segunda-feira, 30 de julho de 2012

Confusão Total

Concentração - DREN - Porto
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Confusão Total

O número de circo protagonizado pelo MEC, que acabou por caracterizar este Verão, percebe-se mais do que bem. O terreno está agora preparado para o futuro e o futuro afigura-se pintado a negro. Porque um professor sem actividade lectiva será sempre um professor sem actividade lectiva, prescindível em caso de necessidade e ponto final. E a necessidade de os descartar, ou eu me engano muito, chegará mais cedo do que tarde.
O filme foi montado para ser exactamente o que foi - primeiro a desgraceira total a abater-se sobre contratados e quadros de forma completamente aleatória, depois o "recuo" do ministro aparentando segurar os do quadro, dando alguma esperança aos contratados... e blá blá blá... para no final ficarmos com uma mão cheia de nada, contratados borda fora, quadros sem horários lectivos preparadinhos para, num futuro próximo, irem para a mobilidade... para depois serem considerados excedentários.
Isto digo eu... porque há por aí muito boa alma repescada para isto e para aquilo que acha que com isto e com aquilo ficará segura.
E ficará? Por este ano, sim.
Mas o futuro a deus pertence... ou será que pertence ao diabo?

Ministério chamou directores para clarificar regras mas escolas falam “confusão total”
   
"Ordem para ocupar todos os professores com horário zero, abertura para garantir indemnizações aos contratados que fiquem por colocar e uma vinculação extraordinária de docentes. Sexta-feira foi o dia de todos os volte-face do Ministério da Educação e Ciência nas regras para preparação do próximo ano lectivo. As direcções regionais chamaram os directores das escolas para lhes comunicar a ordem para ocupar todos os professores de quadro que fiquem com horários zero. Reunião que não esclareceu os directores que falam de um cenário de "total confusão" a pouco mais de quatro semanas do arranque do ano lectivo."
Pode continuar a ler esta notícia aqui.

3 comentários:

Margarida Alegria disse...

Tens toda a razão Anabela!
Antes a tua premonição não fosse certeira! :(
Tudo planeado ao milímetro e com spin-doctors da sociologia e psicologia por detrás...
E isto já vem, a meu ver, dos tempos dos primeiros rounds protagonizados pela lurdes sinistrosa!
Vou pedir-te licença para linkar este teu post a um dos meus, pois é muito claro e elucidativo do que também penso.
(Já espreitaste o Guinote... há por lá mais umas ideias em rescunho... este fim-de-semana andaram muitos por aí em polvorosa...)
Beijinho

Margarida Alegria disse...

Bem já o linkei para o meu post "Mec tenta limpar alguma matéria orgânica que despejou nas escolas".
Thanks! ;)

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Margarida! Vou ler.
E de facto, antes eu me venha a enganar redondamente...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.