sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cai Neve em Amarante...












Nevão - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Cai Neve em Amarante...

Amarante está debaixo de uma valente camada de neve que quase não deixou de cair desde as onze e qualquer coisa da manhã, proporcionando momentos únicos a alguns alunos, uns porque nunca tinham visto neve, outros porque nunca tinham visto nevar, todos porque nunca tinham visto nevar em Amarante.
Foi uma manhã diferente na ESA, com a escola a fechar para o período da tarde e eu a lembrar-me da MLR... de facto, este ano lectivo vai ser o ano de todos os fechos nas escolas portuguesas! Ele é greve de funcionários, ele é greve de alunos, ele é greve de professores, ele é nevões generalizados que paralisam as escolas! Mas é que nem o tempo está de feição para o ME!
De feição esteve o tempo para os alunos e foi vê-los fazendo brincadeiras na neve e gargalhando como há muito eu não via, o que acabou por contagiar os seus professores... e como nós precisávamos desta descontracção e desta alegria!
Enfim, uma beleza de fim-de-semana o que hoje se anuncia!
De facto não é comum este espectáculo de neve a cair a rodos, farfalhuda e macia que nem sei, numa terra encaixada cá em baixo no vale, mas hoje a Natureza brindou-nos com um espectáculo digno de ser visto e apreciado por todos.
Aproveitei e fiz um safari fotográfico pelas ruas da minha cidade. Com o aquecimento global posso não ter outra oportunidade para registar tal coisa e assim sendo aproveitei para fotografar o meu umbigo, S. Gonçalo, agora gelado e branco de neve como nunca o tinha visto. Para isso nada melhor do que subir à torre sineira de onde se tem uma visão de pássaro sobre os telhados da urbe, hoje anormalmente brancos. Lindo!
Mais uma vez comprovei que o meu umbigo é lindo seja em que estação for, com matizes branco de neve do Inverno, com a paleta colorida e quente do Outono, com os vários cambiantes de verde da Primavera, com os tons mais baços, às vezes irrespiráveis, do Verão.
Hoje partilho fotografias diferentes desta freguesia, que eu amo e me viu nascer, e que responde pelo nome de S. Gonçalo.
Hoje branca. Branquinha.

17 comentários:

EMD disse...

Cai neve na Covilhã, mas só começou há pouco.
Fico tudo tão mágico, não fica?
Joquinhas

Anabela Magalhães disse...

Já tinha pensado em ti e na tua Covilhã e imaginava já tudo coberto de branco desde a manhã...
Enfim, pelos vistos desta vez tivemos direito a ser os primeirinhos!!!!!! :)
Joquinhas quentes daqui para aí!

maria almeida disse...

Belíssimas fotos! Mas não precisava de as olhar para ver o teu umbigo envolto nesse manto mágico! É que o texto que as acompanha é, por si só, um registo fotográfico! Quase consegui brincar convosco e sentir a neve fofa! :)
Belíssima descrição. É por estas e por outras que eu gosto desta casa!
Beijocas

maria eduarda disse...

Onde está a neve? Por aqui, nada... Talvez no fim de semana.
É que eu também sou gente, e quero neve!
:)

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Parabens.Sp impecável...
:-)

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

"Notícias: amanha nevará"
4 Comentários - Mostrar mensagem original"
Lembra? ....

Anabela Magalhães disse...

Muito, mas mesmo muito obrigada pelas tuas palavras. Esta casa já foi mais interessante antes da ADD. :(
Lá para trás o meu blogue está cheio de posts bem humorados e diversificados, como se espera de gente que se quer gente.
Esta ADD foi uma desgraça que se abateu sobre os professores portugueses com reflexos negativos também neste blogue. :(
Obrigada por gostares desta casa. Eu retribuo gostando muito de ti! Do que aqui fica, público, do que me chega, privado, pela caixa de correio electrónico e do que percepciono de ti, do que leio nas entrelinhas. Combativa, corajosa, assumida, procurando fazer mais e melhor... ah! Como eu gosto de gente assim!
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Dudú, minha querida, a menina tenha calma! Parece que a coisa está a descer para Sul... com sorte neva aí no Alentejo!
Dê-me novas se nevar...
Muaaaaaaaaahh!

maria eduarda disse...

Darei novas brancas!

Clap, amanhã nevará!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Clapinho! Hoje não o vi pela ESA... por onde andou, o menino?

Anabela Magalhães disse...

Lembro. Lembro muito bem! :) :) :)

Helder Barros disse...

Parabéns Anabela, fotos fantásticas de uma pessoa excelente!

Anabela Magalhães disse...

:) Exageraaaaaaaaaaado!!!
Mas obrigada à mesma! :)
Bj

Vera Matias disse...

Foi, definitivamente, BRUTAL :D

Anabela Magalhães disse...

Definitivamente brutal! Em tua casa a neve deve ser mas que muita!
Bj, Verinha

estrelinha disse...

então stora...

gostei muito das fotos...excelentes mesmo...

mostram mesmo que a nossa cidade é um espectáculo...

um beijinho


carolina

Anabela Magalhães disse...

Carolina, minha querida, só agora vi que és a minha Carolina antiga!!!!lol
Concordo em absoluto contigo... Amarante é um espectáculo!
Beijinhos grandes
Saudades da vossa turma...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.