quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Sonhar Uma Escola Pública Diferente


Sonhar Uma Escola Pública Diferente

Um dia sonhamos e metemos a mão na massa. Trabalhamos como loucos (quem trabalhou) pela transformação de uma Escola Pública completamente desfasada da realidade numa Escola Pública asseada, cuidada, transformadora, inclusiva, desafiadora, encorajadora, prenhe de criatividade sem nunca descorar os acontecimentos, os saberes, os conhecimentos.

Vim a descobrir que nada disto interessa e que tudo acabou por se transformar num verdadeiro pesadelo em que eu me recuso a voltar a entrar.

Não minto. Não actuo fora da lei. Nunca o farei.

Hoje encontrei um ex-aluno meu que foi meu nesta escola à qual ainda pertenço. Foi bonito escutá-lo... a professora era muito à frente e ajudou-nos muito a progredir... e... e...

E o que interessa isto? Nada mesmo. O que interessa é que apagando o meu rasto, ou tentando pois isso jamais acontecerá!, não provoco muita urticária dentro do sistema pois não?

Tanto mas tanto trabalho esmerado, dedicado, criativo foi por aqui desenvolvido... sendo que o trabalho que aqui partilho no link a vermelho é só uma pequena amostra de todo o trabalho que desenvolvi em todos estes anos desde 2009, ano em que fui colocada no agora Agrupamento Teixeira de Pascoaes. 

Se hoje voltaria a ser professora? Sim, mas deveria ter batido com a porta com estrondo no tempo da ministra que eu me recuso a nomear neste blogue.  

  https://anabelapmatias.wixsite.com/historiaemmovimento

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

E Por Amarante... Estamos Assim Até Acontecer uma Verdadeira Desgraça

Cassapos a Darem com os Costados nas Poldras Já Subidas
Fotografia de Anabela Magalhães

E Por Amarante... Estamos Assim Até Acontecer uma Verdadeira Desgraça

Entretanto... esta notícia não merecia ir para as redes sociais do município com um enorme alerta a vermelho para os transeuntes ignorantes e ou incautos?

"Dois homens foram resgatados de uma ilhota no rio Tâmega, em Gatão, 

 Amarante, nesta tarde de segunda-feira.

A subida do nível da água deixou as duas vítimas sem possibilidade 

de saírem da ilhota, sendo depois retirados pelos Bombeiros de 

Amarante, sem necessidade de assistência médica."

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/dois-homens-resgatados-de-ilhota-no-rio-tamega-em-amarante

Eu - Ponto da Situação - 2025

Arte - Só para quem compreende.

Eu - Ponto da Situação - 2025

Este meu primeiro post do ano de 2025, escrito por moi meme no meu blogue Anabela Magalhães, do qual sou a única tratadora, editora, pensadora, escritora... o que seja... e onde não há lugar para anonimatos, que eu continuo a abominar anonimatos desde que me lembro, e onde também não há lugar a fretes que eu não escrevo a pedido, destina-se a esclarecer as boatices que ao longo destes últimos tempos foram postas a correr a meu respeito aqui pela cidade onde nasci, cresci e voltei a crescer, e onde ainda hoje habito para deleite de uns quantos e desgosto de outros tantos ou mais, boatices essas originadas não sei onde, não sei a partir de quem... o que, de facto, nem me interessa saber pois só serviria para me deixar ainda mais doente ainda do que aquilo que já estou.

Muitos pensarão/dirão, certamente, que eu não tenho nada que fazer isto e que não devo satisfações seja a quem for, o que, de resto, é verdade verdadinha, mas eu sou assim - continuo a não ter esqueletos nos meus armários, continuo a não querer acumular esqueletos nos meus armários.

E passo a negar, publicamente, que isto é uma terra pequena onde tudo circula e tudo se sabe:

  • Não, não fui suspensa da Função Pública.
  • Não, não fui expulsa da Função Pública.
  • Não, não fui presa.
  • Não, não estou com cancro... tanto quanto me é dado saber e já bati com os nós dos dedos na madeira não vá o diabo tecê-las.
  • Não, jamais me vergarei à mentira.
  • ...
  • E sim, usarei as perucas que me apetecer, sempre que me apetecer.
  • E sim, chorarei, gritarei, cantarei, correrei, arrancarei os meus próprios cabelos, treparei pelas paredes acima... mas jamais mentirei, seja sobre insignificâncias ou sobre assuntos muito sérios.
  • E simjamais me vergarei à mentira.
  • E sim, não venderei jamais a minha alma ao diabo.
  • E sim, continuo a ser um Ent nas histórias do Tolkien.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.