Boa Páscoa - EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Já aqui falei de um exercício curioso que volta e meia faço, dentro da minha sala de aulas, com os meus alunos de História.
Depois de corrigidos os portefólios de fio a pavio, sumários vistoriados, trabalhos de casa inspeccionados, trabalhos de aula idem aspas aspas... e depois de assinalar todos os erros ortográficos e faltas de acentos, um a um... tarefa doida, eu sei!... a vermelhinho... eheheh... os alunos têm de corrigir os erros dez vezes, as faltas de acentos cinco vezes e tenho de constatar que muitos alunos chegam-me às mãos a dar erros que são uma lástima - desde deixarem as palavras por acabar, parecerem desconhecer as regras de translineação, de acentuação... alguns eliminaram mesmo todos acentos e está feito! e de alguns parecerem desconhecerem as regras de concordância em género e em número e usarem tudo como se fosse indiferente, trocarem letras sistematicamente e outras coisas que tal, tudo é possível encontrar em portefólios do 7º ano que, com o tempo, e muiiiiito trabalho da minha parte a somar a mais algum deles vai sendo corrigido aos poucos... haja deuses!
O exercício curioso foi feito na quarta-feira, já no fim da aula de auto e heteroavaliação.
Cada aluno contou os erros no seu portefólio relativos ao 1º e ao 2ª período e foram ditando ao M que os foi escrevendo no quadro, em duas colunas distintas.
A tendência ficou bem clara desde o primeiro aluno - os erros tinham descido drasticamente. E assim o M lá foi anotando - 18 erros no 1º, 5 erros no 2º; 28 erros no 1º, 2 erros no 2º; 13 erros no 1º, 5 erros no 2º e assim sucessivamente; apenas um aluno fugiu a esta tendência, com 6 erros no 1º e igual número no 2º período.No total, contabilizámos menos 96 erros no 2º período por comparação ao 1º e atenção, esta é uma turma pequenina... pequenininha...
Não gosto de lhes dar respostas feitas. Pelo contrário, gosto que eles reflictam sobre o percurso escolar que é deles e que está muito dependente do esforço pessoal de cada um.
E as explicações para o fenómeno lá foram surgindo, com o M a anotá-las numa folha que eu agora estou aqui a usar para colocar aqui as hipóteses encontradas:
"Quando somos avisados de um erro, temos tendência a não voltar a cometê-lo." - Z
"Melhoramos os erros porque temos de os corrigir." - E
"A professora contribuiu para a diminuição dos erros."
"Quanto mais erros cometemos mais avisados somos." - D
Aprendemos com os nossos erros" - P
Quando nos enganamos à primeira, não nos enganamos á segunda." - M
Se calhar, as tutorias de pares estão a ajudar a melhorar." - M
Se calhar é um mix disto tudo... digo eu...
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