quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sala de História - EB 2/3 de Amarante

Sala de História - Vitrinas - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Sala de História - EB 2/3 de Amarante

Já contei aqui a história destas vitrinas que começam agora a tomar forma na sala quase exclusivamente reservada à leccionação da disciplina de História, do 3º Ciclo, na EB 2/3 de Amarante.
Feito o pedido à direcção, solicitado e aprovado o orçamento, o Senhor Pinto, somente o funcionário que todas as escolas deviam ter, meteu mãos à obra e carpinteirou três vitrinas dentro do género de todas as outras existentes na nossa escolinha... que nós gostamos de nos manter dentro dos parâmetros se os parâmetros foram bem esgalhados, o que é manifestamente o caso.
As três vitrinas já se encontram colocadas na parede do fundo da sala onde passo a maior parte do tempo dedicado à leccionação da disciplina de História e orientação do Clube "História em Movimento". Não estão ainda prontas, mas a base já está lá, faltando agora, unicamente, uma estrutura em alumínio que suportará os vidros de correr, dois por vitrina, que vedarão, com a ajuda de uma pequena fechadura, o seu conteúdo por forma a que este não possa ser mais vandalizado.
A vitrina da esquerda ficará reservada ao 7º ano de escolaridade, a do meio ao 8º e a da direita ao 9º ano e acolherão recortes de revistas ou jornais, postais, fotografias, trabalhos variados dos alunos sobre as temáticas que vão sendo leccionadas e trabalhadas ao longo do 3ª Ciclo de Escolaridade.
O investimento foi pequeno, adequado a uma época de crise e dificuldades económicas como a que atravessamos e está looooooonge dos investimentos faraónicos das escolas recuperadas/construídas pela Parque Escolar - 15 milhões de euros orçamentados para a vizinha Escola Secundária de Amarante que está agora pronta a dois terços... faltando a fase três... por falta de verba, dizem.
O investimento foi pequeno, certo, do ponto de vista pecuniário, mas será enorme em conforto sentido por todos os professores e alunos que habitam/habitarão esta nossa sala.
Continuarei a dar novas sobre as obras em curso na Sala de História da EB 2/3 de Amarante...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.