quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Perda - Dra. Gracinda Augusta S M Castelo Branco

Luz de Clarabóia - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Perda - Dra. Gracinda Augusta Castelo Branco

Foi a primeira médica a exercer medicina em Amarante. E fez História rompendo preconceitos, rompendo barreiras mentais num tempo em que as mulheres se começavam a afirmar em toda a linha, em todas as profissões, deixando de estar confinadas ao recato do lar, tão opressor, tão castrador da generalidade das mulheres que fizeram parte da geração das nossas avós e das sucessivas gerações femininas que antes delas viveram. Muitos por certo se lembrarão dela, por aqui, por Amarante, terra onde ela exerceu a sua importante profissão durante toda a sua vida activa. As palavras que me ocorrem sobre ela são serenidade, tranquilidade, doçura e isto foi sempre o que me transmitiu, a mim que nunca fui paciente dela mas que com ela convivi, amiúde, ao longo da minha já longa vida.
Não sei se a generalidade dos amarantinos que com ela conviveu e com ela se cruzou um dia se apercebeu da sua partida mas a verdade é que a dra. Gracinda Augusta da Silva Moreira Castelo Branco deixou-nos ontem, aos 90 anos de idade, depois de uma vida muito cheia e preenchida.

E até um dia destes, dra. Gracinda!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.