Azuis, como também são conhecidos.

Sahel, Sahel... chegou a vez do teu país...

Enquanto Se Canta, Não Se Assobia


Flores - les Eysies-de-Tayac - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Enquanto Se Canta, Não Se Assobia

Porque estive retida em trabalho na Escola e depois estive a tratar do meu outro blogue do qual sou tratadora, o História em Movimento, em que dei conta de algum, apenas algum, do meu trabalho de hoje, este ficou para aqui meio ao abandono.
Espero rapidamente recuperar o ponto da situação porque, por enquanto, enquanto se canta não se assobia e o trabalho não pára nunca.
Graças a deus, né?

Bloggers em Perigo

Bloggers em Perigo

Prezo a Liberdade, nomeadamente a liberdade de expressão e de crítica.
Abomino as ditaduras defensoras de um pensamento único, de um comportamento único, da formatação pré-definida que pretende o impedimento da criatividade sem espartilhos.
Por isso estas notícias deixam-me preocupada.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ponto da Situação

Ponto da Situação

O post que se segue foi integralmente surripiado ao Guinote. Clique aqui e aceda a todo o conteúdo de Carlos Marinho Rocha.

Já são 46 Escolas e Agrupamentos …
(entre a contabilidade dos Blogues e a da Fenprof)

As últimas:

Moções Do I Encontro De Dirigentes De Escolas PúblicasMoçoes_do_Porto
Conselho Pedagógico do Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior, (ADD)
Escola Secundária Filipa De Vilhena, Porto – Tomada de Posição dos Relatores (ADD)
Escola Secundária de S. Pedro, Vila Real (ADD)
Agrupamento de Escolas de Alpendorada, Alpendorada – Tomada de posição dos relatores (ADD)

… as outras:
Agrupamento de Escolas de São Silvestre, Coimbra (ADD)
Escola Secundária Infanta D. Maria – Coimbra – Tomada de Posição (ADD)
Secundária Augusto Gomes, Matosinhos (ADD)
Agrupamento Vertical Clara de Resende, Porto, 2 Tomadas de Posição, ADD e Reorganização Curricular
Escola secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa, Posição dos professores sobre a actual situação da escola, as propostas de alteração organizacional e curricular do sistema educativo e a avaliação do desempenho docente
Esc. Secundária de Camões, Lisboa, (avaliação de desempenho ADD)
EB1 Bairro da Ponte – Agrupamento de Santo Onofre – Caldas da Rainha, Tomada de Posição – Reunião de Conselho de Docentes
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares – Tomada de Posição – Conselho Pedagógico
Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Palmeiras – Tomada de Posição
Escola Secundária com 3º Ciclo Nuno Álvares – Tomada de Posição
Escola Secundária Frei Heitor Pinto – Tomada de Posição
Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã – Tomada de Posição – Departamento de Línguas
Escolas Agrupamento dePêro da Covilhã – Reunião de disciplina de Língua Portuguesa
Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã – Tomada de Posição – Departamento de Ciências Sociais
Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã – Tomada de Posição – Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico
Agrupamento de Escolas do Teixoso – Tomada de Posição
Agrupamento de Escolas de João Franco do Fundão – Tomada de Posição
Agrupamento Escolas do Atlântico, Conselho Geral, Viana do Castelo, (ADD)
Agrupamento de Escolas de Freiria – Reunião de CEF – Electricidade
Agrupamento de Escolas de Freiria – Reunião de CEF – Informáticos
Agrupamento de Escolas de Freiria - Professores do 1.º CEB – Informação adicional à posição aprovada
Escola Básica 2.3 de Freiria - Informação adicional à posição aprovada
Agrupamento de Escolas de Freiria – Departamento Curricular de Educação Pré-Escolar – Informação adicional à posição aprovada
Agrupamento de Escolas Dr. Augusto Louro, Seixal (EVT)
EB1 de Serrado, Agrupamento de Buarcos – Informação adicional à posição tomada
Escola EB 2/3 D. Carlos I, Sintra (ADD)
EBI de Montenegro – Faro – Grupo disciplinar de História
EBI/JI de Montenegro – Faro – Educação Física
Escola de Framil – Posição aprovada em reunião de Departamento Curricular
Agrupamento de Escolas de Salir – Informação adicional à posição tomada
Escola Secundária Dr. António Granjo – Informação adicional à posição aprovada
Escola Secundária Com 3º CEB De Ferreira Dias, Cacém, Posição do CCAD
Escola Secundária de Amares – Posição aprovada em Departamento Curricular de Educação Física
Escola Secundária de Amares – Informação adicional ao texto aprovado
Agrupamento de Escolas D. Pedro I, Gaia: Conselho Pedagógico (ADD)
Escola de Canelas – Vila Nova de Gaia – Posição aprovada em reunião sindical
EB 2, 3 de Cabreiros – Barcelos – Posição aprovada em Departamento Curricular
Escola Secundária de Barcelos, Barcelos (ADD)
Agrupamento de Escolas D. José I – Vila Real de S.to António – Informação adicional ao texto aprovado
Agrupamento de Escolas de Castro Daire – Informação adicional ao texto aprovado
Agrupamento de Escolas de Mogadouro – Posição aprovada em Departamento Curricular
Agrupamento de Escolas de Soure 3/S Martinho Árias – Informação adicional ao texto aprovado
Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre – Informação adicional ao texto aprovado
Escola D. Manuel I – Pernes – Posição aprovada 10 (dez) reuniões de Departamentos Curriculares
Agrupamento de Escolas de Esgueira – Informação adicional à posição aprovada
Agrupamento de Escolas de Gondifelos, V.N. de Famalicão, Posição Professores do Departamento do Primeiro Ciclo
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Foz Côa – Reunião Sindical
EB 23 da Maia – Declaração de Protesto dos Relatores
Escola Secundária Padre Benjamim Salgado – Posição de Departamento Curricular