Reencontro com a História - Tibães - Braga - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
O Reencontro com a História, realizado de Verão como manda a tradição, foi cumprido hoje em viagem curta, mas muito enriquecedora, que nos levou ao Mosteiro Beneditino de S. Martinho de Tibães onde usufruímos de uma visita excelentemente conduzida pela guia de serviço que, durante hora e meia, nos esclareceu sobre tudo e mais alguma coisa que todos nós somos donos de espíritos curiosos e que, da parte da tarde, e já depois do almoço a ver o mar, nos levou à belíssima igreja românica de Bravães.
Esta Visita de Estudo teve ingredientes extraordinários - para mim foi a primeira de um dia, foi a duplicar pois já cumprimos um Reencontro na Páscoa em terras do Sul de Espanha e foi feita de companhias novas nestas andanças - a Aurora, o Montenegro e a minha muito querida Ermelinda, somente aquela minha professora de História em longínquos anos que já lá vão de 6º e 7º anos de Liceu, actuais 10º e 11º que se revelariam determinantes na minha escolha profissional. Determinantes para mim e também determinantes para outros que a Ermelinda Montenegro foi um exemplo para todos nós que constituímos a pequena turma feliz, ao transformar a disciplina de História em coisa leve leve...
Já lho disse inúmeras vezes... que privilégio viajar hoje com ela, felizmente já reformada e a salvo da palhaçada e do desnorte em que se transformou a escola portuguesa.
Impossível não falarmos na situação que hoje está na ordem do dia e nos apoquenta, no chuto para canto do MEC aos contratados e aos professores do quadro no sítio errado, à hora errada.
Voltarei a este Reencontro para, com mais calma, me deter sobre os monumentos visitados hoje.
Por agora é tempo de escrever apenas que para alguns de nós, professores, trabalho e viagens se misturam como água e farinha que servem para fazer pão.
Que os deuses todos acompanhem a nossa caminhada, agora mais difícil que nunca...
Sem comentários:
Enviar um comentário