quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Sobre a Mal Parida ADD
Excerto de Portefólio Corrigido e Digitalizado
Sobre a Mal Parida ADD
A situação que relato neste post, que não se passou durante este ano lectivo, é demonstrativa do mal estar que esta ADD veio provocar entre nós.
Fui inúmeras vezes gozada, em tempos que já lá vão, muito antes de ser parida a Mal Parida e muito antes deste aborto ter entrado em gestação, por corrigir os cadernos/portefólios dos alunos, de fio a pavio, assinalando erros e faltas de acentos, sumários mal passados e invenções diversas que a imaginação dos alunos não tem fim e esta professora gosta de lhes dar rédea curta no assassinato, mais ou menos frequente, da nossa maravilhosa Língua Portuguesa e nem os portefólios dos meus alunos de CEF escapam a esta inspecção.
Pois, de facto eu devia ser parva, mas quem me pagava tal serviço? Mas que mau exemplo estava eu a prestar à comunidade educativa, trabalhando feita louca, corrigindo páginas e mais páginas, todos os períodos a multiplicar por 100, 120, 150 alunos e o mais que já me calhou na rifa fruto do jogo/azar que sempre foram os horários por mim recebidos.
Ora agora, curiosamente, a conversa mudou.
Eu continuo a mesma, a atitude mantém-se, continuo a passarinhar-me com portefólios que corrijo na Escola ou trago para casa para executar um trabalho que me consome muitas e muitas horas da minha vida, mas que tem resultados práticos bem visíveis que eu já me dei ao trabalho de fazer um estudo estatístico da coisa e a coisa melhora depois de eles terem que corrigir 10 vezes cada erro, cinco vezes cada falta de acento, escrever cinco vezes cada sumário em falta ou inventado e o que mais apanho de estranho por aquelas páginas adiante.
Curioso é que entretanto a conversa mudou.
Agora é mais tipo "Aaaah! Vais ser avaliaaaada!"
Ao que respondo, invariavelmente, com um sorriso, ok! ok!, amarelo, estampado na cara... tipo...
"Olha que não. Vou apenas avaliar."
É que o caderno/portefólio vale 10% da avaliação dos meus alunos no final dos períodos e no final do ano e eu não ando a brincar às avaliações.
Não é a primeira vez que tentam fazer de mim parva. Mas aviso desde já que será tempo perdido.
Tenho dito.
Nota - Este post liga-se intimamenmte a este outro, escrito lá mais atrás quando eu era professora na ESA.
Sem comentários:
Enviar um comentário