terça-feira, 6 de agosto de 2019

Professores e Alunos, Alunos e Professores


RJ em acção - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia sei lá eu de quem

Professores e Alunos, Alunos e Professores

As relações estabelecidas entre as partes são muito complexas e são feitas de cambiantes de autoridade, carinho, tensão, apoio, descontração, chamadas de atenção, caras sérias e sorridentes, caras que volta e meia explodem em gargalhadas, por vezes em choros mais ou menos aflitos e convulsivos, nervosismos mútuos, momentos mais assim ou mais assado... que isto de ser professor e de ser aluno tem muito que se lhe diga e obriga a ajustamentos contínuos e a muitos golpes de rins... e que para nós, professores, vai muito para além da passagem de
testemunho/conhecimento/competência que se espera da parte de quem exerce esta tão nobre, mas tão vilipendiada, profissão, sem a qual não existiam as outras.
Adiante!
Há cerca de dois anos atrás, em plena tarde de um sábado de Festas do Junho, estava eu em casa a corrigir uma molhada de testes quando escutei trim trim trim... a campainha de casa... e eis que sou surpreendida por um aluno que foi meu um dia e que guardou parte da sua tarde de sábado de Festas do Junho para a passar comigo. E conversamos, conversamos, conversamos... tantas novidades que ele me trouxe de um percurso admirável e muito focado, todo realizado em torno da música.
Hoje foi dia de receber um convite dele, completamente irrecusável! De facto, como recusar um café na companhia de um aluno que foi meu um dia e que, passados todos estes anos, se dirige a mim apelidando-me de Ilustríssima?!
"Olá Ilustríssima! Cheguei a Amarante. Quero convidá-la para um café!! Se possível!!"

Ai relações tão boas estas, as que permanecem anos a fio e extravasam da sala de aulas e perduram no tempo alimentadas por um respeito/carinho que continuam inalterados ou até que se agigantam com o passar dos anos...

Convém só assinalar, por último, que se eu para ele sou a Ilustríssima, ele para mim é o Caríssimo.
Caríssimo Aluno Meu!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.