sábado, 31 de janeiro de 2009

Cefs - Portefólios

CEFs - Portefólios

Por norma, as minhas turmas de CEFs, as que pela primeira vez lecciono, dão-me trabalho mais do que acrescido durante os primeiros dois meses. É o tempo de travarmos conhecimento mútuo, de eu lhes tirar a pinta, e de eles me tirarem a pinta também.
E a minha pinta de professora tira-se facilmente. Exijo trabalho aula a aula sem parar, tudo a par de um grande respeito mútuo que, sempre que é quebrado por parte dos alunos, dá direito a castigo dentro da sala de aula, nos casos mais ligeiros, ou, quando o caso é mais grave, dá direito a expulsão da sala e visita ao Núcleo de Apoios Educativos para "reflexão".
Depois dos primeiros testes à minha resistência dentro da sala de aula, os alunos, mesmo os mais problemáticos, rendem-se à evidência e desistem de me "dobrar".
É que esta professora gosta mesmo de trabalhar com os seus alunos e gosta especialmente do desafio que constitui uma turma de alunos dos CEFs.
Uma das estratégias que melhor resulta com estes alunos, incomparavelmente mais problemáticos do que os alunos das turmas do básico dito normal, é o trabalho constante. Estes miúdos precisam de estar ocupados e tem de se lhes dar rédea curta dentro da sala de aula.
Com rédea curta não quero dizer cara de pau, antipatia, autoritarismo, muito pelo contrário. A melhor forma de lidar com eles é de sorriso nos lábios e firmeza na voz, sempre afectuosamente, e com um enorme respeito pelos seres humanos que eles são. Sem permitir abusos. E sempre que o abuso acontecer o sorriso suspende-se e, se for preciso, eleva-se a voz.
Dito isto, partilho hoje uma exigência que faço a todos os meus alunos, sem excepção. Quero portefólios arrumados, organizados, limpos, actualizados, a cada dia que passa.
Assim sendo, os meus alunos, os dos CEF`s incluídos, lá fazem os registos mais importantes e fundamentais das matérias por mim leccionadas.
Devo esclarecer, para quem não lecciona Cursos de Educação e Formação, que nós, professores a leccionar estes cursos, temos que nos desenrascar como podemos e sabemos, para leccionar os conteúdos constantes nos programas, devido à inexistência de manuais adaptados e adequados a estes cursos, o que se por um lado é bastante trabalhoso, por outro também é um desafio à nossa criatividade.
Por norma não entrego fotocópias aos meus alunos, a não ser em casos absolutamente necessários. Tenho para mim que estes alunos precisam, mais do que quaisquer outros, de escrever, de ler, de fazer. Ora o portefólio que eles constroem é para eles o registo da vida dentro da sala de aula na disciplina de Cidadania e Mundo Actual.
Mas quem diz que os alunos dos CEFs não trabalham nunca?
Mas quem diz que os alunos dos CEFs não trabalham?
Os meus alunos trabalham e até estão a trabalhar muito bem, salvo uma ou outra excepção em cinco turmas bem diferentes entre si.
Os portefólios que ilustram este post foram fotografados em contexto de sala de aula, o que os deixou perplexos e orgulhosos, e pertencem a alunos da turma EI1, de Electricidade, e CL1, de Carpintaria, e servem como exemplo de uma estratégia bem simples e algo "antiquada" mas que para mim permanece absolutamente actual e eficaz.
Escusado será dizer que os seus portefólios andam "debaixo de olho" por parte desta professora que os obriga a corrigir cada erro, cada falta de acento, cada sumário em falta!
É a vida... é a nossa vida de trabalho... mas... também damos as nossas gargalhadas!

Nota - Estou com problemas no carregamento das fotografias. Logo que ultrapassados posto as ditas.

25 comentários:

maria almeida disse...

