quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O Moina

O Moina

Eu dei o pontapé de saída para a discussão. Transcrevo agora o comentário, delicioso, recebido neste blogue, sobre O Moina, e assinado com o pseudónimo Extramar. Aguardo as próximas colaborações dos meus leitores já que sobre este assunto muito há ainda a dizer.
Conhece esta estirpe de gente? O que pensa sobre os moinas?

O «MOINA» - UMA ESTIRPE DE HOMENS A CONSIDERAR

"Extraordinária lição de simplicidade com o desafio certo lançado ao «moina». Que os há em grosso número na nossa praça, e que se pavoneiam de orelhas arrebitadas em quantos cantos e esquinas haja sinais de gente. Que nunca se enxergam no seu andar rastejante entre os demais.O serviço que prestam ao chefe é tudo quanto sabem e a quanto se prestam. A ilusão do poder infundida, que os leva e os conserva enquanto fiéis serventuários nessa arrojada manobra circense de andar pelas ruas para «bem» poderem informar o chefe faz deles peões de sustentabilidade, fundamentais ao sistema criado, à custa de tentarem restringir as liberdades dos que não partilham desta rede de influências e interesses, dos que não são como eles e recusam ou mudam de passeio. E, no entanto, é reconhecendo-os nessa qualidade de «moina» e de «moinice» que eu sei melhor como não quero fazer parte dessa estirpe de homens quando for grande."

Extramar

9 comentários:

extramar disse...

C´ag´anda destinçom! Acim ´inda póço mudar dideia!
Qaté parece que bale apena ser moina e bem moina!!!...

Anabela Magalhães disse...

;)
Não parece. A maior parte das vezes vale mesmo a pena ser moina pois os moinas beneficiam de tudo o que foi conseguido, com mais ou menos esforço, pelos que se recusam a ser moinas.

extramar disse...

Claro que não vale!
Ficaremos sempre a vê-los e a distingui-los à distância, e eles sem capacidade de se "olharem para dentro" de si mesmos. E por isso é um espécime de homens (com «h» muito minúsculo) com quem tem que haver algum cuidado nas lides.

Anabela Magalhães disse...

Mas é claro que não vale. O mundo não gira por causa dos moinas. Pelo contrário, quem faz avançar o mundo são os que se recusam a ser moinas e que gastam muita da sua energia a lutar por aquilo em que acreditam. :)
Subscrevo tudo o que dizes, Extramar.

Clube ESAmbiente disse...

Ah pois é!
Um desses moinas já veio falar comigo a enterrar, psedoenterrar, o sistema. É bonito dar-lhes corda e cá por dentro, bem baixinho, proferimos aquele palavreado que os ditos tão bem conhecem...
Moinas há muitos! Abram a pestana! E continuemos a empregar muita da nossa energia naquilo que continuamos a acreditar. Só sei que não vou por aí...

Anabela Magalhães disse...

Olá Maria! Espero que tenhas entrado o ano com o pé direito Pelo menos vejo que o entraste com energia e fico contente... é que vamos precisar de muita na ESA!!!!
Só sei que não vou por aí!

Clube ESAmbiente disse...

Não sei onde ir buscar indícios de que ter uma lombalgia com limitação do membro inferior esquerdo, é um bom começo! Mas como não sou pessimista - há coisas piores. Nada que um voltaren e um relmus por dia, não resolvam. Até segunda, no campo de batalha! Ah e na linha da frente, porque moinas há muitos, mas esses não avançam...

Anabela Magalhães disse...

Votos de rápidas melhoras.
Engraçado teres referido a ESA como um campo de batalha...
Sabes que para mim sempre foi, curiosamente, um campo de batalha, mas um campo de batalha comigo mesma, com a minha capacidade de resistência, com as minhas limitações.
Será a minha primeira prioridade nos concursos que se avizinham.

Clube ESAmbiente disse...

Concordo plenamente contigo, mas não devemos ser absolutamente líricas. O Sonho comanda a vida...
O mundo pula e avança... Pulemos por cima disso e conservemo-nos excelentes profissionais, dedicados, eficazes, vencedores dos nossos receios e medos...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.