domingo, 22 de novembro de 2015

Sala de História - EB 2/3 de Amarante

Sala de História - EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Pavilhão Central - EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Sala de História - EB 2/3 de Amarante

Esta Sala de História da EB 2/3 de Amarante e as histórias à volta dela já davam um filme. O mais das vezes, divertido. O mais das vezes, feliz. É o caso da história de hoje.
As construções graníticas e de xisto, que agora ocupam um lugar de destaque num dos armários da Sala de História mais bonita onde eu já leccionei, devem-se aos alunos do Professor Camilo Rodrigues que, por ele orientados, foram capazes de construir estas belezas de habitações feitas de materiais existentes na Natureza e que foram, desde tempos ancestrais neolíticos, aproveitadas pelo Homem para com eles construir as suas habitações.
Anteriormente guardadas num dos armários do Pavilhão Central e misturadas com prémios e guitarras diversas, estas construções estão agora onde são úteis para que os alunos olhem e vejam a evolução das construções que nos trouxeram de grutas, cavernas, abrigos, acampamentos temporários, paleolíticos, para habitações permanentes, a partir do Neolítico, alteração de estilo de vida válida para a maioria da Humanidade.
E é assim. A História, na EB 2/3 de Amarante, continua em movimento...

Nota - Gratíssima, Camilo Rodrigues! Continuas a fazer falta na "nossa" escolinha...


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.