Mais uma vez estamos em sintonia! :)
Eu, também, tenho para mim que estes alunos, mais do que quaisquer outros, precisam de trabalhar de forma sistemática e serem parte activa na construção pessoal do saber (orientados por nós, evidentemente, que para isso lá estamos!).
Ora o caminho faz-se caminhando! Só fazendo - lendo, escrevendo, pesquisando, questionando, registando, interpretando - se constrói o saber.
Como podem evoluir estes alunos se nada lhes exigirmos com a desculpa, advogada por muitos , de que eles não são capazes?!
É mais fácil enfiar a cabeça na areia e fingir que não vale a pena!
Eu, por mim, também gosto de desafios! :)
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Bem sei que sim, Maria.
É verdade que eles nos dão trabalhito, mas também nos dão muitas alegrias.Vou ver se consigo carregar as fotografias.
Jocas

maria eduarda disse...

Só faz sentido a nossa profissão, agindo deste modo, ser mesmo professor. Não concebo a profissão, para mim, e felizmente para mais alguns milhares,se não for praticada e sentida dentro da partilha e do respeito mútuo.
Quem não a sente deste modo, enganou-se na profissão, é uma pessoa completamente frustrada e frusta com certeza os seus alunos.
Bom dia!
:D

maria eduarda disse...

frustra.
Sorry!

maria eduarda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anabela Magalhães disse...

Olha, eu é que ando completamente frustrada, desde ontem sem conseguir carregar para o blogue os portefólios das minhas crianças!
Bolas!
Mas tens razão, subscrevo as tuas palavras.

maria eduarda disse...

Mas, qual é o erro que dá?
Tu já és perita nestas andanças...
Pede ajuda!
:(

maria eduarda disse...

Apaguei o meu comentário. Ainda nos frustrávamos a duplicar. Náaaa!

Anabela Magalhães disse...

Já te mostro.
Já pedi ajuda.
Help, Helder... só que ele deve estar no futebol!

maria eduarda disse...

Estás como eu. Quando tenho problemas aqui com o nosso amigo pc, recorro logo aos informáticos da escola!

Anabela Magalhães disse...

Ocorreram erros durante o carregamento.
As seguintes imagens não foram carregadas.

IMG_3395.JPG : Excedeu a sua quota de carregamento de fotografias.

Lamentamos, mas excedeu o seu limite de carregamento de fotografias. Para mais informações, consulte esta página de ajuda do Blogger.
:( :( :(

Anabela Magalhães disse...

Excedeu a quota????!!!!
Como se já não me chegasse de conversa de quotas!!!!

maria eduarda disse...

Temos limite para carregamento de fotos? Não me parece! Pois, também não te posso valer.Já foste à página de ajuda?

maria eduarda disse...

Olha, isto de quotas, é perseguição.Eheh!

Anabela Magalhães disse...

Também não me parece. Mas o que é certo é que nem no Anabela Magalhães, nem no 8º F... é que não consigo carregar absolutamente nada. Acho que estou com um problema. :(

Anabela Magalhães disse...

É perseguição mesmo!
:)

maria eduarda disse...

Aguarda por ajuda, não te marafes e não percas o humor:D

Anabela Magalhães disse...

:D. É a atitude mais ajuízada.
Thanks pelo apoio moral...

maria eduarda disse...

Uma sugestão que pode parecer muito estúpida: desliga o pc e volta a ligar. :(

Anabela Magalhães disse...

E as vezes que eu já fiz isso?!
Vou mesmo aguardar pelo Comandante.

maria eduarda disse...

Logo falamos.
Bjs

maria eduarda disse...

Pelos vistos, ainda não conseguiste resolver o problema!

Anabela Magalhães disse...

:(
E El Comandante nada de aparecer por aqui!

EMD disse...

E lá se passou o fim-de-semana sem te vir visitar. Já tinha saudades:)...
Parece que ontem houve avarias com o Google, talvez venham daí os problemas com as fotos. Não fiz nada para o condomínio mas nas duas entradas nos blogues de turma não houve impedimentos.
Já agora, deixo-te um link (que talvez já conheças) para variar actividades na sala de aula:
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/index_h.htm
Pois, os pequenos dão trabalho mas sem suor nada se consegue. Válido para alunos e professores. Este fim-de-semana foi de suar!
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Sei que houve um problema qualquer, mas os outros blogues estão com fotografias postadas por isso é um problema qualquer aqui no condomínio. :(
Não conheço o link. Vou clicar.
Thanks
Jocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.