sábado, 6 de fevereiro de 2021

Isidoro - Acompanhe as Aventuras de Um Professor do Século XXI a Trabalhar Com Uma Carroça de Um Computador do Século XX

Isidoro - 
Fotografia de Luís Sottomaior Braga

Isidoro - Acompanhe as Aventuras de Um Professor do Século XXI a Trabalhar Com Uma Carroça de Um Computador do Século XX 

Excelente texto do Professor Luís Braga que retrata a realidade de muitas e muitas escolas portuguesas deste país e que tem tudo para se transformar num verdadeiro bestseller.
Quem ocupa o ministério, que deveria ser o da Educação, devia ter vergonha na cara.
Só mais uma coisa, a minha escola também está cheia de "Isidoros", obsoletos como o raio que os parta, sem som e sem câmara.
E, desculpem, outra final - leiam a caixa de comentários a este texto no facebook do próprio clicando aqui. Garanto-vos que dá um tratado.

"Apresento o Isidoro.
Vai ser o meu companheiro de trabalho na docência, enquanto durar o ensino à distância.
O Isidoro foi batizado por mim com carinho. Vou estar com ele em aulas síncronas, assíncronas e trabalho não letivo.
Quem me quiser ver, nas próximas semanas, vai ser à frente dele. De máscara, porque irei dar aulas num edifício público, onde é obrigatório estar de máscara.
Até porque parece que o #ficaremcasa não abrange alunos a quem o Estado se esqueceu de arranjar computador para estarem em casa.
O Isidoro é um belo exemplar com uns 13 anos de bons e efetivos serviços. Intel inside, etc e tal e não entremos em intimidades das suas entranhas que ele é velhote e tem pudor que se revelem as vergonhas.
O Isidoro está cansado. Corre o Windows 7. A plataforma Teams não pode ser instalada como aplicação e só funciona na versão online.
O Isidoro faz as coisas pausadamente. Hoje, demorou 8 minutos a ligar.
O micro e câmara visível tem de estar fisicamente desligados no arranque, porque de outra forma, não funcionam. Depois de estar no teams é que se pode ligar.
A câmara do Isidoro está com a vista cansada. Numa reunião de hoje, houve colegas que acharam que eu devia não estar muito bem, porque os meus olhos tinham olheiras. Não tenho mais que o costume. Os olhos do Isidoro é que estão cheios de sombras e cataratas.
O Isidoro esforçou-se muito hoje. Tive 2 reuniões. Na primeira, parecia que o micro não funcionava. Fazia barulho e ninguém me percebia.
Desistimos e fui para o chat dizer de minha justiça. Ninguém ligou muito. E por cortesia tentei ajudar os colegas, para acelerar a coisa, ligando pelo meu telemóvel.
Dava o meu recado e despachávamos o assunto. Houve um colega, que não gostou do recado, daqueles que têm muita moralidade para apontar as incoerências dos outros, que me disse que eu tinha dito que só usava o material da escola.
O meu Ex.mo fiscal da coerência tem razão e, por isso, agora vai ser só o Isidoro sem exceções de cortesia e, se avariar ou crashar, vou chamar alguém para arranjar.
Voltei ao chat e a coisa prolongou-se porque o teclado do Isidoro tem teclas que não funcionam.
Na reunião seguinte, uma colega de música explicou que, do outro lado, ouviam sons do micro, mas o problema é que, como estou numa sala vazia, faz tanto eco que não se ouve.
Quase senti que o Isidoro se comoveu por se ver que o problema não era ele.
A meio da reunião, o Isidoro crashou, quando abri, ao mesmo tempo, um site para consultar uma lei.
Tive que desligar e voltar a ligar (o Isidoro foi despachadinho...8 minutos para estar em condições de entrar no Teams).
No chat, o atraso entre escrever e ser lido era um ou dois minutos.
Não correu mal, certo?
Já me estava a afeiçoar ao Isidoro, mas acho que me vou separar dele para a semana. Alguém vai ter de arranjar alternativa. Estão a ver como serão as aulas?
E acho que hoje tê-lo batizado de Isidoro ajudou...
Santo Isidoro de Sevilha é o santo padroeiro da Internet.
Deve ter sido milagre do santo, pelo menos ter parecido que estava nas reuniões.
E não digam mal do Isidoro. Ele esforça-se. Não tem culpa que quem governa não cumpra a lei."

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.